Quinta 25 de Abril de 2024

Flávia Valle





TODAS AS PUBLICAÇÕES

DIREITOS DEMOCRÁTICOS

Debate na Arena da Fafich na UFMG Pela punição dos torturadores e abertura dos arquivos da ditadura”: um debate necessário entre a esquerda, uma luta fundamental da juventude!

18 May 2012 | No dia 08 de maio na, Arena da Fafich, convidados de organizações partidárias e de direitos humanos de esquerda fizeram um rico resgate histórico da luta contra a ditadura militar no Brasil desde a perspectiva marxista junto a presença de 75 pessoas no auge do debate. Todos (...)

UMA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA DISCUSSÃO ESTRATÉGICA A PARTIR DAS "LIÇÕES DE OUTUBRO" DE LEON TROTSKY

Tática e estratégia: a preparação dos revolucionários para grandes viragens históricas

11 Aug 2011 |

NACIONAL

Continuidade dos elementos de crises políticas no governo Dilma e a entrada de um segundo semestre mais quente nas lutas operárias

15 Jul 2011 | Nesses últimos dias caiu o segundo ministro do governo Dilma. Diferente da postura diante à crise dos esquemas de tráfico de influência e incremento vultoso de renda de Palocci, Dilma tomou uma postura mais rápida em relação a Alfredo Nascimento, que comandava o Ministério dos (...)

SOBRE A QUEDA DE PALOCCI

A queda de Palocci acaba com a lua de mel do governo Dilma e expõe a primeira crise do governo

09 Jun 2011 | Os três primeiros meses do governo Dilma foram coroados por sua primeira grande crise política. A queda de Palocci, ministro da casa civil, o “homem forte” do governo, expressa uma crise mais estrutural de um governo marcado por interesses tão heterogêneos em sua (...)

DIREITOS HUMANOS

Basta de silêncio sobre nossos torturados, mortos e desaparecidos

29 Apr 2011 | Completados 47 anos da ditadura militar o Brasil continua sendo o país da impunidade, da tortura e do esquecimento. Sem grandes atos contrários aos crimes da ditadura no governo da ex-guerrilheira, o que continua se expressando no governo de Dilma é o silêncio, o pacto em (...)

EDITORIAL

Dilma aceita calada a intervenção imperialista na Líbia e prepara mais ataques aos trabalhadores e à juventude!

19 Mar 2011 | Dilma aceita calada a intervenção na Líbia para se aproximar de seu aliado imperialista. A visita de Obama marca uma inflexão na política externa norte-americana que passou os últimos anos sem privilegiar a política na região, e o Brasil é um aliado que pode cumprir um papel (...)

NACIONAL

Dilma: uma mulher no poder não muda o Brasil da precarização e da criminalização do aborto!

04 Feb 2011 | A realidade do Brasil e das mulheres trabalhadoras continua sendo uma realidade de muita opressão, criminalização e exploração, não do país de classe média mas do verdadeiro Brasil da precarização do trabalho e da vida, onde milhares de mulheres sofrem com a violência e com a (...)

OFENSIVA REACIONÁRIA CONTRA O DIREITO AO ABORTO NAS ELEIÇÕES

Mais controle sobre nossos corpos, mais atrelamento da Igreja ao Estado

20 Oct 2010 | O segundo turno do processo eleitoral para a presidência no Brasil está fortemente marcado pelo debate em relação ao aborto. Dilma Rousseff e José Serra alinham-se aos setores mais reacionários para tentar conquistar votos cristãos. A busca de votos tentando responder a preceitos (...)

DIA LATINO AMERICANO E CARIBENHO PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

“A clandestinidade do aborto é um massacre contra as mulheres pobres”

17 Sep 2010 |

NACIONAL

Terremoto no Haiti e enchentes no Brasil: Catástrofes naturais?

24 Feb 2010 | Os governos Lula, Serra e Kassab tentam esconder, mas se lixam para as famílias alagadas pensando nos lucros das grandes empreiteiras.

BOICOTE às eleições para reitor da USP

O dia 10/11 pode ser a continuidade da luta de estudantes e trabalhadores contra a repressão e a reacionária estrutura de poder da USP

06 Nov 2009 | 09/11: Debate BOICOTE, contra a repressão, em defesa do Sintusp e pela democratização da universidade com Chico de Oliveira, Sintusp, Luizito Comitê da Anticandidatura Chico de Oliveira e Gestão do DCE da USP/ Pela democratização radical da USP, Abaixo a Repressão 18h, no prédio (...)

UNIVERSIDADE

Elementos de balanço das eleições do DCE da USP e perspectivas

16 Dec 2008 | Governistas massacrados e o novo petismo (PSOL PCB) sofre derrota histórica. Nada será com Antes? É isso que uma série de ativistas está se perguntando.

CENTRO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA USP (CEUPES)

Após importante votação, fortalecer a oposição!

15 Nov 2008 | As eleições se deram num marco onde estudantes e trabalhadores da USP sofrem com a repressão do governo e da burocracia acadêmica que querem abrir espaço para aprofundarem seus planos de manutenção da universidade tão ou mais elitista que já (...)

CONSELHO DE DIRETORES DE BASE DA USP

Trecho da intervenção de Flávia Valle na reunião de CDB do Sintusp

18 Oct 2008 | Não podemos nos confundir pois esta não é apenas mais uma crise financeira ou uma crise do neoliberalismo. É uma crise do capitalismo. Os burgueses sabem que irão perder muito, mas farão de tudo para perder o quanto menos. Assim a necessidade de descarregar esta crise sobre os (...)

Pela aliança operária-estudantil

02 Jul 2008 | Saudamos os trabalhadores que vieram ao Congresso para construir uma coordenação de lutas. Nós, que impulsionamos a ocupação da USP, sentimos essa necessidade.

ENE 2008

Desafios e propostas para o Encontro Nacional de Estudantes

02 Jul 2008 | Parte importante dos protagonistas das diversas lutas ocorridas desde 2007 se reunirão no Encontro Nacional dos Estudantes no dia 02 de julho, prévio ao I Congresso da Conlutas. Acreditamos que este pode ser uma ferramenta da vanguarda estudantil para os desafios que seguem (...)

DEMOCRACIA NÃO SE NEGOCIA, SE IMPÕE!

Retomar a luta por um Congresso Estatuinte imposto pela força da aliança entre funcionários e estudantes na USP!

31 May 2008 | A crise aberta com o veto à liberação dos funcionários para sua participação no V Congresso colocou a necessidade de superarmos a política da Adusp e do DCE, que não somente deixaram de travar uma luta efetiva contra os ataques que a reitoria vem implementando desde o fim da (...)

USP

Era uma vez um V Congresso da USP...

14 May 2008 | Já se foram 4 congressos da USP (1980, 1984, 1987 e 2000) e a USP continua a mesma. O regime universitário é uma verdadeira ditadura docente. O acesso é cada vez mais para uma elite com um vestibular cada vez mais difícil. O ensino e a pesquisa são cada vez mais direcionados para (...)

UNIVERSIDADE

V Congresso da USP na encruzilhada: armadilha ou um eixo de mobilização para golpear o regime universitário?

06 Apr 2008 | Uma das conquistas parciais da greve e ocupação da Reitoria da USP foi o V Congresso de estudantes, professores e funcionários que está marcado para 26 de maio. Queremos abrir uma discussão sobre o que tem que ser este congresso e qual estratégia traçar para que não seja um (...)

UNIVERSIDADE

De que lado estão as feministas do DCE da USP e o DCE da Unicamp?

05 Mar 2008 | No primeiro ano onde a Marcha Mundial de Mulheres e o petismo não serão a única coordenação das mulheres que se mobiliza contra a opressão, entidades estudantis importantes como o DCE da USP e o DCE da Unicamp (que contam em sua direção com militantes do PSOL) se colocam (...)

ELEIÇÕES ESTUDANTIS

Um primeiro balanço e perspectivas

11 Dec 2007 | Depois de se colocar como obstáculos nas lutas dos estudantes desse ano, aliando-se com as burocracias acadêmicas e o governo Lula, a burocracia estudantil governista mostrou sua verdadeira face e sofreu enormes derrotas nas eleições estudantis. O PSOL e PSTU ganharam, juntos ou (...)

Eleições estudantis nacionais

O novo movimento estudantil exige entidades militantes e um novo programa

09 Nov 2007 | Após um ressurgir do movimento estudantil nacionalmente, muitos cursos e universidades entram em processo eleitoral. As eleições têm que ser um espaço para potencializar o movimento estudantil combativo que se expressa nacionalmente e não a mera reprodução das discussões vazias de (...)

“Jornada de lutas em defesa da educação pública”

O velho ou o novo movimento estudantil?

20 Sep 2007 | A organização da Jornada foi completamente alheia à base estudantil, sem nenhuma discussão em salas ou assembléias. Nem mesmo a presença na mesa de abertura da presidente da UNE, Lúcia Stumpf (PCdoB), e o traidor DCE da USP (PCdoB, PT, PMDB) dizendo que essa Jornada era a (...)

Por um Comando Geral de Greve

07 Jun 2007 | Estamos discutindo com todos os ativistas da greve que para derrotar os ataques do governo e das reitorias é necessário um organismo que seja capaz de mobilizar e expressar o poder de decisão de dezenas de milhares dos três setores das três (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2