Terça 23 de Abril de 2024

Thiago Flamé





TODAS AS PUBLICAÇÕES

POLÊMICA

PSOL: discurso e realidade de uma política mercado internista

15 Nov 2008 | Na medida em que se aprofunde a crise econômica no Brasil, veremos as divisões entre setores burgueses, que estiveram apenas contidos nos últimos anos em função do crescimento econômico, aumentarem. Essas divisões já se expressam dentro do próprio (...)

POLÊMICA

PSOL defende socorro à burguesia “produtiva” e se cala diante dos ataques aos trabalhadores

31 Oct 2008 | A própria crise está mostrando como a política do PSOL não só é utópica como é também reacionária, pois se não por que os monopólios “produtivos” e inclusive “nacionais” da Votorantin e da Sadia teriam sofrido tantos prejuízos apostando no cassino do mercado financeiro de (...)

ECONOMIA

Um crescimento que se apoiou no aumento da dependência e da exploração

18 Oct 2008 | Enquanto a economia mundial estava em crescimento, nos cansamos de ouvir a ladainha do crescimento sustentado da economia, de que o Brasil estava se tornando menos dependente, de que as reservas de 200 bilhões de dólares seriam um grande seguro contra qualquer ameaça externa, (...)

OS TRABALHADORES BRASILEIROS JÁ COMEÇARAM A PAGAR A CONTA

Lula sai em socorro dos banqueiros

17 Oct 2008 | Na semana em que a crise econômica definitivamente se espalhou para a Europa e pelo mundo, atingiu com força também o Brasil.

MAIS DO MESMO?

Não podemos confiar nos partidos patronais e nessa democracia dos ricos

19 Sep 2008 | No momento em que finalizamos esta edição do Jornal Palavra Operária o mercado financeiro dos EUA tenta desesperadamente escapar de uma quebradeira generalizada de conseqüências que muitos analistas remetem à crise de 1929. Um colapso do sistema financeiro dos EUA arrastaria o (...)

NACIONAL

A hipocrisia eleitoral da burguesia e as contradições do “neoliberalismo lulista”

23 Aug 2008 | Qualquer trabalhador comum não pode deixar de ter uma falta de entusiasmo que tende a zero frente às discussões que tomam conta do país nesse cenário eleitoral. O aumento do custo de vida provocado pela inflação parece realmente ser um problema que não atinge os candidatos dos (...)

NACIONAL

O governo Lula e os crimes da ditadura

19 Aug 2008 | Neste mês de agosto veio novamente à tona a discussão sobre a punição dos culpados de crimes cometidos pelo regime ditatorial no Brasil.

Frente de Esquerda ou Frente Classista e Socialista?

02 Jul 2008 | Para as eleições municipais deste ano, o PSTU, defende a formação de uma Frente de Esquerda junto com o PSOL e o PCB. Em nossa visão a formação desta frente é um grande erro que vai deixar os trabalhadores da Conlutas reféns da política de conciliação de classes do PSOL. Por isso, (...)

NACIONAL

As contradições e fortalezas do neoliberalismo lulista

31 May 2008 | Na opinião de Delfim Neto, ministro do arrocho salarial na época da Ditadura Militar, o “Lula salvou o capitalismo”. Isso por que ele teria garantido a “igualdade de oportunidades”, sem a qual esse sistema de “competição selvagem” seria inaceitável para a sociedade. É claro que esse (...)

1968 NO BRASIL

Estudantes e operários na luta contra a ditadura

14 May 2008 | O golpe militar em 1964 derrotou o ascenso revolucionário que se desenvolvia no Brasil desde 1961 e desencadeou uma forte repressão contra o movimento camponês e operário. Os militares passavam a preparar as bases do “milagre econômico” impondo um enorme arrocho salarial, (...)

AUMENTO DOS PREÇOS

Os trabalhadores serão os principais prejudicados pela inflação

14 May 2008 | A economia brasileira continua crescendo. Nesses primeiros meses de 2008, por exemplo, a indústria automobilista bateu recordes históricos de vendas. A safra de grãos desse ano pode superar todas as marcas anteriores. Mas os primeiros efeitos da crise dos EUA começam a ser (...)

QUESTÃO AGRÁRIA

Por uma reforma agrária radical

24 Apr 2008 | Se continua existindo fome no Brasil (que se agrava com a inflação dos alimentos), é por que a exploração da agricultura está organizada em função do lucro de um punhado de monopólios capitalistas e não em função das necessidades dos trabalhadores e do povo pobre da cidade e do campo. A (...)

HÁ 40 ANOS DO ASSASSINATO DE EDSON LUÍS PELA DITADURA

Esculturas não bastam!

06 Apr 2008 | Dia 28 de março se completaram 40 anos do assassinato de Edson Luís, no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. Entre tantos outros assassinatos e crimes cometidos pelos militares e seus apoiadores, este marcou época, pois foi o estopim do ascenso estudantil e popular contra a (...)

DEBATE COM O PSTU E SUA POLÍTICA DE “FRENTE DE ESQUERDA” COM O PSOL

É necessário superar os métodos da esquerda petista e cutista

06 Apr 2008 | Por vezes, na luta cotidiana, companheiros do PSTU expressam acordo político com nossas críticas ao PSOL e ao seu programa, fazendo parecer muitas vezes que as críticas que fazemos à política do PSTU na Frente de Esquerda são de caráter tático e não (...)

BRASIL TELECOM

Lula promove concentração de capitais nas telecomunicações

06 Apr 2008 | Enquanto escrevemos este artigo, estão em curso os últimos detalhes da negociata que vai criar uma nova mega empresa de telecomunicações com 29,6% do faturamento total das operadoras de telefonia fixa, celulares, banda larga e TV por assinatura. Segundo o governo Lula, a compra (...)

DÍVIDA INTERNA

Uma nova roupagem da dominação imperialista

22 Mar 2008 | O Brasil virou credor externo! Acabou a dependência externa! Governo e oposição comemoraram juntos mais essa mentira. Mas a divida externa não acabou, pelo contrário, continuou aumentando. Bancos e empresas brasileiras se endividaram em dólares, para emprestar em reais ao governo (...)

ECONOMIA

Crescimento sustentado... no aumento da exploração e da precarização

22 Mar 2008 | A divulgação pelo IBGE dos dados relativos ao crescimento da economia brasileira em 2007 trouxe ao país uma nova onda de otimismo e ofuscou as dificuldades que o governo Lula enfrenta no Congresso Nacional. Com o crescimento de 5,4%, menor somente que em 2004, quando o PIB (...)

Pela abertura imediata dos arquivos da ditadura! Punição aos responsáveis pelo golpe militar, pelas torturas e assassinatos!

16 Feb 2008 | A recente decisão da justiça italiana e espanhola, que decretaram mandato de prisão para militares brasileiros que participaram da Operação Condor, trouxe de volta a discussão sobre os anos sombrios da ditadura militar. O fato de que tenha sido necessária uma decisão judicial (...)

O BRASIL NÃO VAI ESCAPAR ILESO DA RECESSÃO AMERICANA

Quem vai pagar a conta da crise?

16 Feb 2008 | Frente a perspectiva de recessão nos EUA, economistas burgueses, apologistas de plantão do sistema capitalista, elaboraram as chamadas teses do descolamento, descolamento da economia mundial em relação à economia dos EUA, que se apoiando no crescimento da China e dos países (...)

EDITORIAL

O mito dos “fundamentos sólidos” da economia brasileira

27 Jan 2008 | Reservas de mais de 180 bilhões de dólares, empresas lucrativas e valorizadas, bancos fortes e mercado interno aquecido. Se apoiando nesses elementos, muitos analistas econômicos, além é claro do governo Lula e do sempre otimista ministro da economia Guido Mantega, têm feito eco (...)

Governos e reitorias reprimem setores que saem à luta

Um chamado à Conlutas e à Intersindical para colocar de pé uma campanha nacional em defesa dos estudantes e trabalhadores

20 Dec 2007 | Em um marco geral de passividade das massas, se desenvolvem algumas lutas importantes, que muitas vezes acabam se isolando da maioria dos trabalhadores que ainda confiam em Lula, que se aproveita disso para tentar avançar com medidas repressivas. Já passa da hora da Conlute, (...)

A integração do PSOL ao regime burguês a necessidade de um instrumento político independente dos trabalhadores

11 Dec 2007 | O eleitoralismo “anti-neoliberal” de Heloísa Helena e do PSOL, que no último período centrou toda sua política nas denuncias contra Renan Calheiros ao Conselho de Ética do Senado e na formação de CPIs, não é somente impotente para combater a corrupção e os ataques do governo (diga-se (...)

Um programa operário independente para armar a Conlutas

11 Dec 2007 | A primeira questão que se coloca e que esteve praticamente ausente nas lutas ao longo do ano é a necessidade de unificar e coordenar as lutas para que nenhuma fique isolada. Ao mesmo tempo, uma das principais necessidades dessa unificação é a luta contra a repressão e em defesa (...)

Duas tendências da situação política em 2007

11 Dec 2007 | A dificuldade para conformar uma base parlamentar sólida, a mesma que esteve na origem do escândalo do mensalão em 2005, paralisou o governo Lula em vários momentos ao longo do ano. A cada votação que o governo propõe, necessita negociar cargos e favorecimentos em separado com cada (...)

CRISE ENERGÉTICA DE FERNANDO HENRIQUE À LULA

A conta sempre é paga pelos trabalhadores e o povo

06 Dec 2007 | No final de outubro, quando a Petrobras impôs um racionamento de 20% na oferta de gás para São Paulo e Rio de Janeiro, gerando desabastecimento do gás oferecido às indústrias e aos veículos, colocou mais uma vez sobre o tapete a crise energética e de infra-estrutura que atinge o (...)

Mais publicações: