Quinta 16 de Maio de 2024

Movimento Operário

CAMPANHA EM DEFESA DOS OPERÁRIOS DE ZANON

Aos companheiros e companheiras reunidos no Hotel Bauen

05 Oct 2008 | Publicamos abaixo carta de apoio enviada pela LER-QI aos trabalhadores de Zanon reunidos no dia 04/10 no Hotel Bauen, Argentina.   |   comentários

A todos os companheiros e companheiras presentes nesta reunião chamada pelos operários de Zanon, e a todos que são solidários a luta destes trabalhadores, gostaríamos de enviar por meio desta mensagem uma forte saudação.

A gestão operária em Zanon é uma conquista da classe trabalhadora a qual nós revolucionários devemos defender. É uma pequena experiência de planificação da economia e de democracia operária que evidencia a força da classe operária. Força esta que foi ampliada com a solidariedade de trabalhadores ocupados e desempregados, estudantes, professores, intelectuais, povos originários... “Uma fábrica pode funcionar sem patrão, mas não pode produzir sem seus trabalhadores” , esta foi uma importante mensagem passada pelos operários de Zanon e de diversas outras fábricas e estabelecimentos que foram ocupadas na Argentina após a crise de 2001.

Neste momento, o mundo caminha para uma nova crise capitalista de proporções castastróficas, que alguns começam a comparar com a crise argentina de 2001, porém de proporções mundiais. Esta crise evidencia o caráter parasitário dos capitalistas. Depois de décadas lucrando em cima da exploração dos trabalhadores, mais uma vez leva o mundo a beira da bancarrota. E como sempre, os capitalistas tentarão descarregar sua crise nas costas dos trabalhadores, diminuindo os salários, aumento o custo de vida e demitindo em massa. Por isso que nós da LER-QI levantamos a estratégia de acabar com o capitalismo.
Zanon/FaSinPat, ainda que em pequenas proporções, mostra a potencialidade da classe produtora, criadora de toda a riqueza do mundo e a única capaz de dar uma saída progressiva à humanidade. Somente a classe operária, em união as outras classes exploradas e oprimidas desta sociedade, poderá dar uma real saída à crise desta sociedade apodrecida. Em 2001 na Argentina, várias fabricas foram ocupadas por seus trabalhadores na defesa de seus postos de trabalho e importantes experiências de gestão operária, como a de Zanon, continuam acontecendo. Mais uma vez esta deve ser a resposta à crise que se avizinha e desde já devemos estreitar nossos laços de solidariedade a nível internacional.

Nós, da LER-QI, colocamos nossas forças militante aqui no Brasil para levantar uma grande campanha de solidariedade à luta dos companheiros de Zanon em defesa da gestão operária e pela definitiva expropriação da fábrica, estatizando e mantendo-a sob controle operário.

Liga Estratégia Revolucionária ’ Quarta Internacional,
sessão brasileira da Fração Trotskista ’ Quarta Internacional

Artigos relacionados: Movimento Operário , Internacional









  • Não há comentários para este artigo