Sexta 26 de Abril de 2024

Internacional

Plenária com dirigente do grupo Clase Contra Clase - Fração Trotskista

24 Mar 2007   |   comentários

No último dia 17 de março, a Liga Estratégia Revolucionária ’ Quarta Internacional realizou uma atividade aberta com a presença de Salvador Lou, dirigente do grupo Clase contra Clase do Estado Espanhol, organização integrante da Fração Trotskista - Quarta Internacional. O tema da discussão foi "Marxismo Revolucionário ou ’Socialismo do século XXI’ Chavista" e contou com a presença de cerca de 90 pessoas, entre trabalhadores e estudantes.

A exposição do camarada iniciou com o processo histórico de decadência da hegemonia norte-americana e os empecilhos e contradições que impedem a União Européia de se consolidar como um bloco político e económico com capacidade de competir em iguais termos com os Estados Unidos. Traçando um panorama de conjunto pela atual situação internacional, abordou-se o fracasso da política externa belicista norte-americana no Oriente Médio, a disputa pela manutenção de sua hegemonia e pelo petróleo. Além disso, discutiu-se como tarefa dos revolucionários hoje responder às novas mediações, das quais o chavismo constitui-se como a mais importante, que atuam como um obstáculo para o avanço em chave revolucionária da classe trabalhadora e das massas.

Através de parcerias público-privadas, governos de tipo nacionalista-burgueses light, como o de Hugo Chávez, vêm buscando mais autonomia para as burguesias nacionais na administração dos recursos naturais, sem que haja uma melhoria concreta na qualidade de vida e nas condições de trabalho da população e sempre evitando perdas às multinacionais. O companheiro apontou os limites da política de Chávez, que se diz antiimperialista sem romper com o capital financeiro internacional, que se diz socialista sem romper com a propriedade privada - uma falácia vazia intitulada "Socialismo do Século XXI". O companheiro concluiu colocando como tarefa estratégica das organizações que reivindicam a reconstrução da IV Internacional responder ao fenómeno de nacionalismo burguês chavista. Como parte deste esforço consciente que os revolucionários devem realizar, foi ressaltada a importância da campanha internacionalista dirigida à LIT-QI, CRCI e POR boliviano sobre a questão da Venezuela.

A atividade foi de extrema importância para nossa organização e para os independentes ali presentes, apresentando uma discussão bastante complexa de maneira sintética e bastante compreensível, ganhando a atenção dos companheiros presentes.

Artigos relacionados: Internacional









  • Não há comentários para este artigo