Sexta 26 de Abril de 2024

Daniel Matos





TODAS AS PUBLICAÇÕES

O debate sobre a débil “governabilidade” de Marina Silva

19 Sep 2014 | Um eventual governo de Marina terá, a princípio, débil base de sustentação no Congresso. Os “superpoderes” da instituição presidencial e o lobby empresarial minimizarão essa debilidade. Mas são as divergências sobre como lidar com a crise econômica, a disputa eleitoral antecipada por (...)

Entre o fim do lulismo e a ameaça de uma direita renovada

17 Sep 2014 | Na disputa entre Dilma e Marina estão em jogo: a) a deterioração das bases econômicas que melhoraram as condições de vida dos brasileiros nos últimos anos; b) o choque entre as aspirações engendradas pelo lulismo e os limites impostos pelos problemas estruturais do país; e c) os (...)

Trabalhador não vota em patrão

O PT de Dilma engana os trabalhadores

06 Sep 2014 | Dilma do PT, Aécio do PSDB, Marina do Rede “hospedada” no PSB, Eymael do PSDC, Fidelix do PRTB e Eduardo Jorge do PV são candidaturas que representam os patrões e este regime político – a democracia dos ricos.

Nenhum voto nos partidos capitalistas

Marina Silva é parte da "Velha Política"

06 Sep 2014 | A burguesia busca utilizar as eleições para apagar a importância das manifestações de junho de 2013 e recompor a imagem dessa “democracia” dos ricos. Por trás da urna está o poder econômico, os milhões que financiam os candidatos, os luxuosos privilégios que sustentam a casta política. (...)

PSOL recebe dinheiro de empresas poderosas e se coliga com partidos de Dilma e Marina nos estados.

Nenhum voto na conciliação entre trabalhadores e patrões

06 Sep 2014 | Nessas eleições o PSOL de Luciana Genro volta a receber 15 mil reais da quinta maior rede de hipermercados do país, o grupo Zaffari. Essa não é uma novidade. Já nas eleições anteriores esse partido também recebeu dinheiro da Gerdau, um dos maiores monopólios de aço do Brasil, da (...)

Uma morte que dá vida à “terceira via” contra os trabalhadores

20 Aug 2014 | A morte por acidente aéreo do candidato a presidente Eduardo Campos gera uma reviravolta nas eleições que ocorrerão em outubro. Marina Silva, a vice-presidente do falecido, ao assumir a cabeça de chapa, mostra muito mais possibilidades de ganhar, dando força ao debate sobre a (...)

Por que não fazer um “voto útil” no PT como “mal menor”?

10 Aug 2014 | Muitos trabalhadores, mesmo que não vejam o PT como saída para nossos problemas, acabam votando nele como um "mal menor" diante do retorno do PSDB. Queremos discutir com essa ideia.

COPA DO MUNDO NO BRASIL

Para quê serviu a Copa do Mundo no Brasil?

16 Jul 2014 | Muitos literalmente assistiram (?) à Copa debaixo d’água, com suas casas inundadas pelas enchentes e familiares mortos. No estado do Paraná, mais de 423 mil pessoas foram atingidas. 27% dos municípios do Rio Grande do Sul ficaram em estado de emergência. Em Natal, uma das (...)

ENTRE GOLS, GREVES, ENCHENTES E ELEIÇÕES

O ponto de vista dos que assistem à Copa demitidos ou embaixo d’água

26 Jun 2014 | Enquanto turistas viajam felizes pelos estádios que custaram rios de dinheiro, os alagamentos e enxurradas no Paraná afetaram quase 790 mil pessoas que literalmente assistem a Copa debaixo d’água. Assim como em Natal, uma das cidades sedes do megaevento, mais uma tragédia (...)

UMA ONDA DE GREVES PERCORRE O PAÍS

Que as centrais sindicais convoquem uma paralisação nacional para unir as greves e retomar as demandas de junho

22 May 2014 | A greve dos rodoviários de São Paulo termina de colocar no centro do cenário político nacional não só a crescente disposição de luta da classe trabalhadora, mas também o desgaste das direções sindicais e os métodos radicalizados de luta (...)

ENCONTRO NACIONAL DO ESPAÇO UNIDADE DE AÇÃO E I ENCONTRO DE NEGROS E NEGRAS DA CSP-CONLUTAS

Uma oportunidade perdida pela esquerda de fazer a diferença nas lutas operárias nacionais

31 Mar 2014 | Reunir centenas de ativistas de várias regiões do país poderia e deveria ter servido para tirar lições dos processos mais avançados da luta de classes no último período.

EDITORIAL I

A classe trabalhadora pós-junho e as tarefas da esquerda revolucionária

20 Mar 2014 | Junto com a luta pelo direito de manifestação e contra a criminalização dos lutadores, esse deveria ser o objetivo do Encontro nacional do Espaço Unidade de Ação a ser realizado no dia 22 de março em São Paulo: colocando em prática as lições da greve dos garis, construir organizações (...)

BASTA DE CRIMINALIZAR E REPRIMIR O DIREITO A MANIFESTAÇÃO!

Coloquemos de pé atos massivos no dia 13/03 em todo o país

27 Feb 2014 | Precisamos organizar, em cada local de estudo e de trabalho, assembleias que debatam a intervenção dos trabalhadores e da juventude na atual conjuntura, relacionando o movimento contra a Copa com a necessidade de colocar de pé uma forte campanha contra a repressão e a (...)

DEBATES SOBRE O MOVIMENTO "NÃO VAI TER COPA"

O PCO com o PT e a FIFA

13 Feb 2014 | Já se tornou um lugar comum os petistas dizerem que a esquerda faz o jogo da direita sempre que uma critica ou questionamento pela esquerda ganha visibilidade. (...) Entretanto, o que é de certa forma estranho é que uma organização que se reivindica trotskista faça parte desse (...)

DEMISSÕES NA GM

PSTU entrega luta dos operários da GM em tempo recorde

09 Feb 2014 | No final de 2013 a patronal da General Motors de São José dos Campos, em meio à férias coletivas, consumou a demissão de 687 trabalhadores, concluindo o fechamento da unidade chamada MVA. Apesar do PSTU – que dirige o Sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos há cerca de 30 (...)

EDITORIAL

"Da copa eu abro mão, estatiza a UNIP, a Uninove e o busão!"

08 Feb 2014 | Os atos contra a Copa do Mundo ocorridos no dia 25 de janeiro tiveram uma repercussão relativamente muito superior ao que de fato seria de esperar pelo tamanho dos mesmos (o maior, em São Paulo, contou em seu auge com 3 mil (...)

EDITORIAL

As tarefas da esquerda revolucionária para o começo de 2014

23 Jan 2014 | Alguns fatos políticos que marcam esse início de ano demonstram que as manifestações de junho de 2013, ao contrário de terem sido um "raio no céu sereno" que ficou para trás, como as classes dominantes e sua mídia querem nos fazer crer, causaram uma inflexão profunda no país, cujas (...)

CORRUPÇÃO

A prisão dos mensaleiros expõe a podridão do regime

11 Dec 2013 | Muitos anos antes do PT chegar ao poder Genoíno e Zé Dirceu, bem como Lula e toda a cúpula do partido já atuavam para defender os interesses da burguesia. Uma vez no governo, não hesitaram em adotar as regras do sujo jogo da democracia dos ricos, relegando à classe trabalhadora (...)

LUTA NEGRA

A questão negra frente às jornadas de junho

24 Oct 2013 | A questão negra esteve presente nas principais demandas levantadas pelas jornadas de junho, mesmo que não de forma direta, questionando o racismo

HERANÇAS DE JUNHO

Greves, ocupações, ações de rua, demandas democráticas e repressão

17 Oct 2013 | Ainda que num patamar bem inferior às grandes ações de massas de junho, em meio a uma nova conjuntura nacional na qual vêm ganhando cada vez mais centralidade uma dinâmica de greves que saem do “script” rotineiro e corporativo e o emergir de demandas democráticas profundamente (...)

CASO DONADON

Caso Donadon: é necessária uma resposta de fundo a podridão do regime

06 Sep 2013 | Tamanho é o sentido de autopreservação da casta de parasitas que domina o Congresso, que agora tiveram a pachorra de rejeitar o pedido de cassação de um parlamentar – Natan Donadon – preso por formação de quadrilha e desvio de verba (...)

NACIONAL

A falácia dos 100% de royalties do petróleo para a educação

25 Jun 2013 | Está aberta uma crise em torno da aprovação dos 100% de royalties do Petróleo para a educação.

QUESTÃO NEGRA

Conferência da LER-QI sobre a questão negra

10 Feb 2013 | No dia 16 de dezembro a LER-QI realizou a primeira sessão de abertura da Conferência que está realizando sobre a questão negra, que terá continuidade no início de 2013. A seguir, reproduzimos alguns dos debates mais importantes que foram abordados nessa primeira (...)

DEBATE COM PSTU SOBRE DEMISSÕES NA GM

Contra mais um acordo vergonhoso, falta um plano de luta combativo e classista

09 Feb 2013 | Os planos que a patronal da GM de São José dos Campos vem implementando de ataques aos trabalhadores exigem a mais ampla solidariedade da classe trabalhadora em uma luta unificada. Nós, da Liga Estratégia Revolucionária, temos colocado nossas forças nesse sentido. Entretanto, (...)

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Nas eleições, votar contra os capitalistas e o governo burguês dirigido pelo PT, com apoio do PCdoB e da burocracia sindical

18 Sep 2012 | Nessas eleições municipais, mais uma vez querem que acreditemos que através do voto podemos mudar alguma coisa. Todas as promessas, seja dos partidos no governo ou dos oposicionistas, partem de que será possível uma continuidade de melhorias graduais nas condições de vida nos (...)

Mais publicações: