Sexta 26 de Abril de 2024

Internacional

LANÇAMENTO DO BLOG CUBA REVOLUÇÃO

Um instrumento para lutar em defesa da Revolução Cubana e suas conquistas fundamentais!

05 Feb 2011   |   comentários

Atualmente passamos por um importante momento político em Cuba, o governo de Raul Castro, com o aval de Fidel, convocou um VI Congresso do Partido Comunista Cubano (PCC) e lançou uma plataforma base para atacar a economia planificada e os trabalhadores. Isso deixa claro que da Revolução Cubana como nunca. Desde o blog Cuba Revolução queremos intervir na medida de nossas pequenas forças, aportando no sentido de aprofundar o debate e avançar um programa que possa golpear as bases de apoio do processo de restauração capitalista que assola as conquistas fundamentais da Revolução Cubana.

O imperialismo se esforça para passar medidas chamadas de “abertura econômica e política”; tentam na verdade recolonizar Cuba através de uma democracia de caráter burguês, ou seja, a democracia exclusiva aos ricos e a serviço do próprio imperialismo que é senhor da burguesia gusana exilada em Miami. Já a burocracia do PCC, antes de apresentar uma saída aos planos do imperialismo em defesa das conquistas da revolução, combina uma plataforma que abre espaço para o capitalismo na economia cubana, através de medidas de abertura ao mercado e ataques à classe trabalhadora, com a manutenção do regime, governado pela burocracia em função de seus próprios interesses, isso como suposta defesa dos interesses da “pátria socialista” como gostam de dizer. Não por acaso a palavra pátria significa terra paterna, os burocratas enganosamente se dizem “pais imortais” da revolução e usurpam a classe trabalhadora e o povo cubano como o pai que por pretensos interesses do filho o impede de ter uma vida independente. Dizem que sabem os interesses da classe trabalhadora cubana melhor que os próprios trabalhadores e que por isso a auto-organização e a democracia proletária deve ser impedida. Justificam o plano de 500 mil demissões, as concessões ao mercado e a retirada de direitos sociais e trabalhistas (conquistas históricas da revolução) falando em socialismo do século XXI mas, como fica evidente pelo próprio caráter dessas resoluções, na verdade só abrem espaço à restauração capitalista em Cuba.

É justamente para combater esses dois pilares fundamentais da restauração capitalista em Cuba que lançamos o blog Cuba Revolução. E qual seria a via de combater o imperialismo, mas também a burocracia governante cubana senão pela atuação independente dos trabalhadores cubanos? Qual seria a via para reverter as demissões, a retirada dos direitos sociais e trabalhistas advindos da revolução senão com o controle operário sobre todos os aspectos da vida econômica, a revisão de todas as concessões ao “mercado” e ao capital estrangeiro adotadas desde o “período especial”, segundo o que seja compatível com o fortalecimento da economia nacionalizada, e um plano centralizado e democraticamente decidido, em função dos interesses dos trabalhadores?

Qual seria a forma de concretizar o controle dos trabalhadores sobre a produção sem a mais ampla democracia operária, incluindo o direito dos trabalhadores a organizar-se sindicalmente sem a tutela do PCC, com liberdade para os partidos que defendam a revolução na perspectiva de uma revolução política que, expulsando do poder à burocracia, instaure um regime operário revolucionário baseado nas organizações democráticas das massas?

Não existe outra saída e achamos que esse deve ser o programa levantado pelos que lutam pelo socialismo como via para a emancipação humana. O verdadeiro socialismo revolucionário que não luta pela “patria socialista” senão pelo fim de todas as pátrias através de uma revolução socialista internacional que finde as fronteiras nacionais, os preconceitos xenófobos e a exploração do homem pelo homem, esses sim verdadeiros interesses das fronteiras internacionais. E esse é o motivo profundo pelo qual nos dedicamos a lutar contra a restauração capitalista em Cuba, o exemplo que esta revolução significou e significa, apesar de deformada por suas direções pequeno-burguesas, para as massas trabalhadoras na América Latina e no mundo todo. E sabemos que o seu futuro é inseparável das lutas das massas na região e no mundo, assim Cuba deve ser um verdadeiro pontal da luta contra o imperialismo e a exploração capitalista, que deve existir na perspectiva de construir uma Federação Socialista de Repúblicas da América Latina.

Pela magnitude da tarefa achamos que o blog deve oferecer informações, abordar os distintos aspectos da historia, da vida econômica, cultural e social de Cuba. Também estará aberto ao debate com outras tendências e autores, cubanos ou do exterior.

Assim convidamos todos a conhecer essa ferramenta que, apesar de modestas forças, se propõe ao debate sobre uma tarefa de suma importância para a classe trabalhadora internacional!

Os que editamos Cuba Revolução somos militantes da Liga Estratégia Revolucionária (LER-QI, Brasil), do Partido de Trabalhadores Socialista (PTS, Argentina), da Liga de Trabalhadores pelo Socialismo (LTS-CC, México), da Liga de Trabalhadores pelo Socialismo (LTS, Venezuela), da Liga Obrera Revolucionária (LOR-CI, Bolívia), da Liga pela Revolução Socialista (LRS, Costa Rica), do Partido de Trabalhadores Revolucionários (PTR, Chile), da Clase contra Clase (Estado Espanhol) e de outros países da América Latina e Europa, que confluimos em uma corrente internacional, a FT-QI (Fração Trotskista pela Quarta Internacional). Lutamos por um reagrupamento da vanguarda operária e da juventude em torno a um programa de classe à altura da atual crise capitalista mundial e de maneira independente de toda variante de colaboração com a burguesia, pois não há outra saída histórica ante a crise do sistema capitalista que a toma do poder pelos trabalhadores para construir o socialismo a nível internacional.

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE

Artigos relacionados: Internacional









  • Não há comentários para este artigo