Quinta 2 de Maio de 2024

Teoria

VALÉRIO ARCARY, COGGIOLA E BRANDÃO

Realizam debate em homenagem a Trotsky no SINTUSP

23 Aug 2008   |   comentários

No dia 20 de agosto, quando completavam 68 anos da morte de León Trotsky, assassinado pelo stalinismo em 20 de agosto de 1940, o Sindicato de Trabalhadores da USP (SINTUSP) realizou um debate em homenagem ao revolucionário russo na sede do sindicato, com a presença de dirigentes de algumas das principais correntes do trotskismo latino-americano, ao qual assistiram dezenas de trabalhadores e estudantes da universidade.

Valério Arcary (PSTU-LIT), Osvaldo Coggiola e Claudionor Brandão, diretor do Sintusp e dirigente da LER-QI e da FT-QI, renderam homenagem ao legado de Trotsky como fio de continuidade do marxismo revolucionário. Os três palestrantes colocaram distintos aspectos deste legado e chamaram os trabalhadores a conhecê-lo.
Valério Arcary interveio sobre o legado teórico, resgatando o texto “Resultados e Perspectivas” , a Teoria da Revolução Permanente e o conceito de desenvolvimento desigual e combinado, aspectos estruturais do pensamento de Trotsky. Coggiola demonstrou como o assassinato de Trotsky foi um cálculo premeditado pelo stalinismo e discorreu sobre do Programa de Transição da IV Internacional.

Finalmente, Brandão se deteve na explicação dos aportes de Trotsky para a estratégia política do proletariado para a tomada do poder, explicando-os ligado aos grandes problemas teóricos e da luta de classes que atravessaram a primeira metade do século XX: desde a revolução chinesa (1925/27), passando pela Alemanha e a luta a contra o fascismo, até a revolução Espanhola, sua derrota e a perspectiva da II Guerra Mundial. Brandão concluiu sua intervenção lendo este texto do reconhecido intelectual Isaac Deutscher: “Em 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial (...) Leon Trotsky ’ encontrava-se exilado no México, isolado, sem liberdade de movimentos, (...) sem contato direto com o movimento operário europeu e refugiado numa casa-fortaleza que deveria protegê-lo dos numerosos inimigos. Enquanto isso, em Berlim, o embaixador francês ’ Coulondre ’ procura a Hitler argumentando que deveriam evitar a guerra, pois na hipótese de uma conflagração, o grande vencedor bem poderia ser...Trotsky(...)” .

Brandão encerrou reafirmando que o assassinato de Trotsky foi um cálculo preciso e estratégico do stalinismo, porque Trotsky representava a síntese da experiência proletária revolucionária.

No dia 25/9, o SINTUSP realizará uma atividade em comemoração ao aniversário de 70 anos de fundação da IV Internacional, fundada em 3 de setembro de 1938.

Artigos relacionados: Teoria









  • Não há comentários para este artigo