Quinta 28 de Março de 2024

Nacional

Nesta quarta-feira, lançamento do portal EsquerdaDiário.com.br

23 Mar 2015 | Na próxima quarta-feira será lançado o portal EsquerdaDiário, um portal de notícias e ideias de esquerda. Reproduzimos abaixo a apresentação do site para os leitores do Palavra Operária conhecerem o novo projeto.   |   comentários

Na próxima quarta-feira será lançado o portal EsquerdaDiário, um portal de notícias e ideias de esquerda. Reproduzimos abaixo a apresentação do site para os leitores do Palavra Operária conhecerem o novo projeto.

Esquerda Diário é o primeiro diário digital da esquerda latino-americana, editado em espanhol e português. Nascemos como uma mídia de esquerda, dos trabalhadores, necessária para desvendar as mentiras dos poderosos e dar voz aos que não têm espaço nos meios massivos tradicionais.

É necessário um novo diário para informar-se pela esquerda sobre a política, a economia, o mundo operário, a cultura, a arte, e a vida cotidiana. Cobrindo também a realidade dos seus sindicatos, dos movimentos sociais, das mulheres, do movimento LGTB e da juventude.

Os principais meios de comunicação do país são dominados pelos interesses do capital e seus governos subservientes. Imprensas como O Globo, o Estadão, a Folha de São Paulo, Veja etc. se tornaram poderosos apoiando (ou sendo complacente) a ditadura militar, e hoje são defensoras de um país neoliberal onde reine as privatizações e o trabalho precário. Junto com os governantes, são responsáveis pela naturalização das condições subumanas em que vivem a maioria da população nas favelas e nas filas dos hospitais. Contribuem para que o povo não se levante contra a violência policial, a péssima qualidade das escolas e a falta d’água etc. Legitimam a violência contra os negros, os sem-terra e os povos indígenas.

Os formadores de opinião do PT (jornalistas, intelectuais, líderes sindicais e populares) criticam as posições mais neoliberais e tucanas dos grandes meios de comunicação e tentam impulsionar mídias alternativas pela internet ou mais recentemente com a proposta de um canal petista de televisão. Assim, fizeram-se conhecidos sites e blogs como a Carta Capital, a Agência Carta Maior e os blogs de Paulo Henrique Amorim e Luís Nassif, que compõem os “carros chefes” da chamada “blogsfera petista”.

Entretanto, apesar de se intitular como uma suposta visão “independente” das grandes mídias que defendem os interesses dos ricos, a bolgsfera petista, ao estar atrelada ao governo do PT, é incapaz de transmitir um ponto de vista realmente independente. Como o governo do PT não reviu nenhuma das privatizações tucanas, manteve os privilégios dos grandes monopólios e do agronegócio, aprofundou o trabalho precário, em nada mudou a péssima qualidade dos serviços públicos ou a brutal violência policial e seguiu privando índios, sem-terra, mulheres, LGBTs e negros(as) dos seus direitos mais elementares, é impossível querer ao mesmo tempo estar ao lado desse governo e expressar os interesses e as demandas da maioria da população que sofre com essa realidade.

Esquerda Diário se propõe a ser um meio de comunicação que possa crescer ao ponto de se colocar como uma alternativa tanto aos grandes meios tucanos como petistas, pois ainda que a partir de distintas formas e pontos de vista, ambos estão a serviço das classes dominantes. Nos propomos a criar uma corrente de opinião que possa oferecer uma visão verdadeiramente crítica da sociedade em que vivemos, um ponto de vista dos trabalhadores, da juventude e do povo pobre que lutam por suas demandas mais sentidas e para dar soluções de fundo para os problemas estruturais do país, e que por isso inevitavelmente se chocam contra o governo petista, os oposicionistas tucanos e seus respectivos aliados.

Esquerda Diário é uma iniciativa aberta às notícias e aos debates sobre a esquerda em todo o mundo. Contamos com a participação de jornalistas e colunistas especializados e apostamos na contribuição coletiva de dezenas de correspondentes no Brasil, na América Latina e na Europa. Nossas páginas estão abertas para somar colaboradores e colaboradoras. Queremos ampliar esta rede nacional e internacional com o anseio de impulsionar uma esquerda dos trabalhadores em todo o mundo.

Nós, da Liga Estratégia Revolucionária, que chegamos a dezenas de milhares de pessoas todos os meses através do site Palavra Operária, com a vontade de quem busca estar na linha de frente das greves e das manifestações de rua que vêm sacudindo o país nos últimos anos, agora queremos chegar a centenas de milhares com a Esquerda Diário. Nosso objetivo é difundir informação e ideias que possam contribuir na formação de uma nova geração militante no movimento operário e na juventude.”

Artigos relacionados: Nacional









  • Não há comentários para este artigo