Terça 7 de Maio de 2024

Movimento Operário

VIII CICLO DE ESTUDOS JURÍDICOS UNESP FRANCA

Nossa luta política no curso de Direito

29 Aug 2008   |   comentários

No VIII Ciclo de Estudos Jurídicos da Unesp Franca, nós da Liga Estratégia Revolucionária (LER-QI) intervimos nos debates, palestras e oficinas desde uma perspectiva de defesa dos direitos e das lutas da classe trabalhadora. Entre advogados e professores de Direito, compuseram a mesa Ricardo Festi, sociólo formado pela Unicamp e Claudionor Brandão, diretor do SINTUSP, ambos militantes da LER-QI.

Mostramos a necessidade de superar as concepções e práticas reacionárias, mas também o "modo petista de militar" que tanto influência os corredores dos cursos jurídicos.

Pautamos nossa atuação defendendo que o Direito do Trabalho, consciente do seu limite, pode ser uma arma para que a classe trabalhadora, com seus próprios métodos de luta e organização, avance no cumprimento de sua tarefa histórica: o socialismo e a emancipação social.

Por fim, colocamos nossas forças na luta contra a precarização do trabalho e as terceirizações, levantando a importância de uma luta política pela imediata efetivação dos terceirizados sem a necessidade de concurso público, com direitos e salários iguais dos trabalhadores efetivos.

E contra as demissões em massa e falências de fábricas mostramos o exemplo de Zanon, uma fábrica na Argentina onde os próprios trabalhadores controlam a produção, garantindo dessa forma seus empregos e melhores condições de trabalho.

Artigos relacionados: Movimento Operário , Juventude









  • Não há comentários para este artigo