Sexta 26 de Abril de 2024

LOR-CI, Bolívia





TODAS AS PUBLICAÇÕES

II CONGRESSO DO PT DA BOLÍVIA

Importante debate de estratégias e programa

03 Jul 2013 | Nos últimos dias 28 e 29 de junho ocorreu o II Congresso do Partido dos Trabalhadores da Bolívia, impulsionado pelos sindicatos e federações sindicais. Desde a Liga Obrera Revolucionária (seção boliviana da Fração Trotskysta - Quarta Internacional), abrimos um importante debate de (...)

AS EXTRAORDINÁRIAS JORNADAS DE MAIO DA COB

A classe operária fez tremer a Bolívia

30 May 2013 | Por duas semanas se estendeu a greve geral da Central Operária Boliviana em todo o território nacional, com bloqueios em 35 pontos do país e grandes marchas nas principais cidades. Com os mineiros de Huanuni e Colquiri na vanguarda, saíram dezenas de milhares de professores e (...)

II CONGRESSO DO IPT NA BOLÍVIA

Bolívia - Vamos a Oruro nos dias 24 e 25 fundar o PT: um Partido de combate para a classe operária

23 May 2013 | Nos dias 24 e 25 de maio em Oruro pode produzir-se um fato que modificará a cena política nacional: o lançamento de um partido de independência política dos trabalhadores e como instrumento da luta de classes. Um Partido de Trabalhadores, nascido desde os sindicatos da COB, é uma (...)

O CONGRESSO DO PT ANTE DECISÕES FUNDAMENTAIS

BOLÍVIA: Todos ao Congresso de Oruro! Para defender a independência de classe, a democracia operária e eleger uma direção de combate

15 May 2013 | Ao fim do mês, quando termine o quarto interregno das medidas de pressão pela Lei das aposentadorias, se levará a cabo ao mesmo tempo o Congresso do PT. Neste mês, os trabalhadores temos dois desafios fundamentais: começar a discutir e elaborar um verdadeiro plano de luta dos (...)

BOLÍVIA

Evo reprime, mas os mineiros e a COB seguem as paralisações e os bloqueios

13 May 2013 | O governo de Evo Morales responde com um discurso macartista e repressão à terceira jornada de paralisações e bloqueios da COB que questiona a lei de aposentadorias do MAS.

CONGRESSO DE FUNDAÇÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

Completar a fundação do partido nas ruas com a COB e contra o governo

09 Mar 2013 | Em Huanuni, nos dias 7 e 8 de março, com a presença de mais de 1300 credenciados de aproximadamente 100 organizações participantes, se realizou o congresso de fundação do Partido dos Trabalhadores convocado pela COB(Central Operária Boliviana) em cumprimento das resoluções do XV (...)

BOLÍVIA

A LOR-CI na Comissão Política da COB

26 Feb 2013 | A LOR-CI [Liga Obrera Revolucionaria por la Cuarta Internacional - seção boliviana da FT] luta no interior da Comissão Política (CP) da COB com dois eixos centrais: o da independência política dos trabalhadores em relação ao governo do MAS, ao Estado, suas instituições repressivas (...)

ENFRENTAMENTOS NA BOLÍVIA CUSTAM A VIDA DE UM TRABALHADOR

Mineiros cooperativistas exigem nacionalização e abrem crise política nacional

09 Sep 2012 | Em 18 de setembro, e como parte de um plano de mobilização nacional das cooperativas mineiras contra os trabalhadores cooperativistas, ocorreu um atentado provocador contra a sede dos mineiros assalariados da Bolívia, a FSTMB, que deixou como resultado um companheiro de (...)

BOLÍVIA | ATO OPERÁRIO E INTERNACIONALISTA EM HOMENAGEM A TROTSKY

Apresentação do livro “Stalin o grande organizador de derrotas” na Bolívia

24 Aug 2012 |

BOLÍVIA

Viva a luta dos trabalhadores da saúde e da COB! Todos à Cúpula Operária convocada pela COB!

11 May 2012 | No dia 9 de maio se iniciou a paralisação de 72 hs da COB, exigindo aumento salarial superior aos míseros 8% decretado pelo governo no dia 1 de maio. Aderiram ao chamado não só os estudantes e as universidades do país, como também os indígenas agrupados na IX marcha, em defesa de (...)

BOLIVIA

Declaração frente ao "gasolinazo" neoliberal de Evo Morales

01 Jan 2011 | Nos últimos dias, Evo Morales decretou um reajuste nos hidrocarbonetos que levou a um absurdo aumento de 86% nos preços da gasolina e do diesel, repercutindo posteriormente também em diversas outras mercadorias. Conhecida com “gasolinazo” a medida, teve profundo rechaço popular e (...)

BOLÍVIA

O que se decide nas próximas eleições?

08 Dec 2009 | No dia 06/12 acontecem na Bolívia as eleições presidenciais e legislativas. O governo do MAS, encabeçado por Evo Morales e Álvaro García Linera, busca o voto popular em nome do “processo de mudança”. Que mudança?

SUPLEMENTO ESPECIAL BOLÍVIA

Um primeiro balanço da intentona autonomista

19 Sep 2008 | Ainda que o MAS e seus seguidores tenham caracterizado a intentona autonomista como um “golpe-cívico-municipal” e sem dúvida muitos cívicos gostariam de se lançar por cima de Evo Morales, os objetivos práticos do movimento foram mais modestos e apontavam para restabelecer uma (...)

CHAMADO

Por um programa de ação para a bolívia

19 Sep 2008 | Os acontecimentos de setembro deixam importantes lições. A vanguarda precisa se dotar de um programa de ação e defendê-lo nas organizações operárias e populares.

CONCILIAÇÃO

Um pré-acordo que favorece a direita

19 Sep 2008 | Segundo a agenda deste pré-acordo, em três mesas de diálogo começarão a se discutir em Cochabamba os principais pontos de disputa.

PARA DERROTAR A DIREITA, MOBILIZAÇÃO NACIONAL

É possível derrotar a ofensiva autonomista!

13 Sep 2008 | As oligarquias da “meia lua” lançaram há um mês uma escalada de lockouts regionais, bloqueios e provocações sob o pretexto de “resistência civil”, “autonomia” e “recuperação do IDH”. Nestes últimos dias esta ofensiva tomou proporções de uma onda ultra-reacionária estendida desde Pando até (...)

BOLÍVIA

Para derrotar a direita o único caminho é mobilizar

11 Sep 2008 | A paralisação da “Meia Lua” (nome dado às províncias mais ricas da Bolívia, como Pando, Tarija, Santa Cruz e Beni) e as ocupações de prédios públicos, ataques racistas aos trabalhadores e camponeses e outras covardes agressões mostram que as oligarquias autonomistas estão dispostas a (...)

AS POSIÇÕES NO MOVIMENTO TROTSKISTA E A NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA DE INDEPENDÊNCIA DE CLASSE

A esquerda na Bolívia

23 Aug 2008 | O processo político boliviano tem sido uma pedra de toque para as distintas correntes da esquerda. A maioria se colou diretamente ao projeto reformista de Evo e, lamentavelmente, alguns setores que se dizem da esquerda operária e socialista fracassaram em levantar uma política (...)

PARA ESMAGAR A REAÇÃO E GARANTIR AS DEMANDAS OPERÁRIAS, INDIGENAS E POPULARES

Por um programa de ação operário, campesino e popular

23 Aug 2008 | Só a mobilização derrotará a reação! É necessário soldar o combate contra a direita, as demandas operárias e populares mais sentidas e urgentes e a luta pela “agenda de outubro”.

CRISE NA BOLÍVIA

O MAS reprime os trabalhadores e confirma sua estratégia de acordos com os empresários e as multinacionais

06 Aug 2008 | Repudiamos a brutal repressão aos mineiros de Huanuni! Viva a luta dos trabalhadores e do povo pobre! Abaixo a reação autonomista! Por uma posição operária independente!

RETOMAR A AGENDA DE OUTUBRO

Imponente mobilização anti-imperialista na Bolívia

18 Jun 2008 | Na segunda-feira (9/6), milhares de trabalhadores, associações de bairro, setores populares e camponeses, aproximadamente 100.000, se mobilizaram nas portas da embaixada norte-americana em La Paz, para repudiar a decisão deste país de outorgar asilo político ao assassino Sánchez (...)

BOLÍVIA INCANDESCENTE

2008: um começo entre as ruas e as urnas

20 Dec 2007 | No dia 15 de dezembro o governo convocou uma grandiosa demonstração de massas em La Paz (enquanto outras concentrações eram realizadas em distintos pontos do país) para apresentar a nova Constituição Política do Estado (CPE), aprovada há poucos dias em (...)

BOLÍVIA

Preparar um plano de luta e organizar a mobilização nacional por nossas demandas

27 Nov 2007 | Um importante setor da classe dominante formada essencialmente pelos cívicos e uma parte do PODEMOS, estão optando pelo boicote aberto pelo colapso da Assembléia Constituinte, em meio a uma piora da situação política e com um aumento das tensões nas relações com os (...)

Todo o apoio aos trabalhadores mineradores de Huanuni!

06 Jul 2007 | No dia 5 de julho o governo de Evo Morales desatou uma selvagem repressão, com dezenas de feridos e detidos, alguns em suas próprias casas, contra os trabalhadores mineradores de Huanuni, que vinham exigindo um aprofundamento do “controle social” mediante a autonomia de gestão (...)

Bolívia

Mesa e o Congresso preparam novos ataques amparados na trégua do MAS

15 Feb 2004 | Após o levante de outubro e a trégua dada pelo conjunto das direções sindicais e políticas do movimento de massas ao governo ilegítimo de Mesa, nas últimas semanas voltou a aumentar a tensão política e a polarização entre as (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2