Domingo 28 de Abril de 2024

Internacional

Oaxaca

Surge a Coordenação de Mulheres de Oaxaca

10 Sep 2006   |   comentários

No dia 31/8 se constituiu a Coordenação de Mulheres Oaxaquenhas “1 de Agosto” (COMO), em alusão ao dia da ocupação da radio de Oaxaca.

No dia1/9 a quinta mega-marcha convocada pela APPO foi cenário da primeira atuação pública da COMO, gritando suas consignas e agrupando na sua passagem mais mulheres decididas à luta: “Una-se povo, não somos do PRI, somos mulheres lutando por ti. Quando uma mulher avança, não há homem que retroceda. Já caiu, já caiu, Ulises já caiu” retumbaram as ruas de Oaxaca com um tom de voz que, mesmo tendo sido escutado em outras mobilizações, desta vez era uníssono.

No dia 3/9 apresentaram “oficialmente” sua organização perante a plenária da APPO e exigiram formar parte da direção provisória do organismo, para dar conseqüência à luta por suas demandas.

“Basta de opressão, de injustiça, de anti-democracia, de fome, basta de divisionismos que nos tornam débeis frente aos poderosos, unidas em força e coração, comecemos a trabalhar para construir a nova historia de Oaxaca... Que a igualdade não seja um sonho e a democracia possa ser vista à luz do dia” . (Discurso pronunciado no ato da 5ª mega-marcha, dia 1/9/06 em Oaxaca).

A Liga de Trabajadores por el Socialismo – Contra Corriente (LTS-CC), é a organização irmã da LER-QI no México, e também faz parte da Fração Trotskista - Quarta Internacional

Artigos relacionados: Internacional , Mulher









  • Não há comentários para este artigo