Quarta 8 de Maio de 2024

Teoria

Ato debate no SINTUSP: 68 anos do assassinato de Leon Trotsky

18 Aug 2008   |   comentários

A 68 anos da morte de Leon Trotsky, nunca foi tão necessário discutir as perspectivas de transformação da sociedade que se colocam a partir do marxismo, pois este nunca esteve tão distante dos trabalhadores.

Trotsky foi um dos principais dirigentes da revolução de outubro de 1917 na atual Rússia (ex-União Soviética), como Comissário do Povo para Assuntos Estrangeiros, negociou a paz com a Alemanha no tratado de Brest-Litovsky e dirigiu o Exército Vermelho na luta contra 14 nações imperialistas que tentavam derrotar a revolução. Também a 70 anos da fundação da IV Internacional criada por Trotsky, e a 160 anos do Manifesto do Partido Comunista, nunca o individualismo e toda a ideologia burguesa-neoliberal estiveram tão presentes na consciência dos trabalhadores.

Dentro do Partido Bolchevique, Trotsky lutou política e teoricamente contra as tendências burocráticas dirigidas por Stalin. Contrapós, em uma luta ferrenha, a sua teoria da Revolução Permanente à teoria do socialismo em um só pais usada pela burocracia stalinista como justificativa para suas políticas contra-revolucionárias. No calor dessa luta, Trotsky foi caluniado e perseguido, até ser assassinado no México.

Por isso, nós da LER-QI, convidamos a participar do Ato-Debate nesta quarta-feira, dia 20/08 às 12h na sede do SINTUSP (Sindicato dos Trabalhadores da USP), sobre os 68 anos da morte de um dos principais revolucionários russos, que no dia 20 de agosto de 1940 foi assassinado por um agente secreto do stalinismo.

Informações: [email protected]

Artigos relacionados: Teoria









  • Não há comentários para este artigo