Sexta 26 de Abril de 2024

Juventude

NÃO À CRIMINALIZAÇÃO DOS PROTESTOS!

Liberdade aos detidos e aos presos políticos!

12 Jul 2014   |   comentários

Às vésperas da final da Copa do Mundo a polícia do Rio de Janeiro está levando a cabo a detenção de dezenas de ativistas. Foram expaedidos ao menos 26 mandatos para detenção de ativistas

Às vésperas da final da Copa do Mundo a polícia do Rio de Janeiro está levando a cabo a detenção de dezenas de ativistas. Foram expaedidos ao menos 26 mandatos para detenção de ativistas, mas circulam nas redes sociais informações que chegariam a 60. Vários destes mandatos com duração de 5 dias, buscando cercear o direito à manifestação no dia da final da Copa do Mundo. Estas detenções arbitrárias e ilegais recaem sobre ativistas que a polícia presume que cometeriam algum crime em manifestação por que são conhecidos de outras manifestações ou porque foram detidos em alguma manifestação, tal como foram centenas senão milhares de cariocas desde junho do ano passado. Na verdade, estão buscando criminalizar o direito ao protesto e não há motivo que não está arbitrariedade e ilegalidade para estas detenções.

A mesma polícia que deixa comprovados cambistas ligados à Fifa, empresários e governos como Raymond Wheland evadir-se, está promovendo uma grande operação para tentar colocar medo nos ativistas, vários deles estudantes e professores.

Entendemos esta nova ação da polícia do Rio, que é rápida em buscar incriminar manifestantes, mas deixa inúmeros casos de autos-de-resistência sem resposta e sem investigação, no marco de medidas arbitrárias que foram tomadas em São Paulo, Belo Horizonte, e outras cidades contra manifestantes. Todos os governos, independente da filiação partidária (PSDB, PSB, PT, PMDB) não pouparam esforços em buscar transparecer uma calma e euforia com esta Copa do Mundo feita à medida dos lucros dos empresários. Esta calma foi construída não só pela expectativa e diversão dos trabalhadores brasileiros com o futebol mas também amedrontando manifestantes com imenso aparato policial e militar para mostrar aos chefes de Estado e ao imperialismo a capacidade do Extado brasileiro de garantir as negociatas e repressão no território nacional.

Exigimos a imediata liberdade de todos detidos do Rio, fim de todos inquéritos ligados a manifestantes, e que todos manifestantes que seguem presos como Fábio Hideki em São Paulo sejam liberados imediatamente!

Artigos relacionados: Juventude , Rio de Janeiro









  • Não há comentários para este artigo