Quarta 24 de Abril de 2024

Iuri Tonelo





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Os atos do dia 15 e a necessidade de uma resposta independente

18 Mar 2015 | Neste 15 de março, centenas de milhares saíram às ruas em diversas capitais do país para protestar pelo impeachment, contra o governo, o PT e a corrupção

A Grécia e o Syriza: onde está a força real de transformação?

05 Mar 2015 | Não resta dúvidas de que a experiência que vem ocorrendo na Grécia, a partir da ascensão do Syriza, tem uma importância internacional para os debates na esquerda e dos trabalhadores. No entanto, as lições que se podem extrair dessa experiência dividem águas e devem ser a base da (...)

Governo Dilma: a estabilidade política de um castelo de cartas

24 Feb 2015 | Se olhássemos uma fotografia do quadro político atual dá a impressão de uma conjuntura relativamente mais amena. As dúvidas que ficam são duas: qual o preço político e qual a durabilidade desse equilíbrio?

Opinião

O discurso de Lula e a crise do PT

11 Feb 2015 | No último final de semana o Partido dos Trabalhadores realizou sua comemoração de 35 anos de existência. Nessa ocasião, voltou à cena com um discurso o ex-presidente Lula.

Opinião

Pode Eduardo Cunha ser agente de um impeachment?

03 Feb 2015 | A partir das eleições na Camara e Senado abriu-se um amplo debate sobre como fica a situação dos poderes (executivo e legislativo) , um debate que pode dizer bastante sobre como vão se coordenar os futuros “escândalos de corrupção e até balizar as discussões de (...)

Abaixo os “ajustes” do governo Dilma! Nenhuma família sem água!

03 Feb 2015 | Para se eleger Dilma disse que “não iria modificar os direitos trabalhistas, nem que a vaca tussa”, que era um “coração valente” dos trabalhadores. Agora estamos vendo essa mesma Dilma implementar um duro pacote de ajustes e ataques contra os trabalhadores e o povo (...)

“Lulistas e Dilmistas” frente ao giro à direita no governo

20 Jan 2015 | Causou certo alvoroço nos distintos meios e blogs a entrevista de Marta Suplicy no Estadão em que afirmava que “ou o PT muda ou acaba”

“Não consigo respirar”: o emblemático grito de Eric Garner

07 Dec 2014 | "Não consigo respirar" foi a frase dita por Eric Garner antes de perder a vida estrangulado por vários policiais nos EUA.

NOVO CD

“Cores e valores”: Racionais MC’s voltam à cena

29 Nov 2014 | Depois de doze anos de espera, os Racionais MC’s lançaram no final de novembro o novo CD, intitulado “cores e valores”. Mais do que um álbum, o significado do lançamento do mais importante grupo de rap ainda está por se construir nos shows e na influência que ele (...)

Sobre o discurso de Dilma Rousseff diante da reeleição

27 Oct 2014 | Depois de uma campanha incisiva contra “o candidato dos retrocessos” e a ameaça de uma “onda conservadora” no país, muitos petistas ou eleitores, influenciados pelo clima de polarização, esperavam um discurso em defesa dos direitos sociais, dos trabalhadores e das minorias (...)

Debate com Luciana Genro, passado o primeiro turno das eleições

06 Oct 2014 | Não temos nenhum “fenômeno” da esquerda nessas eleições. As candidaturas presidenciais da esquerda ficaram com votações muito reduzidas (seja do PSOL, PSTU, PCO ou PCB). No entanto, caberia indagarmos: Luciana Genro representava uma alternativa da esquerda para o (...)

O segundo turno pode manter a “velha” polarização entre PT e PSDB

05 Oct 2014 | Uma relativa reviravolta ocorreu nas últimas pesquisas divulgadas na tarde desse sábado. O senador e candidato a presidência pelo PSDB Aécio Neves, a um dia das eleições, aumentou sua votação e aparece tecnicamente empatado com Marina Silva (PSB), mas à frente na (...)

Os obstáculos de Marina Silva nas eleições brasileiras

26 Sep 2014 | Na candidatura de Marina Silva, o maior trunfo pode se tornar o maior problema: a candidata ascendeu como principal “fenômeno” com o discurso de “estar para além da polarização entre PT e PSDB”. Mas o que significava (...)

Homenagem a Leon Trotski no 74º aniversário de sua morte

Sobre uma vida plena de sentido

07 Sep 2014 | Encarar a vida de olhos abertos é enxergar, em primeiro lugar, as tristezas, explorações e opressões que nos rodeiam no dia-a-dia. Num mundo com capacidade produtiva cada vez maior, vemos cada vez mais fome, mais miséria social, mais desigualdade. E aos que podem ter um pouco (...)

TEORIA: UM GUIA PARA AÇÃO REVOLUCIONÁRIA

Da crítica à "democracia dos ricos" à luta pela democracia dos trabalhadores

29 Jul 2014 | Nessa época de eleições volta à cena uma grande fase de promessas: na televisão, nos jornais, em cada folheto que recebemos, vemos uma infinidade de ideias e promessas de que, dessa vez, a nossa condição de vida irá (...)

Uma reflexão sobre a greve do metrô e desafios atuais dos trabalhadores

Greves tradicionais ou “batalhas de classes”?

26 Jun 2014 | Nos distintos embates teóricos em que a vanguarda da classe operária está inserida, na disputa de concepções para dar rumo à luta pela emancipação dos trabalhadores, existe sem dúvida, para retomar as palavras de Marx, um critério que define a realidade das teorias: é a prática, como (...)

50 anos do golpe militar

Conclusões passadas para problemas contemporâneos

21 Mar 2014 | Há cinquenta anos atrás se conjurava um dos momentos mais trágicos da história de nosso país: os militares provocavam um golpe e instituíram uma ditadura e um estado de violência, torturas e todo tipo de repressão que ainda vivem na memória de ativistas, militantes e do conjunto dos (...)

GRANDE SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO

Duzentos trabalhadores e estudantes discutem a atualidade da Teoria da Revolução Permanente de Leon Trotski

17 Feb 2014 | Duzentos trabalhadores e estudantes se reuniram em dois finais de semana de janeiro e fevereiro para retomar a atualidade do legado de Leon Trotski.

DEBATE NACIONAL

O que expressam os “rolezinhos” num Brasil pós-junho?

21 Jan 2014 | Na grande mídia e nos principais jornais do país existe um enorme esforço para “despolitizar” completamente o chamado “rolezinho” (uma reunião de jovens da periferia e de bairros operários para frequentar os shoppings).

EDITORIAL

A potencialidade de uma perspectiva revolucionária no pós-junho

10 Nov 2013 | No último dia 2 de novembro ocorreu em São Paulo um encontro de trabalhadores e estudantes que reuniu mais de 800 pessoas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Amapá, Distrito Federal e Paraíba para refletir sobre as lições de (...)

HÁ TRÊS MESES DAS MOBILIZAÇÕES DE JUNHO

Qual a discussão com os “Black Blocs”?

28 Oct 2013 | A imprensa burguesa (grande mídia) tem apresentado uma linha da classe dominante de centrar fogo na “criminalização dos mascarados” para criar uma outra conjuntura que legitime a perseguição todos os lutadores

73 ANOS DA MORTE DE LEON TROTSKY

Ideias irredutíveis na etapa em que “tudo que é sólido desmancha no ar”

07 Sep 2013 | Já se completaram dois meses desde que no Brasil a juventude abarrotou as ruas em centenas de cidades de diversos Estados - chegando à cifra dos milhões - carregando o grito de indignação entalado na garganta há tempos contra o mar de angústias, tormentas e misérias que o (...)

DA FAÍSCA AO INCÊNDIO

Ciclo de debates “Da Faísca ao Incêndio” leva centenas à discussões sobre a nova etapa de mobilizações no Brasil

07 Aug 2013 | Na última sexta-feira tivemos a terceira sessão do seminário de São Paulo “Da Faísca ao Incêndio” e com isso encerramos um ciclo de três discussões sobre a obra de Leon Trotski “Programa de Transição”.

SOBRE OS BLACK BLOCS

Sobre o fenômeno “Black Bloc”: por que os holofotes se viraram a algumas centenas de jovens?

07 Aug 2013 | Recentemente, tem sido noticiado em cada espaço da mídia e debatido em cada oportunidade qual o significado da ação dos jovens que tem mantido atos nas ruas com algumas centenas em alguns estados do país, os chamados Black (...)

DEBATE

Para avançar na luta do transporte: reflexões sobre programa e estratégia

04 Jul 2013 | Passados quase três meses desde que os primeiros atos pela redução da passagem em Porto Alegre começaram e que vieram a se generalizar por todo o país no mês de junho, ligando-se a outras reivindicações nas ruas como saúde, educação, denúncia dos gastos da Copa do Mundo e luta contra (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2