Sexta 26 de Abril de 2024

Internacional

A queda do preço do petróleo e a teoria da renda da terra de Marx

06 Mar 2015 | Este artigo tem a pequena pretensão de se inserir no debate sobre as determinações mais estruturais que levam a formação do preço do petróleo, partindo dos elementos colocados por Marx no livro III do Capital, sua teoria da renda da terra. Fica claro que num pequeno texto como esse (...)

Utilizando o clima de terror deixado pelo atentado

Unidade reacionária europeia: Merkel, Cameron, Rajoy e Renzi marcham no domingo em Paris

11 Jan 2015 | Os chefes de Estado da Alemanha (Angela Merkel), Reino Unido (David Cameron), Estado Espanhol (Mariano Rajoy) e Itália (Matteo Renzi) confirmaram sua participação neste domingo na manifestação convocada pelo governo de Hollande com todos os partidos do regime francês após o (...)

Economia de guerra, produção armamentista e a atual crise mundial do capitalismo

28 Dec 2014 | A indústria bélica constitui um setor importante historicamente para a economia americana, sendo os EUA o país que mais investe nesse setor historicamente. Como e por que isso ocorre?

Perry Anderson: “Podemos e Syriza têm posições muito menos radicais que a direita antissistema”

28 Dec 2014 | Esta quinta-feira se apresentou em Madri a edição em castelhano da revista New Left Review. A apresentação se fez no seminário “Invenção da politica, crise do capitalismo e novos sujeitos políticos na Europa”, organizado pela editora Traficantes de (...)

Declaração Política da Fração Trotskista – Quarta Internacional

Diante do restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos

24 Dec 2014 | Declaração política da Fração Trotskista - Quarta Internacional, frente ao reestabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e EUA.

Após 53 anos, Estados Unidos recomeça relações diplomáticas com Cuba

18 Dec 2014 | Em um discurso nacional, o presidente norte-americano Barack Obama anunciou pessoalmente o fim da política que Washington manteve em relação a Cuba durante os últimos 50 anos, baseada na intenção de desestabilizar o regime castrista por meio do embargo econômico e isolamento (...)

O poeta operário da Foxconn e a voz de uma geração

10 Dec 2014 | Recentemente vieram à tona os poemas de Xu Lizhi, um jovem operário chinês que trabalhava na fábrica onde são montados produtos da Apple, tristemente famosa pelos suicídios de seus operários.

Por trás do regime assassino, estão os planos recolonizadores dos Estados Unidos

17 Nov 2014 | O governo dos Estados Unidos, através da porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, fez um urgente chamado ao governo mexicano e aos milhares que se mobilizam pelos 43 estudantes de Ayotzinapa a “manter a calma durante o processo...”, ante o que considera como “crescentes (...)

Acordos táticos, rivalidades estratégicas

17 Nov 2014 | Para esta reunião, a primeira de projeção internacional sob a presidência de Xi Jinping, o governo chinês preparou cuidadosamente o cenário: suspendeu as aulas, fechou centenas de fábricas, deu férias aos trabalhadores e inundou as ruas com 30.000 policiais e 800.000 voluntários (...)

Esgota-se a paciência

O México que Peña Nieto e o imperialismo não esperavam

11 Nov 2014 | A terceira jornada nacional de 5/11 mostrou que o profundo descontentamento que vem se expressando no último mês deu um salto importante estimulado pela notória desconfiança nas instituições e o questionamento direto ao governo de Peña Nieto (...)

Manifestações e choques com a polícia em protesto pela morte de Rémi Fraisse

09 Nov 2014 | As cidades francesas de Nantes e Toulouse foram o cenário de fortes choques entre a polícia e jovens manifestantes no sábado dia 1 de novembro. Os jovens se manifestavam em repúdio à morte de Rémi Fraisse, o ativista ecologista assassinado no domingo passado por um projétil da (...)

Detidos declararam ter assassinado os normalistas, os pais exigem provas

09 Nov 2014 | Na última sexta-feira, em uma coletiva de imprensa, Jesús Murillo Karam, titular da Procuradoria Geral da República (PGR), anunciou que os detidos pelo caso Ayotzinapa declararam ter assassinado os estudantes desaparecidos, mas esclareceu que ainda que não há identificação dos (...)

O massacre de Iguala, o regime mexicano e as perspectivas da mobilização

08 Nov 2014 | Depois de minimizar e ignorar os fatos, desde o regime agora tratam de pôr panos quentes implementando uma política de controle de danos e unidade nacional, preocupados com que a situação não saia do controle.

Continuidade… com giro (à direita)

07 Nov 2014 | Em outubro, ocorreram as eleições presidenciais no Brasil, Bolívia e Uruguai. Nelas, confirmou-se a continuidade dos governos progressistas nesta parte do continente e a oposição de direita fracassou em impor uma mudança política mais abertamente reacionária. No entanto, os novos (...)

Os estudantes mexicanos como exemplo de luta

07 Nov 2014 | Como parte da terceira ação global por Ayotzinapa, realizou-se outra enorme manifestação na Cidade do México, com ao redor de 30 mil pessoas e onde os estudantes foram o maior contingente, com milhares de jovens de distintas escolas e (...)