Sexta 26 de Abril de 2024

André Bof





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Aonde vai a Juventude de Junho?

18 Mar 2015 | Um acalorado debate tem percorrido os jornais, organizações e analistas políticos. Assim como no momento de maior repercussão dos atos de Junho de 2013, milhares de pessoas tomaram as ruas neste dia 15 em um ato anunciado como “contra a corrupção e pelo (...)

Na “Pátria educadora”, sete milhões de jovens nem trabalham, nem estudam.

11 Mar 2015 | Numa faixa populacional que corresponde a cerca de um quarto de toda população brasileira, em números absolutos a chamada “geração nem-nem” atinge o absurdo número de 7,3 milhões de jovens , presentes em mais da metade dos lares (...)

Itaú e Banco Mundial aproveitam novas regras do FIES para lucrar com dívida estudantil

10 Mar 2015 | De olho na limitação momentânea das regras do FIES, grupos privados começam a entrar de cabeça no Mercado de crédito universitário. O maior deles, chamado “Ideal Invest”, composto por Itaú e o Banco Mundial, já financia estudantes de mais de 200 universidades em todo o país e anuncia (...)

Dilma corta 30% da verba das universidades públicas e mantém bilhões para instituições privadas

24 Feb 2015 | Mais de 7 bilhões de reais foram cortados do orçamento da educação para 2015, tornando o ministério da Educação o mais atingido pelos cortes e afetando diretamente o funcionamento das Universidades Federais e outros (...)

Reajuste de até 6,5% no FIES é nova preocupação dos estudantes

17 Feb 2015 | Em meio aos cortes impostos pelo governo Dilma, tem chamado à atenção de milhões de jovens a confusão causada pela alteração das regras de utilização do FIES (Fundo de financiamento ao estudante do Ensino Superior) feitas pelo ministro da educação, Cid (...)

Após 6º Ato contra o aumento das tarifas, segue a intransigência dos governos

02 Feb 2015 | Neste último dia 29, ocorreu o 6º Ato contra o aumento das passagens do transporte na cidade de SP. Mais de 5 mil jovens saíram as ruas para denunciar o absurdo aumento da tarifa dos transportes e exigir a imediata revogação do (...)

OPINIÃO

Aumento das passagens em SP: O Dividir e Conquistar de Alckmin e Haddad

05 Jan 2015 | Após cerca de um ano e meio das “jornadas de junho”, o prefeito Haddad e Governador Alckmin, anunciaram mais um aumento das passagens em SP.

Deadfish: Há Dez anos de “Zero e Um” segue o chamado a Urgência de estar vivo!

23 Dec 2014 | Seja pela atualidade da mensagem ou por sua presença ainda marcante, não parece que se completam 10 anos de “Zero e Um”, dos Capixabas do Deadfish.

O que querem os EUA com a reaproximação de Cuba? Duas estratégias capitalistas em questão

20 Dec 2014 | Nesta quarta feira, uma enxurrada de notícias inundou os jornais mais importantes do mundo com o anúncio de um dia histórico: Se dava, após 53 anos, a reaproximação diplomática, com pinceladas de medidas econômicas, entre EUA e (...)

Bolsonaro, PP e PT: declarações de estupros num dia, apoio político em outro

10 Dec 2014 | O PP de Bolsonaro é um dos principais partidos da base aliada do governo, com o qual o PT trabalha em diversas matérias no Congresso. Assim como com Feliciano, tal caso é ilustrativo de como o PT lida com as questões relacionadas aos direitos das mulheres. Mais um absurdo que (...)

Nestas eleições: Saúde “modelo” para infecção de Alckmin; falta d’agua e privatização de Hospitais para o povo

25 Aug 2014 | “Se fosse atendido no SUS já tava morto”. Sempre que um político tem alguma complicação e é atendido em algum grande e renomado hospital esta é a frase que se espalha em comentários de bares, esquinas, locais de trabalho, entre os trabalhadores e povo (...)

A crise do Ebola: Uma Herança do capitalismo e colonialismo.

12 Aug 2014 | Um vírus extremamente letal, considerado como possível “Arma biológica”, o Ebola leva a morte de até 90% dos infectados, não existindo um tratamento específico e não havendo vacinas que possam conter sua expansão

JUVENTUDE

O movimento nas universidades estaduais paulistas e a nova situação nacional

21 Aug 2013 | É preciso rearmar o movimento estudantil, colocá-lo em consonância com a nova situação política nacional, para que responda aos anseios da juventude como um todo em aliança com os trabalhadores por nossas demandas.

LIÇÕES ESTRATÉGICAS DO CONFLITO DA USP

Enfrentamento com a PM dia 27 de outubro. Mais do que autonomia universitária: ódio contra a polícia

24 Nov 2011 | O que nasceu no dia 27 de outubro foi mais do que o movimento pelo Fora PM da USP com o conteúdo de defesa da autonomia universitária. Foi um movimento que expressava ódio não só em relação à tentativa da PM de prender os estudantes que fumavam maconha, mas também com um setor de (...)

TERCEIRIZAÇÃO

Grande luta dos terceirizados da USP: A “insurreição das vassouras” varre a sujeira do fim da história

27 Jul 2011 | Tão grande quanto o número de lições a se tirar da luta das terceirizadas(os) da empresa União, na USP, foi a surpresa da burocracia acadêmica e do governo frente ao que a “insurreição das vassouras”, como um estudante nomeou o processo, imprimiu nos corações e mentes de muitos dentro (...)

CRÔNICA

A insurreição das vassouras!

24 Apr 2011 | “A luta é dura, companheiro”. É com esta constatação que uma trabalhadora anuncia ao estudante mais um dia no piquete das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da Empresa União, bloqueando mais uma vez a entrada da surda e muda- porém, implacável- (...)

JUVENTUDE

A luta contra o aumento dos transportes em São Paulo numa encruzilhada

20 Mar 2011 | Desde o fim do ano passado, teve início a jornada de luta contra mais este ataque às condições de vida da juventude e do povo trabalhador. Convocaram-se atos pela internet e, rapidamente a jornada se massificou em plenas férias e demonstrou um potencial distinto daquelas (...)

SÃO PAULO

Mais uma vez as ruas são tomadas contra o aumento da passagem!

05 Feb 2011 | Um pouco antes de fecharmos essa edição, mais de 4 mil pessoas, na maioria a juventude, tomaram as ruas na 4ª passeata contra o aumento da passagem. A manifestação saiu do MASP e terminou em frente à prefeitura de SP.

CONTRA O AUMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO

Estatização do Busão! Passe Livre Já para toda a população!

05 Feb 2011 | Mais um grande ato com cerca de 3500 pessoas se realizou no centro de São Paulo na última quinta-feira, 27/01, contra o aumento da passagem do ônibus. O mesmo cenário começa a se repetir em várias capitais brasileiras como em Brasília, Aracajú, e em Salvador, onde o movimento já (...)