Sexta 3 de Maio de 2024

Nacional

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE

Carta de petroleiros chamando a solidariedade com a região Serrana

13 Jan 2011   |   comentários

As informações oficiais falam em mais de 335 mortos, sendo ao menos 146 só em Teresópolis. Diversos colegas nossos estão em locais isolados ou que foram afetados pelos desabamentos e enchentes. Mais uma vez uma chuva recorde, e mais uma tragédia anual que só vem mudando de lugar de Niterói agora para Teresopólis e Nova Friburgo.

Agora, rapidamente todos aqueles prefeitos, governadores, ministros e a própria presidente Dilma que nada fizeram em trabalho preventivo se dizem dispostos a fazerem de tudo para ajudar a população. As condições de vida, moradia e segurança da população não são, nem de perto, uma prioridade dos governos (o ministério da Integração Nacional tem verba para contenção de encostas e prevenção de enchentes de um pouco mais de R$ 170 milhões, ou a mesma coisa que é gasta com juros das dívidas interna e externa em cerca de 10 horas, ou R$ 122 bilhões ao ano).

As doações de alimentos e roupas que foram feitas para Santa Catarina, para o Nordeste, Haiti, todas elas sofreram denúncias de roubo ou de serem deixadas apodrecer pelos órgãos do governo. Por isto achamos que nós mesmos temos que tomar a frente desta urgente necessidade e organizarmos independentemente dos governos nossa coleta de água, colchões, alimentos não perecíveis, dinheiro (para compra destes materiais) e nós mesmos, trabalhadores irmos distribuir esta coleta junto a nossos colegas moradores da região.

Independentemente da concordância com esta análise de quem são os culpados por uma situação recorrente que coloca, nós, nossos colegas e vizinhos e pessoas mais pobres em risco, chamamos todos a contribuir.

A Petrobrás tem grandes recursos técnicos e humanos (geólogos, engenheiros, outros profissionais) que podem ser muito úteis para mitigar esta tragédia e evitar outras, a empresa poderia colocá-los à disposição das necessidades da população, como uma empresa efetivamente pública.

O SINDIPETRO CAXIAS que tem inúmeros trabalhadores de sua base que são moradores da região afetada a também deve contribuir para que organizemos esta campanha de solidariedade disponibilizando sua estrutura para armazenagem de materiais, distribuição, chamando as pessoas, etc

Leandro Lanfredi
vice-presidente da CIPA

Catiani
moradora de Teresópolis

Artigos relacionados: Nacional , Rio de Janeiro









  • Não há comentários para este artigo