Segunda 29 de Abril de 2024

Teoria

MOVIMENTO DE TRABALHADORES CLASSISTAS

Grande atividade de formação marxista para trabalhadores na Casa Socialista

11 Dec 2007   |   comentários

No dia 8/12, o MTC (Movimento de Trabalhadores Classistas) realizou sua última atividade deste ano na Casa Socialista de Cultura e Política do Rio Pequeno, que contou com a presença de mais de 40 companheiros de diversas categorias. Além de funcionários da USP, estiveram presentes trabalhadores do Correio, professores, setor do telemarketing entre outros. Essa atividade foi a primeira de muitas outras que pretendemos realizar no ano que vem, e que tem como objetivo ser um Curso de Formação Política para trabalhadores, iniciando os companheiros no marxismo de forma simples e dinâmica, distinto dos “cursos academicistas” que muitas vezes afastam a maioria dos trabalhadores.

Ao final, confraternizamos com churrasco, música e boa conversa. Essa primeira sessão discutiu desde a formação das classes sociais até o capitalismo atual, sempre com intervenções e debate ativo com o plenário. Estudamos como a história de todas as sociedades a história da luta de classes, lição inevitável do marxismo. Falou por exemplo como durante o escravismo, Spartacus exigia liberdade lutando contra o Império ou como no capitalismo o lucro ganho pela burguesia e pelos governos é fruto da exploração dos trabalhadores através do acúmulo da mais-valia, conceito explicado com exemplos do dia a dia dos trabalhadores.

A intenção desse curso é introduzir aos trabalhadores conceitos e ensinamentos marxistas e as lições da luta de classes para a intervenção prática dos trabalhadores em seus sindicatos e locais de trabalho, contra a exploração da patronal. A partir destes ensinamentos chamamos os companheiros a tomarem conosco a construção do MTC e transformá-lo em sua ferramenta de luta contra a exploração capitalista e desde já lançamos o convite para as próximas atividades que queremos construir juntos nas Casa Socialistas de Cultura e Política.

O Movimento de Trabalhadores Classistas é composto por militantes da LER-QI e independentes

Artigos relacionados: Teoria









  • Não há comentários para este artigo