Sexta 26 de Abril de 2024

Ruth Werner, PTS





TODAS AS PUBLICAÇÕES

ELEIÇÕES ARGENTINAS

A Frente de Esquerda e dos Trabalhadores fez uma eleição histórica

06 Nov 2013 | Neste sentido, o dado relevante dos comícios de 27 de outubro, de transcendência histórica, foi a grande eleição da FIT que obteve uma bancada de deputados no Congresso.

UM NOVO MOMENTO DOS TRABALHADORES NA AMÉRICA LATINA

O retorno do sujeito perigoso

19 Jul 2013 | Em apenas oito meses, mudou por completo o cenário da luta de classes na América Latina, destacando-se a intervenção da classe operária como um dos eixos do processo social.

FRENTE ÀS INUNDAÇÕES NA ARGENTINA

A tormenta é natural, os mortos e o desastre não

05 Apr 2013 | A história da Argentina dos anos kirchneristas bem que poderiam ser contada através dos crimes sociais que se produziram sob seus governos. Cromañón [discoteca de Buenos Aires na região de Once, que deixou 194 mortos e quase 1500 feridos] no final de 2004, o Masacre do Once (...)

ARGENTINA: HÁ QUE TERMINAR COM A SANTA ALIANÇA ENTRE A BUROCRACIA SINDICAL, O ESTADO E AS PATRONAIS

Um burocrata sócio dos Kirchner no banco dos réus

12 Aug 2012 | Em 6 de agosto começou o julgamento pelo assassinato de Mariano Ferreyra, militante trotskista argentino do Partido Obrero. No banco dos réus estão sentados José Pedraza e 16 acusados, entre os membros da gangue a serviço da burocracia sindical e da chefia da polícia federal que (...)

INTERNACIONAL

Argentina: A esquerda ganhou a ’Plaza de Mayo’

30 Mar 2012 | No 24 de março (dia em que há 36 anos se deu o golpe militar na Argentina) milhares de companheiros e companheiras convocados pelo Encontro Memória, Verdade e Justiça e pela esquerda, nos fizemos presente na histórica Plaza de Mayo e nas cidades mais importantes do (...)

ARGENTINA: NOVO CENÁRIO POLÍTICO

Construir uma esquerda dos trabalhadores

21 Aug 2011 | A frente para a vitória se alço com um triunfo nas primarias. A oposição patronal saiu derrotada. Tanto o acordo de Alfonsín-De Narváez como o de Duhalde-Das Neves apenas superaram o 12% dos votos. O kirchnerismo conseguiu “plebiscitar” sua gestão e parece ter pavimentado o caminho (...)

INTERNACIONAL

Argentina e Bolívia

05 Jan 2011 | Os jornais deram “boas vindas” a 2011 inundando suas páginas com balanços e perspectivas muito previsíveis. A imprensa oficialista fanática festejando as “conquistas” da gestão kirchnerista e colocando o dedo na ferida na debilidade e fragmentação dos partidos da oposição (...)

Os operários seguem em luta na Argentina

Kraft, uma luta política de fundo

11 Oct 2009 | Depois de ter colaborado com suas declarações no operativo que preparou a desocupação repressiva, o chefe da CGT agora se declarou “solidário”. Este giro foi uma mostra clara de que a tentativa de “normalizar” a fábrica com o terror policial e o isolamento, havia fracassado devido a (...)

KRAFT-TERRABUSI

A embaixada Ianque ou os operários da Kraft

06 Oct 2009 | A greve de Terrabusi marcou um ponto de inflexão na situação política. Já não são apenas brigas entre os de cima, mas também a erupção da classe trabalhadora nessas brechas. Ficará na história porque envolveu a própria embaixada (...)

AS PATRONAIS ALENTAM A REPRESSÃO

Nos unamos em defesa da luta em Kraft-Terrabusi

21 Sep 2009 | Enquanto deputados governistas e opositores discutem na TV sobre a “liberdade de expressão”, as corporações patronais lançaram uma campanha pública através dos meios contra os direitos da classe trabalhadora a se defender com greves das demissões e dos ataques à liberdade sindical. (...)

Frente às eleições na Argentina

É a classe trabalhadora, estúpido!

13 Jul 2009 | Parafraseando Bill Clinton, ex-presidente democrata dos EUA que tomou como lema de campanha “é a economia, estúpido!” para chamar a atenção ao problema crucial do momento, hoje se poderia dizer que o principal tema que surge do resultado eleitoral não é nem “o fenômeno Pino[1]”nem (...)

Argentina

"Contenção social", farsa eleitoral e movimentos de luta

05 Mar 2003 | A um ano e três meses das jornadas que derrubaram a De la Rúa, o governo de Duhalde tem conseguido atuar como uma força de “contenção” dos amplos movimentos sociais que atravessam o país e impor seu cronograma eleitoral. Apesar disto, não pôde mudar a seu favor as relações de força (...)

ARGENTINA: OS TRABALHADORES E O PODER

Sindicatos e conselhos de empresa: A experiência dos ceramistas de Neuquén

12 Nov 2002 | Em Neuquén os operários de Zanon desenvolveram uma experiência original de autodeterminação: o surgimento de uma nova organização de coordenadores da produção, comissão interna e sindicato.