Segunda 29 de Abril de 2024

INTERNACIONAL

Impotência e divisões do G-20 frente à crise mundial

01 Jul 2010 | A crise que golpeia a Europa, enquanto os recentes dados negativos referentes à economia norte-americana e o anúncio de uma provável diminuição no ritmo de crescimento da economia chinesa, provocaram uma queda generalizada das bolsas do mundo. Essa situação põe em dúvida a débil (...)

INTERNACIONAL

Grécia: novamente paralisada por uma greve geral

01 Jul 2010 | No dia 29 de junho, data em que se dava o início do debate parlamentar ao redor dos ataques e medidas impostas pelos organismos internacionais, FMI e a UE, os trabalhadores dos setores público e privado protagonizaram uma greve de 24 (...)

UMA MUDANÇA FUNDAMENTAL NA LUTA DE CLASSES INTERNACIONAL

O surgimento do novo movimento operário chinês

17 Jun 2010 | Um novo batalhão da classe operária mundial, um dos mais fortes e poderosos estruturalmente, começa a entrar em cena. Estejamos atentos.

CONTRA OS PLANOS DE AUSTERIDADE DO FMI, DA UE E DO PASOK

Quarta greve geral na Grécia

06 Jun 2010 | No dia 20/05, dezenas de milhares se mobilizaram nas ruas da Grécia durante a quarta greve geral do ano contra as medidas de austeridade impostas pelo PASOK (Movimento Socialista Pan Helênico), pelo FMI e pela UE. – BLOCO DE ESQUERDA DE PORTUGAL VOTOU CRÉDITOS DE GUERRA CONTRA (...)

CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL

Sobre economia, política, capitais e estados capitalistas

01 Jun 2010 | Depois que o FMI e a União Européia concederam à Grécia parte do dinheiro comprometido no “resgate”, o foco da crise econômica e também política, se transladou para a Espanha. Seu presidente, José Luis Rodríguez Zapatero anunciou no parlamento um plano de ajuste que inclui uma (...)

VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES E ESTUDANTES GREGOS

Trabalhadores da USP em greve organizam ato-debate sobre a Grécia

30 May 2010 |

CRISE INTERNACIONAL

O desequilíbrio econômico na Grécia, as rebeliões operárias e os limites da atual política anti-crise

28 May 2010 | Mergulhada em uma espiral de abalos econômicos que são parte inseparável da crise mundial do capitalismo deflagrada em 2008 e que continua preparando novos abalos tectônicos, a Grécia concentra o estado atual do capitalismo. Nessa medida, a compreensão de alguns elementos e dos (...)

DECLARAÇÃO DA FRAÇÃO TROTSKISTA QUARTA INTERNACIONAL

A crise européia e a luta dos trabalhadores gregos

13 May 2010 |

INTERNACIONAL

Europa, novo epicentro da crise mundial

06 May 2010 | A Alemanha alcança seus objetivos por enquanto, impondo à Grécia um ataque deflacionário inédito desde o pós-guerra. Porém, apesar da magnitude da ofensiva e do “resgate” as dúvidas sobre um possível default de sua dívida soberana não se fecharam, pelo contrário, se potencializaram, (...)

EUROPA

A Grécia em uma armadilha

23 Apr 2010 | A economia grega está numa armadilha. Uma “espiral mortal em direção ao default”, conforme Paul Krugman. Quanto mais os capitais financeiros internacionais suspeitam que a Grécia pode deixar de pagar suas dívidas, maiores interesses lhe cobram para provê-la de (...)

CONTRA OS PLANOS DE AJUSTE

Nova greve geral na Grécia

19 Mar 2010 | No dia 11 de março, os trabalhadores gregos estiveram novamente no centro da cena política européia ao protagonizar sua terceira greve geral contra um novo plano de ajuste anunciado na semana passada pelo governo social-democrata de George Papandreou, um novo ataque ao (...)

EUROPA: RESISTÊNCIA OPERÁRIA AOS PLANOS DE ATAQUE

"É possível derrotar os patrões!"

28 Feb 2010 | Num contexto de crise econômica que atingiu especialmente os países mais débeis da União Européia, com milhões de novos desempregados, começa a espalhar a resistência e as respostas dos trabalhadores às demissões e aos planos de (...)

CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL

Começou o segundo capítulo?

25 Feb 2010 | Três elementos chaves se combinaram no cenário econômico global (crise financeira em três países europeus, crise do relacionamento entre EUA e China e crise interna dos EUA), pode estar anunciando a abertura de um novo ciclo de crise econômica (...)

INFORME DA FRANÇA

Os docentes em meio a uma nova onda operária

24 Feb 2010 | Num contexto de crise econômica que golpeia especialmente os países mais débeis da zona do euro, a França presencia uma nova onda de lutas operárias.

PARA SABER MAIS

Grécia: mais uma revolução esmagada com o aval do Stalinismo

16 Dec 2008 | Como vimos, a tradição de luta da classe operária e da juventude grega não vem de hoje. Em plena II Guerra Mundial desenvolveu-se em 1943 uma fortíssima resistência armada operária e camponesa contra a invasão alemã.

ÚLTIMA HORA

Greve geral de 24 horas na Grécia

16 Dec 2008 | Em meio à pior revolta social dos últimos 30 anos, a Grécia ficou totalmente paralisada por uma greve geral de 24 horas. As escolas, prédios públicos, aeroportos e bancos permaneceram fechados, os hospitais prestavam somente serviços de emergência, os transportes estavam (...)

INTERNACIONAL

Revolta social na Grécia

09 Dec 2008 | No sábado, 6 de dezembro, as ruas das principais cidades gregas, como Atenas, Hania, Creta e Salônica foram tomadas por milhares de manifestantes que protestavam contra o assassinato de Andreas Grigoropulos, de 15 anos, pela polícia. A manifestação apesar de duramente reprimida (...)

INTERNACIONAL

Greve geral na Grécia

01 Nov 2008 | Na terça-feira, dia 21/10, se desenvolveu uma greve geral de 24 horas na Grécia, na qual participaram milhões de trabalhadores e trabalhadoras do setor público e privado contra o milionário resgate anunciado para os bancos, a privatização da empresa aérea estatal Olympic Airlines e (...)