Quinta 28 de Março de 2024

Internacional

A queda das bolsas

Um alerta sobre a saúde da economia capitalista mundial

24 Mar 2007   |   comentários

A enorme queda da Bolsa na China, cujas ações registraram no dia 27 de fevereiro a maior queda num só dia dos últimos dez anos, quase 9% no índice de Shangai, golpeou as bolsas européias e a Wall Street, onde o índice Dow Jones [1] despencou mais de 450 pontos (uns 3,29%), sua maior queda em volume desde a reabertura da bolsa de Nova York depois dos atentados às Torres Gêmeas. Também caíram todas as bolsas dos países latino-americanos.

Os motores destas quedas foram as medidas que as autoridades chinesas tomaram para diminuir a especulação nos mercados, assim como os comentários do ex-presidente da Reserva Federal dos EUA, Alan Greenspan, quem assegurou que a economia estadounidense poderia sofrer uma recessão este ano. Ambos os elementos derrubaram as ações das principais empresas chinesas, que florecem à sombra de uma abundante oferta de créditos e de suas excepcionais vendas à primeira economia mundial, Estados Unidos.

Crescimento com bases débeis

A queda da Bolsa no “mercado emergente” por excelência, tirou da letargia os principais investidores e autoridades económicas e bancárias do capitalismo mundial, que vinham observando com complacência a saúde da economia internacional [2]. Cegos pelo crescimento do Produto Bruto Mundial a uma média anual de 4,9% durante o período de 2003-2006 ’ os quatro anos de maior crescimento mundial desde o início de 1970 -, os principais capitalistas a nível mundial vinham ignorando os brutais desequilibrios que a economia mundial tem acumulado. Ao menos poderíamos enumerar quatro fatores chave. Primeiro: a multiplicação de bolhas de ativos (imobiliários, ações, etc). Segundo: a crescente disparidade entre o déficit de conta corrente dos EUA e os grandes superávits na China, Japão, Alemanha e os principais produtores de petróleo (que tem alcançado a cifra recorde de 6% do PBN mundial). Terceiro: as cada vez maiores dificuldades de financiamento do déficit norte-americano. E, por último, a enorme desigualdade na distribuição da renda (lucros empresariais recordes e queda da renda dos assalariados). Tudo isto é o que tem levado a fortes tensões e pressões económicas e políticas entre os distintos países e no interior dos mesmos, como as crescentes pressões norte-americanas sobre a China devido ao crescimento do lobby protecionista no Parlamento [3].

Estes elementos anunciam as bases débeis do atual ciclo económico (apesar dos altos índices de crescimento). A “terça-feira maldita” fez com que se tome consciência sobre esta realidade que até agora era negada pelos grandes investidores, aumentando a probabilidade de uma “aterrisagem dura” da economia mundial, empurrada pela desaceleração, e inclusive recessão de seus dois principais motores, a economia norte-americana e a chinesa.

Estados Unidos e China

O atual ciclo da economia mundial se baseia centralmente no papel dos EUA como grande consumidor, e da China como a nova oficina manufatureira e exportador mundial. A interdependência entre estas duas economias tem impulsionado o crescimento da maioria dos países da periferia capitalista, como é o caso da América Latina fundalmentalmente como provedor de matérias primas e das economias desenvolvidas do Japão e da Alemanha, como provedores de importantes bens de capital.

Segundo alguns cálculos, EUA e China dão conta de forma direta e indireta (através de ligações comerciais) de 60% do crescimento acumulado na economia mundial nos últimos anos. Por isso, uma mudança no atual ritmo de crescimento (mais ainda uma recessão) nestes dois países teria um impacto para o conjunto da economia mundial. Nos EUA os sintomas de uma recessão se multiplicam. Entre eles está a forte queda dos investimentos das corporações norte-americanas, a desinchada da bolha imobiliária e os efeitos que isto implica sobre as indústrias relacionadas (cimento, indústria de móveis, etc) ’ o de maior dinamismo desde 2001 ’ e sobre o emprego, o que convive com o estancamento e recessão no setor manufatureiro, em especial no setor automotriz. Por último, crescentes dificuldades em segmentos [4] do mercado hipotecário que pode se estender a outros setores do mercado de crédito, o que poderia conduzir a um “crédito crunch” [5].

Por sua vez, na China se acumulam os sinais de uma crise de super-acumulação (ou super-investimento) que nos últimos anos tem se estendido ao terreno financeiro especulativo. Segundo estimativas de Morgan Stanley, os investimentos em ativos fixos excederam 45% do PBN chinês em 2006, um recorde para a China (e para qualquer economia importante; por exemplo, no Japão, no período de máxima reconstrução posterior à destruição da Segunda Guerra Mundial nunca passou dos 34% do PBN). Os investimentos na China cresceram a uma média de 26% nos últimos quatro anos. Este boom está agregando uma enorme capacidade industrial (empurrado pela competição das empresas imperialistas, e o fácil acesso de muitas empresas estatais a um capital subsidiado através dos bancos estatais com o conseguinte desenvolvimento de inumeráveis empresas que não são rentáveis). Junto à inflação dos preços das matérias primas, o perigo que já se começa a se perceber é um crescente aumento da capacidade produtiva ociosa, com a consequente superprodução e eventualmente tendências a queda do preço das mercadorias.

Este super-investimento se estendeu ao mercado acionário através de distintos mecanismos, como a utilização dos empréstimos dos bancos estatais para comprar ações usadas para adquirir novos empréstimos, o que levou a um fenomenal crescimento da bolsa de valores que, claramente, não tem bases sólidas. Isto leva a que alguns dos bancos chineses (conhecidos por sua carteira de empréstimos incobráveis devido às conexões políticas para seu outorgamento) tenham uma relação de preços/lucros maiores que gigantes financeiros como o Chase ou o Deutsche (anti-spam-(anti-spam-Bank)). Tudo isto mostra que o milagre económico chinês está acompanhado de fortes desequilibrios [6].

[1Ã ndice que reflete o comportamento do preço das ações das 30 companhias industriais mais importantes e reconhecidas dos EUA.

[2As ações das autoridades chinesas despertaram o temor de que as inversões e movimentos financeiros ao redor do mundo poderiam estar agora em risco. Segundo um analista financeiro citado pela agência Reuter “Existe um grande movimento contra o risco. A grande queda das ações chinesas tem deixado nervosos em especial a muitos inversionistas sobre o carry trade” . O carry trade se refere a um processo em que os inversores financeiros tomam empréstimos em uma moeda a baixas taxas de interesse e logo os colocam em ativos de alto risco em outros mercados. Esta especulação financeira foi profusa em relação ao yen japonês.

[3Se poderia nomear outras características distintivas do atual ciclo como o crescimento sem precedentes de instrumentos financeiros opacos como os derivativos, que tem sido qualificados por uma grande inversionista como “armas financeiras de destruição massiva” .

[4A taxa de créditos incobráveis tem subido a 10%, o que tem levado a Freddie Mac, a segunda maior compradora de hipotecas nos EUA, a reduzir a compra de certo tipo de empréstimos arriscados. Em especial é preocupante a situação dos chamados “subprime loans” , hipotecas não convencionais que são usadas por indivíduos que são incapazes de qualificar para comprar uma casa com empréstimo tradicional.

[5Reticência a conceder novos empréstimos.

[6Para um aprofundamento deste aspecto ver “Mitos e realidade da China atual” , Revista Estratégia Internacional nº 21 setembro de 2004.

Artigos relacionados: Internacional









  • Não há comentários para este artigo