Segunda 29 de Abril de 2024

Movimento Operário

ARGENTINA

Plenária de trabalhadores classistas em Zanon

23 Nov 2009   |   comentários

Tal como foi resolvido na reunião nacional de trabalhadores classistas no passado 17 de outubro no BAUEN [Hotel em Buenos Aires recuperado pelos trabalhadores], em 14 de novembro, realizou-se a primeira plenária regional de trabalhadores classistas em Neuquén. Realizou-se em Zanon sob controle operário, à que assistiram mais de 400 companheiros e companheiras.

A Mesa esteve conformada por membros do Sindicato Ceramista de Neuquén, dirigentes da Comissão Interna de Kraft Terrabusi e um setor do Corpo de Delegados do Subte [metrô de Buenos Aires].
A Comissão Interna de Kraft decidiu ser parte da corrente político e sindical que se está levando a cabo desde o Sindicato Ceramista de Neuquén, junto a dezenas de Comissões Internas e centenas de delegados de fábricas, trabalhadores desempregados, estatais, artistas e estudantes.

Resolveu-se impulsionar a coordenação dos setores combativos e anti-burocráticos, incluindo a coordenação com setores que não acordam integramente com a política que impulsionamos.

Discutiu-se também de impulsionar este Plenário como uma alternativa dentro das organizações dos trabalhadores, contra o programa e os métodos das direções sindicais da CGT e da CTA.

Resolveu-se solicitar reuniões através de uma comissão, a sindicatos e comissões internas anti-burocráticas e a setores da esquerda e fazer um chamado a se somar a este reagrupamento de Trabalhadores Classistas, e convocar para dezembro a uma reunião de balanço na Zona Norte da Grande Buenos Aires e para preparar para o próximo ano as seguintes Plenárias regionais.

Tendo em conta que desde o 20 ao 22 de novembro, em Neuquén, realizará-se a constituinte social convocada desde a CTA, difundir um documento defendendo ao conjunto dos companheiros e companheiras que participem, nosso posicionamento e nossa proposta como alternativa à crise do capitalismo e que tentam descarregar sobre as costas de nossa classe trabalhadora.

Desta primeira plenária regional participaram ademais: Sindicato de Televisión de Nqn, Sindicato de Telefônicos, Sindicto de Enfermeros ATEM Senillosa, Centenário e El Chañar, Agrupações docentes no ATEN, Comissão Interna e trabalhadores do matadouro Copromaneu, Comissão Interna de papeleira Molarsa, Comissão Interna de Werthein, Trabalhadores da educação de Río Negro (Unter), Trabalhadores e membros da Junta Interna do Hospital Centenario, Trabalhadores do Hospital de Cipolletti, Trabalhadores de Desarrollo Social e de SEJUN, Delegados da fruta, Comissão Interna d Kraft Terrabusi, Membros do corpo de delegado de Subterrâneos, Sindicato do Alho de Mendoza, Comissão Interna da LAN, Suteba Bahia Blanca, Trabalhadores da Aerolíneas Argentinas, Trabalhadores da UOM e SMATA Córdoba, Trabalhadores de Malhe, Trabalhadores de Pilkington, ferroviários na Lista Bordó.

Comunicado enviado pelos operários de Zanon no dia 16 de novembro de 2009.

Artigos relacionados: Movimento Operário









  • Não há comentários para este artigo