Terça 23 de Abril de 2024

WENDY GOLDMAN NO BRASIL!

“Mulher, Estado e revolução” de Wendy Goldman, chega ao Brasil em pleno maio operário

22 May 2014 | Não haveria momento melhor pra lançar o livro “Mulher, Estado e revolução” no Brasil. Em meio a greves operárias e manifestações, trazer a tona os debates mais profundos que os revolucionários e a classe operária russa levaram adiante será fonte inesgotável de lições para a classe (...)

EDIÇÕES ISKRA

Lançamento de "A revolução Espanhola reúne 150 pessoas na USP!

11 May 2014 | Na última quarta-feira, 07 de maio, cerca de 150 pessoas participaram do lançamento da compilação de escritos de Leon Trotski sobre a Revolução Espanhola no auditório da Geografia da USP. A mesa contou com a participação de Antonio Quiozini pelas Edições Iskra e Elisabeth Yang pelo (...)

EDIÇÕES ISKRA

Lançamento: Leon Trotski – A Revolução Espanhola

17 Apr 2014 | Convidamos a todos para o lançamento na USP no dia 7 de maio! No dia 26 de abril, seminário de formação em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

29 ANOS DE DEMOCRACIA DOS RICOS E OS MILITARES SEGUEM IMPUNES

Há 50 anos do Golpe de 64: Punição aos militares e civis envolvidos com a ditadura militar!

21 Mar 2014 | No dia 1 de abril será realizado em Belo Horizonte o ato contra o golpe militar de 1º de abril de 1964, organizado pela Frente Independente pela Memória, Verdade e Justiça de Minas Gerais.

50 anos do golpe militar

Conclusões passadas para problemas contemporâneos

21 Mar 2014 | Há cinquenta anos atrás se conjurava um dos momentos mais trágicos da história de nosso país: os militares provocavam um golpe e instituíram uma ditadura e um estado de violência, torturas e todo tipo de repressão que ainda vivem na memória de ativistas, militantes e do conjunto dos (...)

UM NOVO MOMENTO DOS TRABALHADORES NA AMÉRICA LATINA

O retorno do sujeito perigoso

19 Jul 2013 | Em apenas oito meses, mudou por completo o cenário da luta de classes na América Latina, destacando-se a intervenção da classe operária como um dos eixos do processo social.

CICLO DE DEBATES ESTRATÉGIA INTERNACIONAL BRASIL 6

Debate "Aos 65 anos da Nakba, aos 3 anos da primavera árabe" lota sala da USP

30 May 2013 | No dia 21 de maio de 2013 realizou-se diante de uma ampla plateia que lotou a sala 8 da Ciências Sociais da USP, um debate integrante do ciclo de discussões promovidos pela revista Estratégia Internacional Brasil em frente-única com o (...)

20 ANOS DO MASSACRE DO CARANDIRU

Esse artigo é uma homenagem aos 111 mortos pela policia aos 2 de outubro de 1992, na casa de detenção de São Paulo, o Carandiru; A todos os negros e pobres que já foram vitimas do Estado capitalista em todo o mundo e de sua policia assassina.

03 Oct 2012 | Ha exatos 20 anos atrás, no dia 2 de outubro de 1992, cento e onze detentos eram assassinados pela policia militar do Estado de São Paulo após uma rebelião que havia se iniciado no Pavilhão 9 da casa de detenção. Vendida para a imprensa como uma guerra entre a policia e os ditos (...)

VIDEO

Trotsky e a Revolução

29 Aug 2012 |

REVOLUÇÃO ESPANHOLA

Maio de 1937: quando Barcelona esteve sob controle operário

30 May 2012 | Em seu 75º aniversário, reproduzimos um artigo sobre este episódio da Revolução Espanhola, escrito pelos companheiros Federico Grom e Santiago Lupe do Classe Contra ClasseCcC, do Estado Espanhol, que foi publicado como suplemento especial de seu jornal (...)

12 ANOS DA GREVE DA UNAM

Da UNAM à USP: Um resgate do elemento estratégico da auto-organização

28 Feb 2012 | Em 1999/2000 ocorreu uma greve histórica na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), maior da América Latina, que contava com 267 mil estudantes, cujo estopim foi a implementação do Regulamento Geral de Pagamento por parte da reitoria, regulamento esse que permitia a (...)

Solidariedade às vítimas da violência na USP

10 Nov 2011 | A invasão do campus da USP, com tantas prisões e provocações, bem parece ser uma homenagem que o governador do estado presta à memoria de Erasmo Dias e aos demais prepostos dos generais Castelo Branco, Costa e Silva, Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo. Também pode (...)

REVISTA PUC VIVA ESPECIAL 140 ANOS DA COMUNA DE PARIS [MAIO]

Louise Michel nas trincheiras da Comuna

08 May 2011 | A 140 anos da Comuna de Paris, descrita por Leon Trotsky como “um relâmpago, o anúncio de uma revolução proletária mundial”, prestamos homenagem a este capítulo da história que ainda hoje nos traz valiosas lições. Aqui, particularmente, voltaremos o olhar para uma personagem (...)

RESENHA

Escrevamos a história junto com os terceirizados em luta!

24 Apr 2011 | E de repente, a classe operária que se buscou apagar das aulas e dos livros de história estava de pé, organizada, lutando... já não podemos mais ignorá-la!

HISTORIA

Comuna de Paris 140 anos

21 Mar 2011 | Albamonte caracteriza a época da Comuna de Paris – e o próprio tempo histórico de Marx e Engels – como a época onde “as premissas materiais, objetivas, para a revolução proletária ainda são imaturas” e que tratava-se de um momento histórico de “transição, caracterizado pelo ´não mais’ (...)

HISTÓRIA

Comuna de Paris: 140 anos

17 Mar 2011 | Analisando a época dos acontecimentos históricos da Comuna, E. Albamonte, situa com precisa concisão o seu momento histórico, no qual “anarquistas e marxistas disputam a direção do movimento operário nos seus primórdios, sendo que os primeiros refletem os setores mais artesanais do (...)

SE ESTENDE A PRIMAVERA ÁRABE

A Líbia de Kadafi

07 Mar 2011 | No dia 1 de setembro de 1969 o coronel Muammar al-Kadafi encabeçou um golpe militar, com um verniz nacionalista, que terminou com a monarquia do Rei Idris. Apoiados no “Livro Verde”, obra que concentra a obra de Kadafi, o regime se encaminhou ao que o líder líbio chamou de (...)

Vídeo: 70 anos do assassinato de Leon Trotsky

14 Dec 2010 | ASSISTA AOS VIDEOS QUE CONTAM A TRAGETÓRIA REVOLUCIONÁRIO DE LEON TROTSKY:

DIREITOS HUMANOS

Burocracia Acadêmica da PUC Campinas se orgulha dos generais genocidas

25 Jul 2010 | Mancha a história dessa universidade em geral, portanto, o fato da atual burocracia acadêmica – com total ingerência da Igreja – não se manifestar frente esse caso da homenagem ao Médici, mantendo uma política criminosa e complacente com essa história nefasta da ditadura. É de (...)

HOMOSSEXUALIDADE

O socialismo e a questão homossexual

18 Jun 2010 | Sob a reação stalinista, entretanto, juntamente com o retrocesso nos direitos das mulheres, se avançou na patologização da homossexualidade, até que em 1933 voltou a ser considerada crime, distanciando-se da tradição socialista que sempre defendeu uma postura muito avançada contra (...)

RIO DE JANEIRO

Hoje às 18h30 na UFRJ: Grupo de estudos da Revolução Russa

08 Jun 2010 | Todas as sextas, às 18h30, na sala 303 do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ. Primeira Sessão, 11/06: "As particularidades do desenvolvimento na Rússia"

DEBATE COM PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO JR

Caio Prado Jr. e os Dilemas da Revolução Brasileira

28 May 2010 | Neste último dia 19/5, a Revista Iskra convocou um debate sobre um dos autores mais reivindicados pela ala do marxismo acadêmico: Caio Prado Jr., vinculando o historiador paulista aos dilemas da revolução brasileira, com a presença de Plínio de Arruda Sampaio Jr., e Daniel (...)

RIO DE JANEIRO

Grupo de estudos da Revolução Russa na UFRJ

25 May 2010 | O grupo de estudos da Revolução Russa será realizado todas as sextas às 19h. Sessão de apresentação: 28 de maio, sexta-feira, às 18h30. Na sala 303 do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Largo São Francisco de Paula, 01, Centro - Rio de (...)

PEDOFILIA

Uma crise histórica na Igreja

15 Apr 2010 | “Conspiração” e “charlatanices diabólicas” eram os argumentos do Vaticano para encurtar o tsunami de denúncias de abuso sexual do que os meios de comunicação chamam de “Watergate” do Papa Bento XVI.

Mais publicações: