Quinta 25 de Abril de 2024

..................................... Diana Assunção é diretora do Sintusp e trabalhadora da Faculdade de Educação.

Greve dos 100 dias nas universidades estaduais paulistas em momento decisivo

07 Sep 2014 | Na última semana os trabalhadores das três universidades estaduais paulistas, USP, Unesp e Unicamp, junto a professores e estudantes deram uma enorme demonstração de forças.

Por que construir um partido revolucionário no Brasil hoje?

29 Aug 2014 | precisamos de uma ferramenta para coordenar, dirigir e levar a classe operária ao poder, mediante a revolução social em aliança com as demais classes e setores explorados e oprimidos.

Resposta ao editorial do Estado de S. Paulo

22 Aug 2014 | Hoje fui informada, junto aos meus colegas de trabalho que estão protagonizando quase 90 dias de greve, que o jornal O Estado de São Paulo havia feito um editorial atacando nossa luta. Não foi só isso: em uma posição escandalosa, essa imprensa encontrou argumentos para justificar (...)

Greve dos trabalhadores da USP completa 80 dias

14 Aug 2014 | A greve está em um impasse, com a Reitoria desmarcando a única reunião de negociação agendada – justamente para discutir o corte de salários – e anunciando abertamente que só irá negociar em setembro, apostando no desgaste do (...)

GREVE DA USP

Em dia histórico, trabalhadores da USP fecham a universidade inteira e Fábio Hideki é libertado

07 Aug 2014 | Diante da intransigência da Reitoria da USP cortando os salários dos trabalhadores em greve, só havia uma resposta: radicalizar. Os trabalhadores da USP lançaram mão dos métodos da classe operária, como os piquetes, mas dessa vez em formato inédito na universidade: um trancaço (...)

Crise sindical e a luta pela construção de um partido revolucionário no Brasil

26 Jun 2014 | Este ano marca o início de um forte processo da classe trabalhadora brasileira, que teve como antessala as grandes jornadas de junho de 2013. Trata-se da maior onda de greves em vinte anos. Para os revolucionários analisar os processos de ruptura dos trabalhadores com o (...)

WENDY GOLDMAN NO BRASIL!

“Mulher, Estado e revolução” de Wendy Goldman, chega ao Brasil em pleno maio operário

22 May 2014 | Não haveria momento melhor pra lançar o livro “Mulher, Estado e revolução” no Brasil. Em meio a greves operárias e manifestações, trazer a tona os debates mais profundos que os revolucionários e a classe operária russa levaram adiante será fonte inesgotável de lições para a classe (...)

UM PROCESSO INICIAL DE EXPERIÊNCIA COM O LULISMO

Está surgindo um novo movimento operário

17 Apr 2014 | As jornadas de junho foram a “ante-sala” destes processos mais profundos na classe operária, que por enquanto parecem estar apenas em seus princípios. Estes processos já são expressão da experiência inicial de amplos setores da classe com a burocracia sindical dos anos de governo (...)

EDITORIAL II

Nossas batalhas no movimento operário depois de junho e da histórica greve dos garis do Rio de Janeiro

20 Mar 2014 | As jornadas de junho no Brasil abriram uma nova etapa na luta de classes e por isso abriram novas possibilidades para pensar a inserção no movimento operário com as ideias e a prática do marxismo revolucionário. A partir da última Plenária Nacional da LER-QI, que reuniu delegados (...)

DEMISSÕES NA GM

PSTU entrega luta dos operários da GM em tempo recorde

09 Feb 2014 | No final de 2013 a patronal da General Motors de São José dos Campos, em meio à férias coletivas, consumou a demissão de 687 trabalhadores, concluindo o fechamento da unidade chamada MVA. Apesar do PSTU – que dirige o Sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos há cerca de 30 (...)

REALIZOU-SE O IV CONGRESSO DA LER-QI

IV Congresso da LER-QI discute as lições das jornadas de junho e a luta por uma nova organização revolucionária de trabalhadores no Brasil

21 Nov 2013 | Nos dias 15, 16 e 17 de novembro realizou-se em São Paulo o IV Congresso da LER-QI. Participaram trabalhadores da indústria alimentícia, metalúrgicos, metroviários, professores, bancários, trabalhadores da USP, além de estudantes que protagonizaram algumas das lutas mais (...)

QUESTÃO DA MULHER

Por uma estratégia revolucionária na luta contra a opressão às mulheres

15 Oct 2013 | A chegada de Dilma à presidência foi reivindicada, para amplos setores do movimento feminista, como uma conquista das mulheres. (...) Ao contrário desse feminismo atrelado ao estado, buscamos atualizar as perspectivas de mulheres revolucionárias e socialistas que mostram toda a (...)

ENCONTRO NACIONAL

Construa junto à LER-QI um Encontro de Trabalhadores e Estudantes para debater as lições de junho e as tarefas do próximo período

25 Sep 2013 | A partir do balanço das jornadas de junho, de uma análise das perspectivas que se abrem e das tarefas que se colocam na situação nacional, em recente Plenária Geral da Liga Estratégia Revolucionária, votamos um chamado a todos os setores que militam e simpatizam conosco a construir (...)

PLENÁRIA NACIONAL DO PÃO E ROSAS

Sejamos milhares nas ruas lutando pelos nossos direitos e contra este sistema de opressão e exploração

09 Aug 2013 | No próximo dia 10 de agosto centenas de trabalhadoras e estudantes de vários estados do país se reunirão na Plenária Nacional do grupo de mulheres Pão e Rosas.

GREVE DAS TRABALHADORAS DA HIGILIMP NA USP

Em meio às manifestações de massas no Brasil, as mulheres trabalhadoras retomam os métodos da classe operária

26 Jun 2013 | Iniciada em 10 de junho a greve das trabalhadoras terceirizadas da empresa Higilimp, na Universidade de São Paulo, conquistou o pagamento dos salários da grande maioria das trabalhadoras e trabalhadores, bem como dos seus direitos (...)

RESENHA DO LIVRO “A FAMÍLIA E O COMUNISMO” DE ALEXANDRA KOLLONTAI

O estado operário e a libertação das mulheres

03 Jun 2013 | Este ano veio a público a edição do livro “A família e o comunismo” com texto da revolucionária russa Alexandra Kollontai. Organizado pelas Edições Centelha Cultural e pelas Edições ISKRA, o livro traz introdução de Gilson Dantas, médico e militante setentista, além de anexo com o (...)

2ª EDIÇÃO A PRECARIZAÇÃO TEM ROSTO DE MULHER

“A luta pela unidade entre efetivos e terceirizados não pode parar”

30 May 2013 | Nos meses de abril e junho ocorreram diversos lançamentos da 2ª edição do livro “A precarização tem rosto de mulher”. Para contar os objetivos e conclusões desta jornada entrevistamos Diana Assunção, diretora do Sintusp e organizadora da 2ª edição do livro e Silvana Ramos, (...)

EM BELO HORIZONTE, NA FAFICH - UFMG

Importante Lançamento do Livro "A Precarização Tem Rosto de Mulher"

13 May 2013 | No dia 9 de maio, cerca de 40 pessoas participaram de um importante debate na FAFICH-UFMG, organizado pelo grupo de mulheres Pão e Rosas juntamente à Juventude às Ruas: o lançamento da 2ª edição do livro A Precarização Tem Rosto de Mulher, que trata da luta de centenas de (...)

LUTA DAS MULHERES E LUTA DE CLASSES

Trabalhadoras do Brasil e da França falam de gênero e luta de classes

28 Mar 2013 | Na última terça-feira, dia 26 de março, os Coletivos Feministas Garçes e ROSA, junto ao Coletivo de Estudantes Solidários aos Trabalhadores em Luta, organizaram na Escola de Ciência Política de Paris, França, um importante debate com o tema « Mulher e Trabalho: a luta segue! ». Na (...)

LANÇAMENTO DA 2ª EDIÇÃO DO LIVRO “A PRECARIZAÇÃO TEM ROSTO DE MULHER”

Mais de 300 trabalhadores e estudantes lotam a Casa Socialista Karl Marx

17 Mar 2013 | No último sábado, dia 09 de março, como parte das atividades do dia internacional das mulheres, as Edições ISKRA e o grupo de mulheres Pão e Rosas, com apoio da Juventude Às Ruas organizaram o lançamento da 2ª edição do livro “A precarização tem rosto de mulher”. Com um auditório (...)

NOVA EDIÇÃO DO LIVRO

“É preciso difundir as lutas das mulheres trabalhadoras porque nós não começamos do zero!”

08 Feb 2013 | No próximo 8 de março as Edições ISKRA e o grupo de mulheres Pão e Rosas lança a 2ª edição do livro “A precarização tem rosto de mulher”, organizado por Diana Assunção, diretora do Sindicato dos Trabalhadores da USP e responsável por sua Secretaria de Mulheres. Aqui publicamos uma (...)

ENTREVISTA COM DIANA ASSUNÇÃO

"Vamos trabalhar e estudar normalmente nos dias da suspensão”

08 Feb 2013 |

BOLETIM CLASSISTA

"Um boletim classista e revolucionário para organizar os trabalhadores"

02 Nov 2012 | Entrevistamos Claudionor Brandão, diretor do Sintusp e demitido político do governo Serra, Diana Assunção, diretora do Sintusp e processada pela Reitoria da USP e Silvana Ramos, ex-trabalhadora terceirizada da USP e dirigente da luta das trabalhadoras terceirizadas da Dima em (...)

PELA RECONSTRUÇÃO DA IV INTERNACIONAL

Rumo ao III Congresso da Liga Estratégia Revolucionária

14 Aug 2012 | Nos dias 18 e 19 de agosto se realizará o III Congresso da Liga Estratégia Revolucionária, integrante da Fração Trotskista – Quarta Internacional. Será um momento onde dezenas de delegados, militantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Campinas, Marília, Franca, ABC (...)

DEBATE

Hoje na UEM: debate "O Capitalismo em Ritmo de Barbárie: A Precarização das Relações de Trabalho" com a presença de Diana Assunção

24 May 2012 | Debate organizado pelo Centro Acadêmico Florestan Fernandes (Ciências Sociais/UEM) sobre a precarização do trabalho no dia 24 de maio, às 19hr30min, com a presença do professor Givaldo Alves da Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (FAFIPA) e Diana Assunção, (...)

Mais publicações: