Quinta 28 de Março de 2024

LER-QI Rio de Janeiro





TODAS AS PUBLICAÇÕES

NÃO À CRIMINALIZAÇÃO DOS PROTESTOS!

Liberdade aos detidos e aos presos políticos!

12 Jul 2014 | Às vésperas da final da Copa do Mundo a polícia do Rio de Janeiro está levando a cabo a detenção de dezenas de ativistas. Foram expaedidos ao menos 26 mandatos para detenção de ativistas

DERROTANDO A BUROCRACIA É POSSÍVEL DERROTAR OS GOVERNOS E OS PATRÕES!

Os Garis do Rio venceram! Façamos como eles!

12 Mar 2014 | Nós achamos que esta greve exemplar e histórica pode servir de exemplo a toda classe trabalhadora brasileira por isto queremos sintetizar o que para nós são algumas de suas principais lições, para que efetivamente seja um exemplo, e a partir deste marco, os trabalhadores em todo o (...)

GREVE DOS GARIS NO RIO DE JANEIRO

OS GARIS PODEM VENCÊ-LOS

05 Mar 2014 | A cidade deve ficar suja até que o presidente Roriz e o prefeito Paes negociem seriamente o reajuste de salário.

72hs de luta contra a intransigência de Paes!

04 Mar 2014 | Os garis do Rio seguem em greve desde o dia 1, graças à intransigência de Eduardo Paes. O Prefeito só quer saber de desfilar na Sapucaí e de seus acordos com a FIFA e os empresários!

JUVENTUDE ÀS RUAS EM APOIO A GREVE DOS GARIS

Viva a luta dos trabalhadores da Comlurb!

01 Mar 2014 | Nesta terça-feira, mais de mil Garis tomaram as ruas do centro do Rio de Janeiro, reivindicando reajuste salarial de 18%, aumento do valor do vale-refeição, triênios e outros benefícios.

RELATO DA GREVE E PIQUETES DOS GARIS NO RIO DE JANEIRO

Viva a greve da Comlurb!

01 Mar 2014 | Começou no Rio, em plena sexta feira de carnaval, a greve dos trabalhadores da COMLURB. Na terça feira, já tinha acontecido um grande do ato na Av. Presidente Vargas no qual os trabalhadores já exigiam a atuação do sindicato, já que nesse mês se inicia o dissídio da (...)

GOVERNOS REPRIMEM E CRIMINALIZAM MANIFESTANTES COM MEDO DA "FORÇA DAS RUAS"

Unir a luta contra a Copa à luta contra os aumentos e pela estatização dos transportes

24 Feb 2014 | O ano mal começou, algumas universidades nem ainda voltaram das férias, e o cotidiano carioca tem sido marcado por manifestações em resposta ao aumento das passagens.

RIO DE JANEIRO

Anos após anos o Rio de Janeiro sofre com o caos capitalista

16 Dec 2013 | Mais de seis mil desabrigados, três mortos, escombros e sofrimento para os atingidos em todo o Rio de Janeiro, e ainda não são as chuvas de verão. Enquanto isso o prefeito Paes faz demagogia, Cabral vai à praia de helicóptero e os vereadores iniciam férias. Não foi só a chuva. Uma (...)

RIO DE JANEIRO URGENTE

Por uma imediata campanha nacional em solidariedade aos profissionais da educação do Rio! Abaixo a repressão de Cabral e Eduardo Paes!

01 Oct 2013 | Hoje 30/09 alguns milhares de cariocas tomamos as ruas para dizer junto ao acampamento dos professores na mesma câmara de vereadores: "o professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo"! E estes milhares tivemos que nos enfrentar novamente com a sanha repressora destes (...)

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro de greves, mobilizações e prisões políticas

07 Sep 2013 | Na madrugada de 03/09 o Estado do Rio de Janeiro prendeu 5 jovens acusando-nos de serem organizadores da página do Black Bloc nas redes sociais. Sobre eles recai a sanha repressiva não só do governo Cabral e suas polícias como de órgãos do Estado independentes do governo como o (...)

EM MEIO À IMENSA CAMPANHA PARA CRIAR EUFORIA PAPAL AS FORÇAS DE DILMA, CABRAL E PAES VOLTAM A REPRIMIR

Repressão para deixar as ruas livres ao Papa

22 Jul 2013 | Com imensa campanha midiática, mais de R$ 100 milhões em ajudas oficiais à Igreja católica, decretação de feriados, liberação do trabalho empresas, começa a JMJ. E como não poderia deixar de ser no Rio de Janeiro começou com gás lacrimogênio, balas de borrachas e ao menos quatros (...)

RIO DE JANEIRO

A remoção da Aldeia Maracanã e a repressão como exemplo de um projeto de cidade e país

25 Mar 2013 | O despejo da Aldeia Maracanã é uma ponta de lança de um ataque profundo e bem maior. É a concretização de um “projeto de cidade” que reprime os trabalhadores, os negros, os índios, para entregar terrenos e realizar projetos à favor de Eike, da FIFA e das empreiteiras. Este projeto de (...)

MORTES, DESMORONAMENTOS, ENCHENTES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Mais um desastre anunciado! Os governo Dilma, Cabral e os prefeitos são os responsáveis!

04 Jan 2013 | O Estado do Rio de Janeiro tem exibido uma trágica lista de catástrofes quando chove mais forte. Estas catástrofes não são naturais e não são culpa dos moradores como quer a imprensa. As cidades são organizadas para o lucro capitalista, sobra aos trabalhadores e pobres morarem em (...)

DECLARAÇÃO ELEITORAL LER-QI RIO DE JANEIRO

A juventude e os trabalhadores não devem votar nos candidatos da privatização, exploração e militarização! Pela independência de classe nas eleições do Rio!

02 Oct 2012 | Milhares de jovens se empolgam com a candidatura do deputado do PSOL. Muitos despertam à política pela primeira vez, outras pessoas com alguns verões a mais também retomam uma militância que haviam deixado anos atrás. Junto a isto milhares de jovens, trabalhadores, funcionários (...)

APOIO A LUTA DOS TRABALHADORES E ESTUDANTES NO CHILE

Importante ato de solidariedade à luta dos estudantes e trabalhadores chilenos acontece no Rio de Janeiro

11 Sep 2011 | No dia em que se celebra o aniversário do sanguinário golpe de Pinochet organizamos um importante ato em solidariedade.

FRENTE AO QUESTIONAMENTO AO EXÉRCITO E UPPS NO ALEMÃO E CIDADE DE DEUS

Os trabalhadores protestam no Alemão e na Cidade de Deus: os primeiros questionamentos à política repressiva de Cabral e Dilma

31 Aug 2011 | “O povo do Alemão é humilhado pelo Exército. Sai o Comando Vermelho, entra o Comando Verde” lia um cartaz em um protesto no Alemão. Em diversas localidades do Alemão moradores ergueram faixas denunciando a repressão e humilhação sistemáticas que o exército impõe. Com estes (...)

SOLIDARIEDADE AOS ESTUDANTES E TRABALHADORES CHILENOS NO RJ

Pequeno mas barulhento – ato leva solidariedade aos estudantes e trabalhadores chilenos e atrai a população no Rio de Janeiro

25 Aug 2011 | Nesta quinta-feira enquanto o governo Piñera prendia milhares de manifestantes e assassinava um jovem, nós aqui no Rio de Janeiro organizamos um panelaço em apoio a sua luta. Reunidos rapidamente e, infelizmente sem um peso dado por nenhuma organização política, pudemos organizar (...)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - LANÇAMENTO DO LIVRO "A PRECARIZAÇÃO TEM ROSTO DE MULHER"

Importante debate com Vírginia Fontes, Camila Valle, Nilzete de Souza e Diana Assunção na UFRJ

08 Jul 2011 | Ontem dia 07/07 ocorreu no IFCS-UFRJ uma importante atividade de lançamento do livro “A precarização tem rosto de mulher” organizado por Diana Assunção, dirigente da LER-QI, diretora do Sintusp e fundadora do Pão e Rosas Brasil, contando com a presença da mesma, da historiadora da (...)

BOLETIM ESPECIAL: GREVE DE PROFESSOR@S RJ

Somos todos professores!

14 Jun 2011 | Sérgio Cabral tal como Dilma se elegeram prometendo um país que avançava e um Rio de Janeiro que voltaria a ser orgulho do país. O que vemos é uma militarização dos morros com as UPPs atentando contra direitos elementares como o de reunião e expressão, e um reorganizar de toda a (...)

DECLARAÇÃO DA LER-QI RJ

Nenhum apoio ao repressor Sérgio Cabral nem ao motim dos bombeiros

05 Jun 2011 | A oposição ao governador Sérgio Cabral tem que ser obra dos trabalhadores e da juventude em luta, sem se deixar levar pelo senso comum burguês, assumindo uma posição de classe, defendendo um programa operário e popular. Trabalhador é trabalhador, polícia é (...)

SOLIDARIEDADE

Ato no Rio de Janeiro em solidariedade a luta do povo egípcio

02 Feb 2011 | Realizou-se nesta segunda-feira, em frente ao consulado Egípcio no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro, um primeiro ato convocado pelo Comitê de Solidariedade a Luta do Povo Palestino – RJ em solidariedade ao povo (...)

NOVA DECLARAÇÃO DA LER-QI

Uma tragédia natural...mente capitalista

20 Jan 2011 | A região serrana do Rio de Janeiro tem sido palco da maior tragédia na história recente do país. No momento em que fechávamos esta declaração já haviam 742 mortos entre as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom (...)

DECLARAÇÃO DA LER-QI RJ | NÃO É GUERRA, MAS AS VÍTIMAS SE CONTAM EM CENTENAS

Mais uma tragédia anunciada no Rio de Janeiro: produto do descaso dos governos e da ganância capitalista

14 Jan 2011 | Mais uma imensa tragédia ocorreu no Rio de Janeiro, desta vez na região serrana. No momento em que escrevíamos esta declaração já haviam mais de três centenas de pessoas mortas em Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis, onde milhares estão abandonados a sua própria sorte e outros (...)

DECLARAÇÃO DA LER-QI RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro: Frente à onda de violência e a ofensiva policial

30 Nov 2010 | Mal passadas 24 horas da celebração do dia da consciência negra o governo do Estado do Rio de Janeiro apagou suas homenagens a Zumbi e já garantiu mais de vinte seis mortes (sobretudo de negros) no Rio de Janeiro e Região Metropolitana. Esta ofensiva policial vem como suposta (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2