Quinta 25 de Abril de 2024

Thiago Flamé





TODAS AS PUBLICAÇÕES

DITADURA MILITAR E IMPUNIDADE À ASSASSINOS E TORTURADORES

Os limites da comissão da verdade e a luta por verdade e pela punição dos responsáveis pela ditadura

04 Apr 2012 | O dia 24 de março, aniversário do golpe de 1976 na Argentina, é tradicionalmente um dia de grandes manifestações. Este ano, dezenas de milhares saíram às ruas em todo o país, sendo que na capital Buenos Aires duas marchas concorrentes foram convocadas, a marcha oficialista do (...)

NACIONAL

A repressão ao Pinheirinho e o problema da moradia no Brasil

29 Feb 2012 | No momento em que escrevemos esse artigo buscando chegar a algumas conclusões mais profundas a partir da luta dos moradores do Pinheirinho, sua situação está longe de ser resolvida. Milhares de pessoas seguem abrigadas em condições degradantes, cinco moradores continuam (...)

NACIONAL

A repressão ao Pinheirinho e o problema da moradia no Brasil

28 Feb 2012 | No momento em que escrevemos esse artigo buscando chegar a algumas conclusões mais profundas a partir da luta dos moradores do Pinheirinho, sua situação está longe de ser resolvida. Milhares de pessoas seguem abrigadas em condições degradantes, cinco moradores continuam (...)

DILMA ENDURECE COM OS TRABALHADORES

É necessário responder com a mobilização independente dos trabalhadores

25 Oct 2011 | Com mais ou menos radicalidade, com enfrentamentos à burocracia sindical ou ainda expressando confiança nesta, respeitando o regime sindical (datas-bases e sindicalismo oficial) ou se mobilizando por fora dele, o fato é que existe um novo fenômeno de ativismo operário, (...)

OPINIÃO

Direita e esquerda em apoio aos bombeiros. Alguma coisa está fora do lugar…

14 Jun 2011 | A mobilização e o motim dos bombeiros reascendeu a polêmica na esquerda brasileira. Esse debate, como muitos outros, não acontece diretamente nas publicações oficiais de algumas organizações, sites e jornais, mas nas listas de e-mail e no facebook ele está presente quase (...)

DEBATE COM A ESQUERDA

A Frente de Esquerda e dos Trabalhadores na Argentina e algumas lições para a esquerda no Brasil

03 Jun 2011 | A FIT demonstra que é possível a unidade entre diferentes organizações, a partir de um programa classista e revolucionário, sem limitar em nenhum aspecto a liberdade de critica e o debate público das diferenças.

ELEIÇÕES

Plínio e o PSOL retomando os erros do passado

17 Sep 2010 | Nessas eleições, uma coisa é inegável: Plínio de Arruda Sampaio está sendo coerente com a sua tradição e com a sua trajetória, através das propostas que apresenta. Por isso, devemos nos questionar se essas posições são as que de fato representam as necessidades mais estruturais dos (...)

4º CONGRESSO DO PT HÁ 30 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

Um Partido que de trabalhadores só conserva o nome

28 Feb 2010 | Em Brasília, os 3.000 delegados do PT ao IV Congresso deixaram claro o conteúdo atual desse partido que surgiu das greves metalúrgicas do ABC. Um partido composto exclusivamente por arrivistas pequeno-burgueses, profissionais, parlamentares e figurões com diversos cargos (...)

A ESQUERDA BRASILEIRA

É preciso uma política para que os trabalhadores se expressem na luta de classes e nas eleições

09 Nov 2009 | A força do governo Lula está no fato de que ele consegue abarcar num mesmo bloco político de apoio ao seu governo os principais capitalistas brasileiros, os representantes dos capitais imperialistas, as organizações operárias e os movimentos (...)

CAMPO

Lula, o agronegócio e a luta pela reforma agrária no Brasil

07 Nov 2009 | Parte dos representantes do agronegócio acusam o governo Lula de incentivar as ocupações de terra. Nada mais injusto: logo depois da ocupação das terras da Cutrale (griladas do estado, diga-se de passagem), Lula saiu em defesa dos seus aliados do agronegócio acusando o MST de (...)

DEBATE COM O PCO

Cada vez mais distante do trotskismo

03 Oct 2009 | Os sectários se recusam a molhar os seus princípios no rio da luta de classes, mas quando a realidade os obriga a fazê-lo, se mostram como verdadeiros oportunistas. Assim, toda a verborragia esquerdista do PCO nos lugares onde não tem nenhuma responsabilidade dirigente, esconde (...)

GREVES OPERÁRIAS

Um primeiro balanço da campanha salarial dos metalúrgicos do estado de São Paulo

25 Sep 2009 | A onda de greves que percorre o país nas campanhas salariais deste segundo semestre enfrentando a intransigência patronal, já é a mais importante desde que Lula assumiu a presidência. Pela primeira vez em anos setores importantes da classe operária industrial entraram em (...)

O SIGNIFICADO DAS REVOLTAS NAS PERIFERIAS E FAVELAS

Por uma campanha de solidariedade e apoio aos moradores de Heliópolis

02 Sep 2009 |

SARNEY:

Crise na democracia dos ricos

12 Aug 2009 | As acusações que pesam contra Sarney são múltiplas e variadas. não é só o apoio do PMDB e do PT, assim como do presidente Lula, o que tem garantido a força do coronel maranhense na presidência do Senado. A oposição burguesa, do PSDB e DEM (ex. PFL), que está à frente das denúncias, não (...)

Nenhuma farsa de reforma política, nem saídas cosméticas para preservar a democracia dos ricos.

Pela imediata dissolução do Senado!

11 Aug 2009 | Não vai ser com medidas cosméticas e em pacto com as oligarquias e os políticos burgueses que essa situação vai ser modificada. É o movimento de trabalhadores que deve encabeçar a luta por uma democracia mais ampla, que permita colocar em discussão as questões mais sentidas pelo (...)

José Sarney no centro dos escândalos

27 Jun 2009 | A novidade da atual crise é que ela atinge em cheio uma das principais figuras políticas da burguesia desde a “redemocratização”: o ex-presidente José Sarney.

A USP na situação nacional

A greve da USP e a sucessão de Lula

27 Jun 2009 | A partir do momento em que o governo Serra terminou de se decidir em transformar a greve dos trabalhadores da USP num exemplo do que será sua política se eleito presidente, invadindo o campus universitário para reprimir os piquetes dos trabalhadores, o próprio PT entrou com (...)

Só os trabalhadores e o povo podem dar uma resposta à crise política do Rio Grande do Sul

16 Jun 2009 | A CPI que está sendo impulsionada pelo PT para provocar o impeachment da governadora tucana, conta com 17 das 19 assinaturas que necessita para ser instalada, contando com duas assinaturas do DEM, partido que supostamente apoia a governadora. Na última pesquisa realizada pelo (...)

O CASO DANIEL DANTAS

Um exemplo de como funciona a democracia dos ricos no Brasil

25 Apr 2009 | "Os laços do PSDB com o PT são tantos que, quando fomos perguntar aos ministros quem gostaria de vir, quase não teve lugar no avião" Declaração de Lula ao governador Aécio Neves por ocasião do velório de Ruth Cardoso, esposa de (...)

REFORMA AGRÁRIA

A crise econômica dará novo vigor à luta pela terra

28 Mar 2009 | No front ideológico dessa longa batalha, os setores mais reacionários da classe dominante brasileira querem fazer os que lutam pela reforma agrária aparecerem como representantes do atraso, enquanto o agro-negócio seria o agente do progresso e da prosperidade. A demanda de terra (...)

CONGRESSO NACIONAL

Um sistema partidário em decomposição

07 Mar 2009 | O escabroso espetáculo que está sendo apresentado pelo Congresso Nacional nos primeiros meses deste ano mostra o nível de decomposição do sistema partidário brasileiro.

DISCUSSÃO COM OS COMPANHEIROS DO PSTU

É preciso uma estratégia para vencer

23 Jan 2009 | Com o inicio da crise no Brasil, as organizações operárias, partidos e sindicatos, começaram a delinear seus programas políticos e métodos de ação.

EDITORIAL

Uma tragédia que se repete, mas não é natural

29 Nov 2008 | O presidente Lula, enquanto sobrevoava Santa Catarina de helicoptero, se mostrou surpreso com o tamanho da “catastrofe”. Para ele, uma das piores que já aconteceram no Brasil. Mas infelizmente, tragédias dessa proporção não são raras em nosso país, nem sequer durante o governo (...)

Mais publicações: