Sexta 26 de Abril de 2024

Crise econômica mundial

5

A queda do preço do petróleo e a teoria da renda da terra de Marx

06 Mar 2015 | Este artigo tem a pequena pretensão de se inserir no debate sobre as determinações mais estruturais que levam a formação do preço do petróleo, partindo dos elementos colocados por Marx no livro III do Capital, sua teoria da renda da terra. Fica claro que num pequeno texto como esse (...)

Economia de guerra, produção armamentista e a atual crise mundial do capitalismo

28 Dec 2014 | A indústria bélica constitui um setor importante historicamente para a economia americana, sendo os EUA o país que mais investe nesse setor historicamente. Como e por que isso ocorre?

Quais os efeitos da crise russa sobre a economia brasileira?

21 Dec 2014 | As bolsas de valores do mundo inteiro, principalmente nos países periféricos (chamados eufemisticamente de emergentes pela imprensa patronal), foram abaladas pela repercussão da forte queda do rublo, moeda nacional russa, frente ao dólar. Apenas na terça-feira 16/12 a (...)

JOAQUIM LEVY

O nome dos mercados para o “dever de casa” dos ajustes

26 Nov 2014 | Levy foi um dos quadros de economistas neoliberais do Fundo Monetário Internacional (FMI). Foi nomeado secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda em 2000 e economista-chefe do Ministério do Planejamento em 2001, durante o governo Fernando Henrique Cardoso; e (...)

A crise econômica mundial se transforma em crise geopolítica

24 Nov 2014 | Nos últimos meses se multiplicaram os rangidos e tremores na desgastada ordem do pós-guerra. A tendência à coordenação das principais potências imperialistas, que primou nos momentos catastróficos de 2008/2009 ("momento Lehman"), está ficando para (...)

Geopolítica da crise mundial

18 Nov 2014 | A crise atual ainda não tem dado lugar a uma grande transformação geopolítica como em 1929. Segundo Isaac Johsua, a de 1929 foi "uma crise da emergência americana" (enquanto ocorria a emergência da Alemanha no Velho Continente). Efetivamente, o avanço norte-americano havia sido (...)

O que é bom para a humanidade não é bom para o capital

17 Nov 2014 | Um estudo publicado recentemente pelos pesquisadores da London School of Economics, Emmanuel Saenz e Gabriel Zucman, seguindo os caminho de Thomas Piketty, conclui que na sociedade norteamericana a desigualdade social está chegando a níveis (...)

Uma interpretação marxista do estancamento secular

05 Nov 2014 | Em um artigo recente publicado no jornal britânico Financial Times, o economista Gavyn Davies, ressalta que nos anos posteriores à Grande Recessão de 2008/9, as previsões de crescimento econômico mundial, demostraram ser, de forma recorrente, demasiado elevadas. Esta (...)

Fim do “QE” do Federal Reserve: uma economia mundial dependente do narcótico?

31 Oct 2014 | Neste último 29 de outubro, a presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA), Janet Yellen, anunciou o fim do maior programa de estímulo financeiro da história dos EUA, o “QE” (“quantitative easing”, ou expansão quantitativa), um programa de compra de ativos (...)

Sobre o destino da China e da economia mundial

22 Oct 2014 | Os olhares sobre as tendências fundamentais da economia mundial se pousam em três focos. Estados Unidos, Europa – com Alemanha como ato principal – e China. Coloquemos as coisas da seguinte maneira: o agravamento das tendências deflacionárias na Europa e dados sobre a debilidade (...)

Crise Global: Por que esta vez pode ser pior?

20 Oct 2014 | Os Fantasmas de outro outubro negro sobrevoam as bolsas mundiais. Mês fatídico para os especuladores e investidores, prelúdio outonal de um largo inverno de crise. Não mais óculos cor de rosa. A atmosfera começa a parecer perigosamente a do pré-crash do verão boreal de (...)