Terça 30 de Abril de 2024

HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

O Programa de Transição, documentos da IV Internacional

17 Oct 2008 | Neste mês de outubro a Editora ISKRA lançará uma nova publicação do Programa de Transição, o mais conhecido e importante documento da IV Internacional. Acreditamos que este é mais um passo, por certo que muito pequeno, da inserção de nosso trabalho editorial no campo da reconstrução (...)

IV INTERNACIONAL, 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

O centrismo e a Quarta Internacional

19 Sep 2008 | Em homenagem aos 70 anos de aniversário da IV Intenacional, fundada em 1938, publicamos este pouco conhecido texto de Trotsky, escrito em 1934. Nele, Trotsky discute o conceito de "centrismo" na década de 1930, como subproduto das crises nas II e III Internacionais e do (...)

PAQUISTÃO

Incerteza política diante da renúncia de Musharraf

28 Aug 2008 | Em 18 de agosto passado, milhares de paquistaneses saíram às ruas das principais cidades do país para celebrar o fim do governo de Pervez Musharraf.

IV INTERNACIONAL, 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

A Oposição e as "Lições de Outubro"

23 Aug 2008 | Após a derrota dos processos revolucionários na Alemanha e na Bulgária, Trotsky afirmava naquele momento que não se realizou um estudo sistemático dos problemas que colocava a insurreição para os revolucionários.

NOVA PUBLICAÇÃO DO IPS

O Programa de Transição e a fundação da IV Internacional

29 Jul 2008 | O Programa de Transição e a fundação da IV Internacional é uma extensa compilação que, junto com o texto central (o Programa de Transição), inclui documentos, discussões, cartas e artigos que foram parte (prévia, durante e posteriormente) da Conferência de fundação e da Conferência da (...)

IV INTERNACIONAL, 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

O surgimento da Oposição de Esquerda - Parte III

02 Jul 2008 | No último artigo, demonstramos quais eram os problemas econômicos (NEP) e políticos que foram a base para a formação de frações no partido bolchevique após a derrota definitiva da revolução na Alemanha em 1923.

IV INTERNACIONAL - 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

O surgimento da Oposição de Esquerda - Parte II

17 Jun 2008 | Um ano depois de iniciar a Nova Política Econômica (NEP), votada em 1921, ocorreram importantes progressos econômicos que permitiram recobrar o desenvolvimento do campo e a vida nas cidades.

IV INTERNACIONAL, 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

O surgimento da Oposição de Esquerda - Parte I

31 May 2008 | A partir desta edição do jornal, motivados por recuperar historicamente a tradição do marxismo revolucionário por ocasião dos 70 anos da fundação da IV Internacional, publicaremos uma série de artigos que busquem refletir o legado do Outubro vermelho e a sua continuidade no (...)