Quinta 2 de Maio de 2024

Juventude

CENTRO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA USP (CEUPES)

Após importante votação, fortalecer a oposição!

15 Nov 2008   |   comentários

As eleições se deram num marco onde estudantes e trabalhadores da USP sofrem com a repressão do governo e da burocracia acadêmica que querem abrir espaço para aprofundarem seus planos de manutenção da universidade tão ou mais elitista que já é.

Participamos do processo eleitoral com a chapa Daquilo que se Grita, defendendo a necessidade da organização dos estudantes com independência da burocracia acadêmica e dos empresários, pela aliança com os trabalhadores, pela discussão ativa com os estudantes sobre a auto-organização e por um C.A. democrático, combativo e ligado aos estudantes. Tudo isso, localizado no marco da necessidade de preparar os estudantes dos impactos que terá na universidade a crise económica.

O resultado da eleição foi: Canto Geral (PSOL ’ APS e MES - e estudantes independentes) com 217 votos, Daquilo que se Grita (LER-QI, Movimento a Plenos Pulmões e independentes), com 54 votos, e Lado B (PSTU e independentes) com 39 votos.

Fizemos um chamado à unidade dos setores combativos para combater o PSOL, mas infelizmente as correntes e a maioria dos independentes não concordaram, o que impossibilitou uma votação mais expressiva. Porém, durante a campanha e após o resultado da eleição, novamente se expressou um sentimento de unidade que queremos aprofundar no próximo período. Afinal, consideramos que essa importante votação não é somente mérito nosso, apesar de não termos tido acordo em lançar uma chapa em comum e termos acabado lançando a chapa com um setor qualitativo, porém reduzido de independentes. A votação mostrou que há um grande espaço para organizar uma forte oposição. Por isso, continuaremos esta luta como parte da tarefa que nos damos de construir um movimento estudantil combativo, anticapitalista e aliado aos trabalhadores, que obviamente não podemos construir sozinhos.

Agora se trata de aprofundar o rechaço que já existe contra a adaptação da antiga e atual gestão de nosso centro acadêmico e acelerar a experiência daqueles estudantes que acreditam que o PSOL pode ser uma alternativa no movimento estudantil. Chamamos os estudantes da Ciências Sociais e da USP a superarem as ilusões que conservam no PSOL, que vem ganhando vários CA´s na USP. Mais ainda aqui na USP, onde este é representado por suas alas mais à direita (Ação Popular Socialista e Movimento Esquerda Socialista), que romperam com o PT mas não com o petismo, e mantém as nossas entidades sempre burocratizadas e atreladas às autoridades universitárias, sendo portanto incapaz de travar uma luta sequer contra os ataques. Pelo contrário, o que vem se demonstrando é como travam todos os processos de luta, como se expressou na ocupação da USP quando defenderam o fim da ocupação a partir do 5ª dia (junto com o PSTU), onde felizmente foram derrotados pelos estudantes em luta.

Flávia Valle é militante da LER-QI e do Movimento A Plenos Pulmões.

Artigos relacionados: Juventude , São Paulo Capital









  • Não há comentários para este artigo