Sábado 27 de Abril de 2024

Juan Chingo





TODAS AS PUBLICAÇÕES

ECONOMIA

O dilema da crise financeira

12 Mar 2008 | A crise financeira se agrava, pois enquanto a única saída seria uma massiva desvalorização de capitais, este movimento poderia quebrar grandes entidades individuais com o perigo que implicaria para o sistema de conjunto.

FRANÇA

O fim da lua de mel com Sarkozy

20 Feb 2008 | O novo na França é a acelerada perda de popularidade da figura presidencial, ao calor dos sinais de agravamento da economia no marco da crise econômica mundial, a decepção de uma porção crescente de sua base direitista, o aumento dos preços e a queda do poder (...)

CRISE FINANCEIRA

Um salto na crise capitalista mundial

24 Jan 2008 | A baixa de 75 pontos básicos das taxas de juros pela Reserva Federal nos Estados Unidos no dia 22 de janeiro, movimento que não se fazia desde 1984 e que foi realizado sem esperar a sua reunião prevista para o fim do mês, longe de ser um movimento magistral de seu atual (...)

PRIMEIRA VITÓRIA DE SARKOZY GRAÇAS À TRAIÇÃO DA BUROCRACIA

França: A "brasa social" segue ardendo

30 Nov 2007 | A abertura de negociações por empresa em 21/11 foi a desculpa usada pela burocracia sindical de todos os sindicatos do transporte para acabar com a greve. Uma verdadeira traição.

Apesar da traição das direções sindicais, a tenacidade e a coragem da base mantém a luta

Necessitamos de outra perspectiva para ganhar

22 Nov 2007 | Apesar da política dos dirigentes, a greve dos trabalhadores ferroviários do metrô e do transporte coletivo da região parisiense já dura mais de uma semana.

FRANÇA: PRIMEIRO TESTE DE FORÇAS

Greves de trabalhadores e lutas estudantis

17 Nov 2007 | Inaugura-se uma dinâmica que se assemelha à greve geral do funcionalismo público de 1995, na qual se combina a greve dos trabalhadores do transporte e da energia em defesa do sistema previdenciário com as reivindicações (...)

Outro aliado de Washington em problemas, um autogolpe militar com cumplicidade dos EUA

Estado de Emergência no Paquistão

09 Nov 2007 | O general Pervez Musharraf, um aliado chave dos EUA em sua suposta “guerra contra o terrorismo” decretou no dia 03/11 o estado de emergência.

Europa

Primeiros comentários sobre a greve na França

09 Nov 2007 | A greve de outubro foi muito forte no transporte terrestre. O centro foi o ataque de Sarkozy contra os “regimes especiais” de aposentadoria.

Uma nova complicação para os EUA

A questão curda a ponto de explodir

09 Nov 2007 | O parlamento da Turquia autorizou o governo a lançar uma incursão militar contra as bases dos guerrilheiros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque.

Agrava-se a crise financeira internacional

08 Nov 2007 | A economia norte-americana está perante o crash imobiliário mais importante desde a Grande Depressão (1929). É previsível que os defaults [crise de pagamentos] se multipliquem geometricamente para a primavera e o verão do hemisfério norte, e mais (...)

Baixa das taxas de juros nos EUA

Desesperado movimento da Reserva Federal

20 Sep 2007 | A Reserva Federal (FED) dos EUA cortou os juros chegando a 4,75%. Ao saber dessa decisão as bolsas norte-americanas deram uma forte subida, e o dólar bateu uma nova queda frente ao euro. A decisão da FED – mais agressiva do que o esperado pelos analistas – foi provocada pelo (...)

Mitos e realidade da China atual

07 Sep 2007 | O extraordinário crescimento sustentado da economia chinesa por mais de duas décadas é, sem lugar a dúvidas, uma das maiores transformações da economia e da politica internacional.

Economia

A crise financeira não encontra fôlego

17 Aug 2007 | A novidade desta semana é que os países semicoloniais se incorporaram com violência à crise financeira internacional, ao se desfazer ou se verem obrigados a se desfazer, os investidores japoneses e muitos hedge funds (fundos de cobertura de risco) das posições especulativas e (...)

Economia

Podem a Reserva Federal e o Banco Central Europeu evitar a crise de crédito?

11 Aug 2007 | Apesar da fenomenal injeção de liquidez pelo BCE e o FED (que dois dias antes paradoxalmente disse que não ia intervir nos mercados deixando as taxas de juros fixas), é importante ter em conta que estamos não somente frente a uma crise de liquidez, mas a uma crise em que os (...)

Economia

Uma visão unilateral do "milagre" chinês

08 Aug 2007 | O ex-membro da FIP (Frente de Esquerda Popular) e ex-funcionário do segundo governo de Menem, Jorge Castro, expressa com toda veemência uma visão unilateral do "milagre" chinês, coisa que é hábito na direita capitalista e lamentavelmente em alguns setores da (...)

Forte queda das bolsas em todo o mundo

O que há por trás do terremoto financeiro

08 Aug 2007 | Durante 2007 os mercados financeiros globais quebraram recordes históricos. O índice Down Jones que agrupa as principais ações dos Estados Unidos rompeu a barreira dos 14.000 pontos e acumulava alta de mais de 27% no último (...)

NOVOS CONFLITOS

Cresce a instabilidade no Oriente Médio

07 Jun 2007 | Apesar da formação de um governo de coalizão entre o Hamas e o Fatah no último 17 de março, o acordo alcançado com o aval da Arábia Saudita, gerou os mais duros enfrentamentos nas duas últimas décadas entre essas duas frações (...)

Eleições presidenciais na França e a extrema esquerda

29 Apr 2007 | As eleições de domingo, 22 de abril, representam uma recomposição reacionária, anti-operária do regime imperialista francês.

A queda das bolsas

Um alerta sobre a saúde da economia capitalista mundial

24 Mar 2007 | A enorme queda da Bolsa na China, cujas ações registraram no dia 27 de fevereiro a maior queda num só dia dos últimos dez anos, quase 9% no índice de Shangai.

Depois do massacre de Qana, Israel intensifica sua ofensiva militar

24 Aug 2006 | Depois do massacre de Qana e de três semanas de bombardeios aéreos e operações terrestres limitadas no sul do Líbano, na segunda-feira à noite o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou um pseudo cessar-fogo (...)

Resolução 1701 da ONU: Um salva-vidas para o Estado Sionista

O primeiro fracasso militar de Israel em sua história

10 Aug 2006 | Em 14 de agosto o líder de Hezbollah, Hassan Nasrallah, declarou que essa milícia obteve uma "vitória estratégica" no conflito com Israel. "Saímos vitoriosos de uma batalha, enquanto o inimigo se viu imerso em debilidades", alegou pelo Al-Manar, canal do (...)

O que significa a queda das Bolsas

05 Jun 2006 | Desde 2003 a economia mundial vinha crescendo fortemente. Os Estados Unidos, atuando como grande comprador em última instância e a China como “oficina manufatureira mundial”, deram lugar a um “círculo vicioso” de crescimento a nível global – incluindo os produtores de (...)

Iraque

A farsa da "transferência da soberania"

05 Jul 2004 | Em 28 de junho, dois dias antes do previsto, e numa “cerimônia” clandestina realizada entre os muros da chamada “zona verde”, sede da Autoridade da Coalizão encabeçada pelo pró-cônsul norte-americano Paul Bremer, sem permitir nem câmeras de TV que transmitissem ao vivo, celulares e (...)

II Conferência da FT-EI

Discussões com o MRCI

12 May 2004 | Na mesma semana que realizamos a II Conferência da Fração Trotskista, a qual pertence o ER-QI, ocorreu em Buenos Aires o Congresso convocado pelo Movimento pela Refundação da Quarta Internacional (MRCI), impulsionado pelo Partido Obrero, Progetto Comunista da Itália e o PRT da (...)

Mais publicações: