Sexta 19 de Abril de 2024

Especial Cuba

LANÇAMENTO DO BLOG CUBA REVOLUÇÃO

Um instrumento para lutar em defesa da Revolução Cubana e suas conquistas fundamentais!

05 Feb 2011 | Desde o blog Cuba Revolução queremos intervir na medida de nossas pequenas forças, aportando no sentido de aprofundar o debate e avançar um programa que possa golpear as bases de apoio do processo de restauração capitalista que assola as conquistas fundamentais da Revolução (...)

LIT E SEU PROGRAMA PARA CUBA

Novamente enterrando em vida as conquistas da revolução

02 Dec 2010 | Em um artigo publicado pela LIT intitulado Cuba: em nome do socialismo demitem 500.000 trabalhadores estatais, esta organização novamente comete os mesmos erros que já estão se transformando em parte do seu perfil político. A caracterização que esta organização faz de que estaria a (...)

PLATAFORMA DE ATAQUE CONTRA A ECONOMIA NACIONALIZADA E OS TRABALHADORES

Raúl convoca ao VI Congresso do PCC para "plebiscitar" seu plano econômico

18 Nov 2010 | A direção cubana convoca um novo Congresso do Partido Comunista pela primeira vez em 13 anos. O cenário é uma aguda crise econômica, com o governo de Raúl Castro tentando aprofundar seu plano de reformas e severos ajustes em meio a tensões (...)

DEBATE

LIT e seu programa frente as 500 mil demissões em Cuba:Novamente enterrando em vida as conquistas remanescentes da revolução

01 Nov 2010 | Como não poderia deixar de ser, após insistir neste erro sobre a apreciação do caráter do Estado cubano hoje, que deveria partir necessariamente de uma justa compreensão sobre em que ponto estaria o processo de tentativa de acelerar os ataques por parte da burocracia governante, (...)

DECLARAÇÃO DA FRAÇÃO TROTSKISTA

Cuba: Um programa para defender as conquistas da revolução contra o bloqueio imperialista e os planos de restauração da burocracia.

30 Sep 2010 | É uma tarefa prioritária para os que se reivindicam marxistas revolucionários defender um programa político claro e uma estratégia para derrotar os planos de restauração capitalista, seja esta ameaça vinda pela via da “restauração democrática” alimentada pelo imperialismo, seguindo o (...)

É PRECISO DEFENDER AS CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO CUBANA E DERRUBAR A BUROCRACIA

Não às 500 mil demissões em Cuba

16 Sep 2010 | O governo cubano e a Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) anunciaram esta semana a confirmação da demissão de 500.000 servidores públicos até março de 2011, um ataque histórico da burocracia castrista aos trabalhadores.

CUBA EM MEIO À PRESSÃO IMPERIALISTA E OS ATAQUES DA BUROCRACIA CASTRISTA: UMA POLÊMICA COM A LIT/PSTU

Mais uma luta não dada

12 Aug 2010 |

CUBA

Após a liberação dos dissidentes, o castrismo prepara um novo ajuste contra as massas

25 Jul 2010 | Diversas notícias, anúncios e rumores em torno da política cubana confirmam o que sustentávamos em artigos anteriores com respeito a que a libertação dos presos políticos cubanos negociados com a Igreja Católica e o governo espanhol, indicavam uma concessão frente ao imperialismo (...)

LIBERTAÇÃO DE 52 PRESOS POLÍTICOS EM CUBA

O que é negociado em Havana?

09 Jul 2010 | Moratinos, o Ministro de Relações Exteriores da Espanha se reuniu na Ilha com o chanceler Rodrigues e Raul Castro, além do Arcebispo de Havana. No marco da longa greve de fome mantida por Guillermo Fariñas, cujo estado de saúde era crítico, foi anunciado o importante acordo para a (...)

INTERNACIONAL

Seguimos em defesa das conquistas da revolução cubana!

06 Jun 2010 | O debate sobre a questão cubana continua aberto e é chave para os revolucionários, já que se trata de uns dos poucos bastiões –que ainda que deformado, se mantêm- das conquistas revolucionárias das massas latino-americanas. – HISTÓRICA REUNIÃO COM A IGREJA CATÓLICA: RAUL CASTRO COM (...)

CUBA

Histórica reunião com a Igreja Católica: Raul Castro com os inimigos da Revolução Cubana

27 May 2010 | Em um fato inédito, na quinta-feira, 20 de maio, Raúl Castro reuniu-se com a máxima hierarquia católica cubana.

INTERNACIONAL

Em defesa das conquistas da revolução cubana

23 Apr 2010 | A Revolução Cubana foi a primeira e até agora a única revolução socialista triunfante em nosso continente. A derrota da ditadura de Fulgêncio Batista, a expropriação da burguesia e dos latifundiários, foram um acontecimento extraordinário que inspirou uma geração de lutadores (...)

UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA COM A LIT/PSTU

Qual o programa para Cuba?

10 Apr 2010 | Nas últimas semanas temos visto uma crise política em Cuba que está trazendo grandes contradições para o governo comandado por Raúl Castro. A morte de um preso opositor por greve de fome incentivou a mesma prática por outros dissidentes do regime, desatando um enfrentamento entre (...)

CUBA: AS DECLARAÇÕES DE SILVIO RODRÍGUEZ

O regime político em discussão: a burocracia pode se auto-reformar?

07 Apr 2010 | É um fato de muita repercussão, que em 26 de março o famoso cantor cubano Silvio Rodríguez tenha apresentado em público seu novo disco “Segunda Cita”. Realizado a poucos meses das festas pelos 50 anos de aniversário da revolução, sua temática é a situação interna da (...)

DECLARAÇÃO DA LIGA ESTRATÉGIA REVOLUCIONÁRIA - QUARTA INTERNACIONAL

Abaixo o bloqueio imperialista à Cuba! Em defesa da Revolução Cubana, contra a burocracia castrista!

06 Apr 2010 | A burocracia derruba a cada passo as conquistas da revolução que diz defender e o apoio político que lhe dão os “amigos de Cuba” só ajuda nesta tarefa destrutiva. A única saída verdadeiramente possível e progressiva é a mobilização independente das massas cubanas, que enfrente o (...)

AMÉRICA LATINA

A visita de Lula a Cuba e as iniciativas da burguesia brasileira pela restauração capitalista

11 Mar 2010 | A recente visita de Lula a Cuba esteve marcada por intensa polêmica nacional e internacional pela falta de condenação do presidente ao regime cubano quando morria um preso político, Orlando Zapata.

EM MEIO ÀS PRESSÕES RESTAURACIONISTAS EM CUBA

As “portas abertas” da OEA

24 Jun 2009 | Foi aprovada no dia 06 de Junho a suspensão do veto a Cuba. Tanto Chávez e Morales quanto Fidel Castro, apesar de ter se negado a aceitá-la festejam a votação como uma “grande vitória” dos países latino-americanos contra o imperialismo. É preciso ver que essa medida não contraria os (...)

CAMPANHA

Contra a restauração capitalista em Cuba

02 Jul 2008 | Fidel e Raúl Castro impulsionam medidas de inserção do capitalismo, atacando as conquistas da revolução cubana. Esse processo de restauração capitalista “pacífica” conta com grandes aliados no continente.

CUBA

Polêmica com a esquerda latino-americana

24 Apr 2008 | Na América Latina há o sentimento de simpatia em relação a Cuba pela sua resistência ao imperialismo e pelas conquistas no terreno da saúde e da educação. É neste sentimento que se apóiam as correntes da esquerda populista e os débeis partidos comunistas para sustentar uma posição de (...)

ESPECIAL

Aonde vai Cuba?

24 Apr 2008 | Há quase 50 anos da revolução que pôs fim à ditadura de Batista e com o status de semicolonia do imperialismo norte-americano, Cuba se encontra na encruzilhada. O distanciamento efetivo de Fidel Castro do poder e a posse de um novo governo encabeçado por seu irmão, Raúl Castro, (...)

Cuba

Polêmica com a esquerda latino-americana

16 Apr 2008 | Na América Latina há um grande sentimento de simpatia entre as massas populares e a juventude em relação a Cuba pela sua resistência frente à hostilidade permanente do imperialismo.

CUBA

1959: O que foi a revolução cubana?

16 Apr 2008 | No próximo 1º de janeiro se completarão 50 anos do derrubada da sangrenta ditadura de Fulgencio Batista, marcando o triunfo da Revolução Cubana, que pouco depois daria lugar ao primeiro Estado operário da América Latina. Este processo despertou o entusiasmo de gerações em nosso (...)

FRENTE À RENÚNCIA DE FIDEL

Cuba novamente na encruzilhada

07 Mar 2008 | O recente afastamento de Fidel Castro do poder em Cuba em favor da ascensão de seu irmão, Raúl Castro, outrora dirigente das FAR (Forças Armadas Revolucionárias) inaugurou uma discussão internacional sobre o futuro da ilha. Apesar do poder ter sido mantido na cúpula do PCC, e da (...)

A RENÚNCIA DE FIDEL

Cuba depois de Fidel

28 Feb 2008 | No dia 19 de fevereiro Fidel Castro renunciou formalmente à presidência de Cuba através de uma carta publicada no diário oficial Granma, cargo que havia abandonado provisoriamente em julho de 2006 após um grave problema de saúde. Desde então, seu irmão Raul Castro vem exercendo a (...)

AS OPINIÕES DA ESQUERDA ARGENTINA DIANTE DA RENÚNCIA DE FIDEL

Respaldo, conselhos e vaticínios locais

21 Feb 2008 | Artigo do jornal Página 12 sobre as posições da esquerda argentina diante da renúncia de Fidel Castro.

Mais publicações:
  • 1
  • 2