Sexta 26 de Abril de 2024

Cinema

Eu receberia as piores noticias dos seus lindos lábios: a sede de lucro não respeita a vida

09 Mar 2015 | “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” invadiu as prateleiras das livrarias e tem levado esse confronto que ocorre no interior do Brasil de forma velada e distante da imprensa aos olhos dos leitores.

Jyoti, a filha da Índia

06 Mar 2015 | O documentário India's Daughter retrata a história do estupro e assassinato de Jyoti. Ele foi banido pelo governo indiano e tem sido criticado por ativistas de direitos humanos por dar voz aos assassinos de Jyoti.

Um Homem Com Uma Câmera Digital

28 Feb 2015 | Estar com a câmera em punho é tão politicamente eficaz quanto o cartaz e o panfleto. Na greve ou na passeata, a experiência audiovisual pode ser aliada do proletariado na construção de um olhar revolucionário.

Adeus, Sr. Spock

27 Feb 2015 | Hoje se anunciou a triste notícia da morte do ator Leonard Nimoy, aos 83 anos de idade, por consequência de uma doença crônica no pulmão. Seu papel mais famoso foi o de Sr. Spock, da série Star Trek.

“Nada me deixaria mais desgostoso moralmente que receber um Oscar.”

26 Feb 2015 | Neste 22 de fevereiro aconteceu mais uma entrega do Oscar e se completam 115 anos do nascimento de Luis Buñuel. O cineasta surrealista foi premiado em 1972, mas não compareceu a cerimônia.

Teoria de tudo mostra um Hawking com a cara do Oscar

24 Feb 2015 | É lamentável que um cientista que fez suas teorias brilhantes a custo de ousar pensar e desafiar aquilo que já estava estabelecido, tenha sua vida transformada em um filme que em nada ousa, em nada cria, em nada desafia.

Cinquenta tons de cinza: o desejo permitido

19 Feb 2015 | Estreiou com grande sucesso o filme baseado no livro Cinquenta tons de cinza, um boom editorial que percorreu o mundo. Libertação sexual ou uma embalagem apresentável dos desejos feminimos?

Dois dias, uma noite e o peso de um mundo

15 Feb 2015 | O filme belga de Jean-Pierre e Luc Dardenne, “Dois dias, uma noite”, é um retrato doloroso e profundamente real de como opera o capitalismo em tempos de crise.

Whiplash: reacionarismo à moda americana

07 Feb 2015 | Enquadrado por uma fotografia intensa, Andrew, um jovem estudante de música é retratado no filme de Damien Chazelle em sua trajetória profissional como baterista de jazz, que se inicia com a entrada no Shaffer, retratado como o mais importante conservatório musical (...)

Depois da chuva, a cortina de fumaça

26 Jan 2015 | O filme Depois da Chuva retrata, por meio da história do estudante Caio, a grande farsa da transição pactuada entre militares e oposição burguesa para acabar com a ditadura.

Ramón Sampedro e o direito à morte

11 Jan 2015 | O filme Mar Adentro conta a história de Ramón Sampedro, tetraplégico que, por 28 anos, lutou pelo direito ao suicídio. É uma história que nos coloca a questão: a quem pertence nossa vida?

O Trem de Lênin

04 Jan 2015 | Em março de 1917, Lênin embarca em um trem alemão para conseguir retornar à Rússia e dirigir a primeira revolução operária vitoriosa da história. A série televisiva italiana Il Treno di Lenin (O trem de Lênin) conta essa (...)

Os relatos selvagens de cada dia

28 Dec 2014 | O novo longa metragem argentino Relatos Selvagens traz o retrato de uma sociedade bestializante, onde o indivíduo, submetido a todas as pressões, pode se tornar o próximo algoz ou vítima dessa engrenagem.

Cabra marcado para morrer – arte e luta no campo brasileiro

27 Dec 2014 | Em 2014 completam 30 anos de Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, um filme interrompido pelo golpe e retomado 17 anos depois, que mostra a luta dos camponeses contra o latifúndio e a repressão sanguinária da ditadura contra (...)

A invenção da psicanálise

20 Dec 2014 | O documentário "A invenção da psicanálise" ” (1997), de Elisabeth Roudinesco e Elisabeth Kapnist, fornece um rico panorama do percurso histórico da teoria psicanalítica, desde sua origem até suas questões contemporâneas.

Ataques ao site da Sony

Disparem contra Hollywood

18 Dec 2014 | Durante as últimas semanas uma das companhias mais importantes de Hollywood, a Sony Pictures Entertainment, foi atacada por hackers que publicaram informação confidencial da empresa, divulgaram filmes inéditos e bloquearam sistemas que representam perdas (...)

“Carne Osso” – Um retrato da carne mais barata do mercado

10 Dec 2014 | O documentário Carne Osso retrata, na voz dos próprios trabalhadores e de especialistas, o nível absurdo de exploração que existe hoje nos frigoríficos brasileiros. Uma verdadeira máquina de moer gente.

Jogos Vorazes. A revolução será embalada e televisionada

08 Dec 2014 | O filme recentemente estreado da trilogia de livros "Jogos Vorazes" coloca a ideia de revolução mais clara e explicitamente do que as entregas anteriores. E não é fato a desconsiderar que uma história que trata abertamente a relação antagônica entre opressores e oprimidos consiga (...)

Jogos Vorazes: a revolução como “golpe de efeito”

26 Nov 2014 | O novo filme "Jogos Vorazes - A Esperança" trás o tema da revolução em seu centro, mas sem deixar de lado todo o ranço com o qual a ideologia da classe dominante quer cobrir essa ideia.

ENTREVISTA

Cinema de Pernambuco: Gabriel Mascaro fala sobre seus filmes

17 Nov 2014 | Entrevistamos Gabriel Mascaro, jovem cineasta de Pernambuco, diretor de “um lugar ao Sol” e “Doméstica” e, recentemente, estreou o longa “Ventos de Agosto”.