Sábado 27 de Abril de 2024

Internacional

Pontos importantes do conflito Israel – Palestina

12 Jan 2009   |   comentários

1920: A Grã-Bretanha recebe o “mandato” da Liga das Nações sobre a Palestina. A população árabe se levantará várias vezes contra a ocupação imperialista, mas será derrotada pelos ingleses ajudados pelos colonos sionistas.

1947: A ONU aprova a repartição da Palestina. Os árabes palestinos que sendo 70% da população possuíam 92% das terras, foram reduzidos a 43% do território do país. Começam os enfrentamentos, por “questões de segurança” . Os judeus ocupam 80% da Palestina.

1948: Cria-se de maneira artificial o Estado de Israel, baseado na limpeza étnica da população palestina.

1967: Na “Guerra dos Seis Dias” , Israel ocupa a Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jerusalém Oriental, as Colinas de Gola e a Península do Sinai.

1978: Acordos de Camp David entre o Egito e Israel. Em troca da devolução da Península do Sinai, o Egito se compromete a reconhecer o Estado de Israel e não reivindicar a criação de um Estado Palestino.

1987: Estoura a 1ª Intifada palestina.

1993: Acordos de Oslo. Arafat (OLP) reconhece pela primeira vez o Estado sionista e se cria a Autoridade Nacional Palestina.

1994: Acordos de paz entre Israel e Jordânia. Se fixam as fronteiras definitivas e a Jordânia reconhece o Estado de Israel.

2000: Estoura a 2ª Intifada.

2005: Israel realiza a “retirada unilateral” da Faixa de Gaza, com o objetivo de reter a maior parte dos territórios ocupados na Cisjordânia. Começa a construção do muro do “Apartheid” .

2006: Em janeiro o Hamas ganha a maioria parlamentar, aumentando as tensões no governo palestino com o setor colaboracionista, Al Fatah.

2007: Depois de agudos enfrentamentos, a Palestina é dividida entre a Cisjordânia (controlada por Al-Fatah) e a Faixa de Gaza (controlada pelo Hamas).

2008: Em junho se realiza um acordo, com o Egito como mediador, para cessar-fogo de seis meses.

Artigos relacionados: Internacional , História









  • Não há comentários para este artigo