Sábado 27 de Abril de 2024

LANÇAMENTO DE FILMES E DEBATE

Hoje "Classe de luta, 1968: Brasil e França" na PUC-SP

30 Oct 2008 | 1968. Ano de explosões estudantis, operárias e culturais. Resgatar as importantes lições das movimentações radicalizadas que se desenvolveram em 68, desde o conhecido Maio Francês, as greves de Contagem e Osasco no Brasil, no momento em que estamos, marcado pelo início de uma crise (...)

USP

Debate resgata as lições de 68 para pensar o presente e lança filmes dos grupos Medvedkine

09 Aug 2008 | Num debate na USP, no dia 14/8, com o tema “Aliança entre estudantes e trabalhadores na França de 68 e de Sarkozy”, mais de 70 pessoas assistiram o debate com Stéphane Andrieu, professor de filosofia e militante do Grupo Communiste Révolutionnaire internationaliste (nova seção (...)

CICLO DE FILMES GRUPO MEDVEDKINE

Imagens da Classe Operária na França de 1968

06 Aug 2008 | Neste ciclo exibiremos os filmes do Grupo Medvedkine, inéditos na língua portuguesa. Lançados no mês de junho na Argentina numa parceria entre ISKRA e CONTRAIMAGEN, chegam agora ao Brasil a partir de um trabalho militante de tradução feito pela (...)

QUANDO OS OPERÁRIOS TOMARAM O CINEMA EM SUAS MÃOS

O maio francês operário de 68 através dos filmes do grupo Medvedkine

31 May 2008 | Desde seu nascimento o cinema se desenvolve em meio a grandes tensões que cruzam nossa época. Arte ou mercadoria, entretenimento ou aporte cultural, em cada momento, e em cada capítulo da luta de classes, o cinema debateu seu lugar na (...)

SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA USP

Resgatar as lições vivas do Maio de 68

31 May 2008 | Na semana de 12 a 16 de maio aconteceu a Semana de Ciências Sociais organizada pelo CEUPES em parceria com a editora Boitempo. Enquanto os estudantes franceses declaravam a universidade de Paris uma “universidade autônoma e popular, aberta permanentemente, dia e noite, para (...)

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Um olhar sobre o movimento estudantil brasileiro com as lentes de 68

14 May 2008 | Desde maio de 2007, milhares de estudantes se colocaram em movimento em todo o país. O último processo mais importante, da luta contra a camarilha corrupta da UnB, mostrou que é necessário um balanço profundo dos últimos processos. Não foi difícil ver que a burguesia mudou a linha (...)

1968 NO BRASIL

Estudantes e operários na luta contra a ditadura

14 May 2008 | O golpe militar em 1964 derrotou o ascenso revolucionário que se desenvolvia no Brasil desde 1961 e desencadeou uma forte repressão contra o movimento camponês e operário. Os militares passavam a preparar as bases do “milagre econômico” impondo um enorme arrocho salarial, (...)

ESTRATÉGIAS DA REVOLUÇÃO

Vanguarda e movimento estudantil em 1968

25 Apr 2008 | O movimento estudantil que começa a ressurgir no Brasil ainda está muito longe de debater qual é o caráter da revolução brasileira e “que fazer?” frente a isso. O objetivo deste artigo, fruto de reflexões ainda em curso, é contribuir para entender como se formaram aquelas concepções (...)

1968 E O MOVIMENTO ESTUDANTIL NO BRASIL

Algumas velhas idéias para novos combates

06 Apr 2008 | O ano 1968 nunca deixou de criar as mais distintas desavenças em todas as ocasiões em que surgiu como ponto em disputa. Nos seus 40 anos, todas essas vozes foram amplificadas: vemos um Sarkozy discursando que a grande tarefa de seu governo é acabar de vez com as bases criadas (...)

Considerações sobre a questão do pacto operário universitário

07 Jun 2007 | O Pacto Operário-Universitário, em seus distintos níveis, está intimamente ligado à dinâmica da luta de classes, e à capacidade dos setores mais combativos de estudantes, trabalhadores e professores, em cada universidade, conseguirem conquistar posições na estrutura de poder das (...)

A luta de classes no ano 1968 e o movimento estudantil

07 Jun 2007 | Como é possível compreender a irrupção do movimento estudantil em todo o mundo no ano de 1968? Em primeiro lugar, não é, embora boa parte de seu imaginário assim o coloque, simplesmente um marco da irrupção dos estudantes no cenário político nacional de um sem número de países, (...)

1968 e o Movimento Estudantil no Brasil

07 Jun 2007 | O presente artigo é uma contribuição para a tarefa de recuperar a memória de fenômenos históricos nos quais o movimento estudantil cumpriu um papel protagonista no cenário da luta de classes no Brasil.