Sábado 27 de Abril de 2024

UM BREVE BALANÇO DO EVENTO REALIZADO NA UNESP DE MARÍLIA

20 anos da derrubada do Muro de Berlim

03 Dec 2009 | A mesa propunha criar um espaço para análise e balanço crítico dos processos que culminaram na derrubada do muro de Berlim em 1989. Destacando desde a revolução de outubro de 1917 na Rússia, em que, nas palavras do poeta Maiakovski, o proletariado russo fustigou a carroça da (...)

HOJE

A 20 anos da queda do Muro de Berlim

17 Nov 2009 | No dia 9 de novembro os representantes de governos imperialistas, entre eles Angela Merkel, Nicolas Sarkozy, Gordon Brown e Hillary Clinton, foram os protagonistas do chamado “Festival da Liberdade”. Seus discursos estiveram cheios de referências a esse acontecimento com a (...)

IDEOLOGIA

Trotsky e a Quarta Internacional

11 Aug 2009 | O importante escritor Victor Serge afirmava que a própria idéia de uma nova internacional de trabalhadores era ainda prematura; via que o fracasso da Segunda e da Terceira Internacional era mais fruto da impossibilidade orgânica da classe operária de se libertar das amarras da (...)

IGREJA, UNIVERSIDADE E MULHERES

Na luta contra o obscurantismo

09 Apr 2009 | Estamos no ano de 2009, há alguns séculos do movimento filosófico chamado Iluminismo, mas é cada vez mais necessário retomar suas bandeiras de luta "pelas luzes" e contra o obscurantismo da Igreja.

GRANDE ATIVIDADE DAS EDIÇÕES ISKRA E DO GRUPO PÃO E ROSAS

Mais de 150 pessoas no lançamento do livro “Lutadoras. Histórias de mulheres que fizeram história” na PUC-SP

25 Mar 2009 | Na última quinta-feira, dia 19, mais de 150 estudantes e trabalhadoras (es) participaram da atividade de lançamento da edição brasileira do livro “Lutadoras. Histórias de mulheres que fizeram história”, segunda publicação da Coleção Mulher das Edições (...)

HOMENAGEM AOS 90 ANOS DA MORTE DE ROSA LUXEMBURGO E KARL LIEBKNECHT

Rosa Luxemburgo e a IV Internacional

23 Jan 2009 | No dia 15 de Janeiro de 1919 os dirigentes revolucionários do Partido Comunista Alemão (KPD) fundado no dia 1 de Janeiro de 1919, Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, eram brutalmente assassinados pelo governo da social-democracia de direita, após a derrota do levantamento (...)

O que é o Islã político

16 Jan 2009 | Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, o governo Bush lançou o fantasma do “fundamentalismo islâmico” como a nova ameaça contra o “mundo livre” em geral e os valores norte-americanos em particular, que viria a substituir o “império do mal soviético”. Com este discurso (...)

Pontos importantes do conflito Israel – Palestina

12 Jan 2009 | 1920: A Grã-Bretanha recebe o “mandato” da Liga das Nações sobre a Palestina. A população árabe se levantará várias vezes contra a ocupação imperialista, mas será derrotada pelos ingleses ajudados pelos colonos sionistas.

OPINIÃO

Na USP, ditadura ontem e hoje

16 Dec 2008 | Desde o primeiro momento em que recebi a notícia da demissão por “justa causa” do camarada Brandão, não pude deixar de lembrar da larga trajetória de políticas de repressão dentro da Universidade de São Paulo (USP) e da forma como foi utilizado o Ato Institucional nº 5 (AI-5) para (...)

Mais publicações: