Quinta 2 de Maio de 2024

Internacional

México

O povo volta às ruas e enfrenta a repressão

08 Aug 2007   |   comentários

Como há um ano o povo da capital de Oaxaca encabeçado pela Seção 22 do SNTE (sindicato de professores) e a Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO), tomou as ruas para realizar sua Guelaguetza [1] popular. Com uma marcha de mais de um quilómetro, a APPO começou a festa alternativa que até quase um ano era património dos grandes empresários, hoteleiros e magnatas do turismo [2] . Os policiais atacaram o contingente de manifestantes com gás lacrimogêneo, pedras, paus e cacetetes, encontrando a resistência dos jovens e professores que combateram durante quatro horas. Utilizaram, como há um ano, barricadas para se defender, de onde os gases lacrimogêneo voltavam à polícia. Num momento os professores e os jovens tinham o controle da situação e fizeram a polícia retroceder, entretanto, finalmente a policia conseguiu dispersar os manifestantes, com um saldo de 50 feridos, mais de quarenta detidos e até agora dois desaparecidos.

O que começa a ser conhecido como “a batalha do Fortín” e a mega marcha são expressões de que o movimento de Oaxaca, apesar do duro golpe que recebeu no ano passado, está se recompondo. A APPO demonstrou que ainda tem grande influência sobre setores de massas da capital oaxaquenha. O processo do ano passado póde ser interrompido pela repressão e a política das direções, mas não se fechou completamente; as demandas e reivindicações que motorizaram o surgimento da heróica Comuna de Oaxaca seguem vivas: a renúncia do odiado governo repressor Ulisses Ruíz, o fim da pobreza, exploração e marginalização do povo e dos trabalhadores. Dezenas de presos políticos seguem nas prisões do tirano Ulises Ruíz. Este processo de recomposição mostra que a radicalidade das massas oaxaquenhas. Desde a LTS-CC, organização irmã da LER-QI no Mèxico, nos colocamos ao lado da APPO em sua luta pela aparição com vida dos desaparecidos, liberdade aos presos políticos, punição aos culpados pela repressão e o assassinato de dezenas de lutadores e pela saída do aparato repressivo, em particular do exército do estado.

Abaixo Ulisses Ruíz!

Viva a luta da APPO e o povo de Oaxaca!

Traduzido por Clarissa Lemos

A Liga de Trabajadores por el Socialismo – Contra Corriente (LTS-CC), é a organização irmã da LER-QI no México, e também faz parte da Fração Trotskista - Quarta Internacional

[1Festa tradicional de Oaxaca onde as distintas etnias apresentam seus usos e costumes, mediante suas danças tradicionais, sua indumentária e sua gastronomia.

[2Quando a Comuna de Oaxaca estava em seu melhor momento, o magistério e as organizações conseguiram boicotar a Guelaguetza organizada pelo governo e impor em seu lugar a Guelaguetza popular.

Artigos relacionados: Internacional









  • Não há comentários para este artigo