Quarta 8 de Maio de 2024

Teoria

REVISTA ESTRATÉGIA INTERNACIONAL BRASIL Nº 3

Intelectuais e dirigentes da esquerda debatem as greves dos anos 1970 e a formação do PT

15 Jun 2008   |   comentários

A Revista Estratégia Internacional Brasil, que chega agora com este número à sua terceira edição, é parte dos esforços da Fração Trotskista ’ Quarta Internacional, e de sua organização brasileira, a Liga Estratégia Revolucionária, para resgatar e tornar viva a tradição do marxismo revolucionário à luz dos novos desafios colocados neste início de século.

Na última semana apresentamos essa publicação nas principais universidades do país com um debate acerca da elaboração das Teses Fundacionais de nossa organização, que publicamos em forma de entrevista com Val Lisboa, dirigente da LER-QI e protagonista da época, a respeito de um dos períodos mais importantes da história do Brasil do século XX: o maior ascenso da classe trabalhadora brasileira nas últimas décadas com as greves operárias do ABC e de São Paulo que culminou na situação pré-revolucionária aberta no ano de 1978, estendendo-se até o ano seguinte, e se fechando após a traição de Lula à greve de 1980, e que deu lugar também à formação e consolidação do próprio PT, abarcando o balanço da atuação das próprias correntes de esquerda e do movimento trotskista ao longo do processo.

Participaram do debate intelectuais e dirigentes das correntes da esquerda trotskista que foram parte da formação do PT, como Ricardo Antunes, Valério Arcary e Osvaldo Coggiola. Também contamos com a presença dos professores António Rago Filho e Pedro Fassoni Arruda, ambos da PUC-SP.

As principais conclusões das Teses foram submetidas ao debate e à crítica para avançar nas lições desse importante processo.

Na coluna ao lado, confira as fotos das atividades na USP, PUC-SP e Unicamp. Na próxima edição do Jornal Palavra Operária, publicaremos a cobertura completa de todas as atividades.

Artigos relacionados: Teoria









  • Não há comentários para este artigo