Sábado 27 de Abril de 2024

Guerra no Oriente Médio

2

Economia de guerra, produção armamentista e a atual crise mundial do capitalismo

28 Dec 2014 | A indústria bélica constitui um setor importante historicamente para a economia americana, sendo os EUA o país que mais investe nesse setor historicamente. Como e por que isso ocorre?

Resistência curda na Síria altera a postura dos EUA

22 Oct 2014 | A alteração na postura da Turquia e dos EUA, pela primeira vez entregando armas aos milicianos curdos, responde aos temores de que esta guerra reacionária desate forças desestabilizadoras muito além da guerra civil síria no Oriente (...)

As tensões entre Obama e Erdogan em meio aos protestos contra o governo turco

08 Oct 2014 | Depois de dois meses de bombardeios da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque, a operação idealizada por Washington tropeça em suas próprias contradições

Parlamento turco permite Exército cruzar a fronteira com a Síria

06 Oct 2014 | O Parlamento turco aprovou dar “permissão a seu Exército para combater grupos terroristas” nos territórios da Síria e do Iraque. Isto implica também que outras potências estrangeiras poderão utilizar bases militares turcas na luta contra o Estado (...)

A “desunião coordenada” de Obama e os equívocos estratégicos em tempos de declínio hegemônico

30 Sep 2014 | Em meio à acentuação da crise de refugiados curdos na fronteira da Síria com a Turquia, e as crescentes evidências de que sem a intervenção militar com destacamento de tropas terrestres, os bombardeios aéreos contra o Estado Islâmico na Síria acabam por ajudar o regime de Bashar (...)

De volta à “Guerra ao Terror”

24 Sep 2014 | Estamos nesse momento diante de uma tentativa de repetição de um fato histórico, que já na primeira vez irrompeu como farsa. E agora “renasce”, portanto, duplamente farsesco, ainda que com outra roupagem. Trata-se dos novos bombardeios protagonizados pelo imperialismo (...)

GUERRA DO IRAQUE

Obama: um presidente débil para tempos turbulentos

22 Sep 2014 | Obama acaba de dar um passo decisivo para a intervenção na guerra civil na Síria, um complexo quebra-cabeças tecido por rivalidades e alianças regionais, para o qual nenhum analista sério prevê uma resolução rápida. Provavelmente, esta decisão comprometerá não somente o que resta da (...)

Os bombardeios no Iraque e as incertezas da nova guerra dos EUA

17 Sep 2014 | Nesta segunda-feira (15/9) realizou-se em Paris a reunião de países para orquestrar a coalizão de ataque contra o grupo jihadista sunita Estado Islâmico (EI) no Iraque. Trinta países participantes da “Conferência Internacional sobre a Paz e a Segurança no Iraque” se comprometeram a (...)