Sexta 26 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº096

CONTATO [email protected]

Nacional

CASO DONADON

Caso Donadon: é necessária uma resposta de fundo a podridão do regime

Por: Daniel Matos Tamanho é o sentido de autopreservação da casta de parasitas que domina o Congresso, que agora tiveram a pachorra de rejeitar o pedido de cassação de um parlamentar – Natan Donadon – preso por formação de quadrilha e desvio de verba pública.

DIA 30 DE AGOSTO

Mais uma expressão de que os trabalhadores querem intervir no “espírito de junho” apesar do freio imposto pela burocracia sindical

O último dia 30 de agosto, convocado pelas centrais sindicais como um “dia nacional de mobilizações e paralisações”, configurou-se como um novo dia de protesto nacional dos trabalhadores.

MAIS MÉDICOS

Médicos cubanos e saúde precária

Por: Francisco Pontes Nas últimas semanas, médicos cubanos chegaram em nosso país através do programa “Mais médicos” do governo federal. A reação dos grandes meios de comunicação, assim como das entidades médicas, foram, em geral, profundamente conservadoras.

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro de greves, mobilizações e prisões políticas

Por: LER-QI Rio de Janeiro Na madrugada de 03/09 o Estado do Rio de Janeiro prendeu 5 jovens acusando-nos de serem organizadores da página do Black Bloc nas redes sociais. Sobre eles recai a sanha repressiva não só do governo Cabral e suas polícias como de órgãos do Estado independentes do governo como o Ministério Público (MP).

Internacional

VIII CONFERÊNCIA DA FT-CI

Foi lançado o Movimento por uma Internacional da Revolução Socialista – IV Internacional

Em 25 de agosto se realizou no estádio coberto de Atlanta na cidade de Buenos Aires na Argentina, o Ato Internacionalista que encerrou a VIII Conferência Internacional da Fração Trotskista – Quarta Internacional (FT-CI) com as consignas: Viva a luta dos trabalhadores e da juventude! Abaixo a repressão dos militares golpistas no Egito! Que os capitalistas paguem pela crise! Por uma Internacional da revolução socialista, a Quarta (...)

Movimento Operário

CONGRESSO DA APEOESP

O sindicato precisa mudar! Expulsar a burocracia sindical e retomar o caminho das lutas!

Por: João de Regina , Rita Frau A burocracia sindical fará de tudo para que o espírito crítico dos professores lutadores não se expresse neste congresso. Estão boicotando a participação de muitos professores categoria O, que participaram ativamente da greve e enfrentaram o governo e a polícia à mando da burocracia sindical, impondo uma cláusula que limita a participação como delegados dos que não que tem mais de seis meses de sindicalização, indo contra o próprio estatuto do (...)

METROVIÁRIOS DE SÃO PAULO

Importante plenária da Chapa 3 – Pela Base: vetaram nossa chapa, mas nossas ideias continuam vivas!

No dia 31 de agosto, foram mais de 40 metroviários na plenária da Chapa 3 – Pela base, composta por nós da LER-QI, junto aos companheiros do Metroviários pela Base e independentes, expressando como o veto burocrático à nossa chapa não nos impediu de divulgar nossas idéias na categoria e avançar na construção de uma alternativa na categoria.

Teoria

73 ANOS DA MORTE DE LEON TROTSKY

Ideias irredutíveis na etapa em que “tudo que é sólido desmancha no ar”

Por: Iuri Tonelo Já se completaram dois meses desde que no Brasil a juventude abarrotou as ruas em centenas de cidades de diversos Estados - chegando à cifra dos milhões - carregando o grito de indignação entalado na garganta há tempos contra o mar de angústias, tormentas e misérias que o capitalismo impõe diariamente, mesmo em seus momentos de “prosperidade” – enquanto em escala mundial a crise econômica histórica do sistema lança uma sombra sobre o futuro da juventude, tida em uma série de países como uma nova “geração (...)