Sábado 27 de Abril de 2024

Claudia Cinatti, PTS





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Depois das eleições presidenciais

IRÃ: REBELIÃO E CRISE POLÍTICA

24 Jun 2009 | Desde que o atual presidente Mahmud Ahmadinejad declarou um triunfo espetacular nas eleições presidenciais de 12 de junho, com 63% dos votos contra 34% de seu rival, o “reformista” Mossavi, as ruas de Teerã e as principais cidades do país se transformaram no cenário de (...)

PAQUISTÃO

A terceira guerra de Obama?

13 May 2009 | Mais de 150 afegãos, a maioria mulheres e crianças segundo o informe de organizações humanitárias, morreram por conta do bombardeio aéreo que em 4 de maio foram desferidos pelas forças de ocupação na província de Farah.

Letônia

A onda expansiva da crise na Europa do Leste

20 Feb 2009 | Em 22 de fevereiro, depois de quase dois meses de instabilidade política, o primeiro ministro da Letônia, Ivars Godmanis, apresentou sua renúncia. Este é o segundo governo europeu que cai produto da crise econômica (...)

GAZA

Um massacre com alto custo político para o estado sionista

23 Jan 2009 | Após três semanas de bombardeios contínuos, o Estado de Israel decidiu por um cessar fogo unilateral em 18 de Janeiro, sem reconhecer o Hamas como um interlocutor, e retirar suas tropas da Faixa de Gaza, antes da posse de Barack (...)

O que é o Islã político

16 Jan 2009 | Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, o governo Bush lançou o fantasma do “fundamentalismo islâmico” como a nova ameaça contra o “mundo livre” em geral e os valores norte-americanos em particular, que viria a substituir o “império do mal soviético”. Com este discurso (...)

ÚLTIMO MOMENTO

Atentados na Índia

29 Nov 2008 | No fechamento desta edição, se soube da notícia de que a cidade de Mumbai (ex Bombai) havia sido uma vez mais o cenário de uma série de atentados coordenados que tiveram como alvo distintos pontos da cidade.

ANÁLISE

As perspectivas após o triunfo de Obama

15 Nov 2008 | O grande desafio do governo de Obama pode vir do plano interno, frente à magnitude da crise econômica. Mais cedo que tarde, as ilusões e expectativas dos trabalhadores, minorias de negros e latinos e os milhões que vêem sua subsistência ameaçada pela recessão, se chocariam com a (...)

INTERNACIONAL

Fora as tropas da OTAN do Afeganistão

11 Sep 2008 | O mais recente episódio ocorreu em 18 de agosto, quando dez soldados franceses morreram em uma emboscada a somente uma hora da capital, Kabul.

TENSÃO NO CÁUCASO

O que ficou do conflito entre Rússia e Geórgia?

08 Sep 2008 | Depois da rápida escalada militar na Geórgia e do cessar fogo negociado pelo presidente francês Nicolás Sarkozy, não cessou a escalada de fatos e gestos que mostram que, por trás do conflito entre Geórgia e Rússia, há um enfrentamento que está amadurecendo entre Rússia e Estados (...)

PAQUISTÃO

Incerteza política diante da renúncia de Musharraf

28 Aug 2008 | Em 18 de agosto passado, milhares de paquistaneses saíram às ruas das principais cidades do país para celebrar o fim do governo de Pervez Musharraf.

CORÉIA DO SUL

Mobilizações e crise política

16 Jun 2008 | No último dia 10 de junho, milhares de manifestantes tomaram as ruas de Seul para protestar contra o governo pró-norteamericano do presidente Lee Myong-bak, do direitista Grande Partido Nacional.

ESTADOS UNIDOS

Ao fim da era Bush

02 Jun 2008 | Com apenas três estados pendentes para realizar suas eleições primárias – Dakota do Sul, Montana e Puerto Rico – a corrida presidencial do Partido Democrata parece ter se definido a favor de Barack Obama. Até o momento conseguiu a maioria dos delegados nas eleições primárias e (...)

A CINCO ANOS DA GUERRA

O desastre neoconservador da ocupação do Iraque

05 Apr 2008 | No último dia 20 de março se cumpriram cinco anos do início da guerra e ocupação do Iraque. O presidente norte-americano, George Bush, comemorou este aniversário com um discurso diante de quadros militares, no qual afirmou que esta era uma “guerra nobre, necessária e justa”, e (...)

COM A RECESSÃO E A CRISE COMO PANO DE FUNDO

O que expressam os resultados das primárias nos Estados Unidos?

16 Feb 2008 | As eleições primárias nos EUA têm demonstrado que os dois principais partidos capitalistas – o Partido Republicano e o Partido Democrata – ainda não resolveram suas diferenças internas sobre quem será o mais capaz para conduzir o imperialismo norte-americano numa situação na qual se (...)

Trotsky e a democracia soviética

Para além da democracia liberal e do totalitarismo

07 Sep 2007 | O horizonte da teoria política contemporânea está dominado pela falsa antinomia entre “democracia” e “totalitarismo”. Esta simplificação vulgar pretende ignorar mais de um século e meio de história da classe operária, reduzindo toda a experiência revolucionária ao stalinismo e suas (...)

A Espanha anuncia tempos turbulentos

20 Mar 2004 | O brutal atentado de 11 de março em Madri e as dramáticas mudanças posteriores que levaram a uma inesperada vitória do PSOE, terão importantes conseqüências tanto para a Espanha como em nível internacional. A derrota do Partido Popular de José Maria Aznar é um golpe para a (...)

Escalada israelense contra o povo palestino

11 Oct 2003 | O governo israelense do direitista Sharon vem aplicando sua própria versão da “guerra contra o terrorismo” e os “ataques preventivos” para quebrar a resistência do povo palestino. Desde o começo da segunda intifada, o Estado de Israel tem assassinado sistematicamente dirigentes e (...)

Mobilizações anti-guerra no mundo

Como avançar para derrotar a guerra imperialista?

05 Mar 2003 | O 15 de fevereiro foi uma jornada histórica e inédita. Mais de 10 milhões de manifestantes em cerca de 600 cidades, em todo o mundo, saíram às ruas para dizer não à guerra imperialista contra o Iraque. A contundência da mobilização impactou os governos, mas, sobretudo, o estado de (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2