Domingo 28 de Abril de 2024

Internacional

Oaxac

Em Oaxaca, manda a APPO. Viva a Comuna de Oaxaca

10 Sep 2006   |   comentários

No sábado 9/9 chegamos a Oaxaca para o Encontro Estudantil convocado pela APPO, na qual participaram 1.000 estudantes de todo o país. Além de apoiar a luta do povo de Oaxaca, uma das principais resoluções foi impulsionar uma Organização Nacional Estudantil.

Durante a viagem já se via a organização da APPO. Desde que subimos no ónibus havia ameaça de uma emboscada, e foram organizadas comissões de vigilância. A APPO nos colocou as medidas elementares que deveríamos seguir. Quando chegamos a partir da Radio Lei (a lei do povo organizado) que cobre todo o Estado, nos deu as boas-vindas ao Encontro com canções sobre a luta dos professores. Nos deram café da manhã, mas a comida foi pouca, então anunciaram pela radio chegaram as mulheres com comida e água para todos. Daí fomos à Universidade, onde nos pediram que não saíssemos de noite. Percorremos as barricadas com um membro de segurança da assembléia, porque os para-militares rondam toda noite com armas, do campus se ouviam as detonações. A situação está muito tensa, porém a organização e o apoio são impressionantes.

Oaxaca em cifras

”¢ É o quinto maior estado do país
”¢ Com uma população de mais de 3.500.000 habitantes (3,5% do total do país).
”¢ É um dos estados com maior população indígena (32% do estado).
”¢ 47,6% da população empregada têm renda inferior ao salário mínimo e 20,8% iguala.
Ӣ Contribui com 1,6% do Produto Bruto Interno mexicano.

A Liga de Trabajadores por el Socialismo – Contra Corriente (LTS-CC), é a organização irmã da LER-QI no México, e também faz parte da Fração Trotskista - Quarta Internacional

Artigos relacionados: Internacional , Juventude









  • Não há comentários para este artigo