Sexta 26 de Abril de 2024

México

Revolução Mexicana e as mulheres

Dolores Jiménez y Muro: Quem é esta mulher?

20 Dec 2014 | A fotografia que ilustra este artigo é, talvez, uma das mais famosas da Revolução mexicana iniciada em 1910. Na fotografia há apenas uma mulher, freqüentemente invisível atrás de Pancho Villa e Emiliano Zapata. Quem é esta (...)

Trabalhadores e jovens em ato contra o desaparecimento dos 43 estudantes mexicanos

16 Dec 2014 | Os jovens e trabalhadores cortaram a Av. Paulista e com as fotos dos estudantes desaparecidos nas mãos, contaram até 43 e exigiram “Vivos os levaram, vivos os queremos!”.

México: avançam na criminalização do protesto social

04 Dec 2014 | Os legisladores do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Partido Ação Nacional (PAN) e Partido Verde Ecologista do México (PVEM) incluíram na ordem do dia da segunda-feira na Câmara dos Deputados um ditame de reforma constitucional que define o direito à “mobilidade (...)

O “México Insurgente” de John Reed cem anos depois

02 Dec 2014 | Há cem anos o jovem jornalista americano John Reed lançava seu primeiro livro, "México Insurgente", sobre a revolução camponesa no México. Sua obra segue sendo um dos mais importantes relatos dessa importante luta.

México: a barbárie capitalista é resultado da maldita recolonização

30 Nov 2014 | A militarização da luta contra o narcotráfico desde os governos do PRI dos anos 1970 – quando se realizaram as queimadas das colheitas no marco da “Operação Condor” – respondeu aos ditames de Washington, que colocou o tráfico de drogas como um de seus grandes “inimigos públicos”. Com (...)

20N mexicano: um ponto de inflexão para o governo

30 Nov 2014 | O massivo grito de "Fora Peña Nieto!" que ecoou nas ruas e praças do país fazem perceber a magnitude da crise que enfrenta o governo; fazia lembrar o "Fora Collor!" no Brasil, em 1992, e "Fora todos!" na Argentina, em (...)

No México, marcharam milhares de trabalhadores pelos 43 estudantes desaprecidos

24 Nov 2014 | Na Jornada Global em Solidariedade com Ayotzinapa, que se realizou neste 20 de novembro, sindicatos da União Nacional dos Trabalhadores (UNT) pararam os trabalhos e se somaram às mobilizações no centro da Cidade do (...)

20N: Massiva mobilização por Ayotzinapa

21 Nov 2014 | No marco do novo escândalo da luxuosa “casa branca” de Angélica Rivera, a primeira dama, sem novidade na busca pelos estudantes normalistas, a crise do governo de Peña Nieto se aprofunda.

México: o movimento nas ruas e a luta contra Peña Nieto

21 Nov 2014 | Todo o reacionário do estado capitalista se concentra no acionar mancomunado das instituições estatais, os paramilitares e os narcotraficantes, que atuam como verdadeiras tropas de choque contra os ativistas sociais.

Detidos declararam ter assassinado os normalistas, os pais exigem provas

09 Nov 2014 | Na última sexta-feira, em uma coletiva de imprensa, Jesús Murillo Karam, titular da Procuradoria Geral da República (PGR), anunciou que os detidos pelo caso Ayotzinapa declararam ter assassinado os estudantes desaparecidos, mas esclareceu que ainda que não há identificação dos (...)

O massacre de Iguala, o regime mexicano e as perspectivas da mobilização

08 Nov 2014 | Depois de minimizar e ignorar os fatos, desde o regime agora tratam de pôr panos quentes implementando uma política de controle de danos e unidade nacional, preocupados com que a situação não saia do controle.

Os estudantes mexicanos como exemplo de luta

07 Nov 2014 | Como parte da terceira ação global por Ayotzinapa, realizou-se outra enorme manifestação na Cidade do México, com ao redor de 30 mil pessoas e onde os estudantes foram o maior contingente, com milhares de jovens de distintas escolas e (...)