Segunda 29 de Abril de 2024

Movimento Operário

UM DEBATE COM A LIT E O PSTU

A unidade dos trabalhadores não se resolve com medidas organizativas

11 Dec 2007   |   comentários

Os dirigentes da LIT (tendência internacional dirigida pelo PSTU), no artigo "Uma velha proposta de Trotsky" [1] afirmam que o Encontro Latino-americano e Caribenho de Trabalhadores “pode se transformar num fato histórico para os trabalhadores latino-americanos e caribenhos” , definindo-o como “um passo muito importante para a construção de uma organização sindical continental” [2], para fazer frente, como indicam, ao processo de reorganização das principais organizações sindicais do continente ’ CSI e FSM ’ dirigidas pelas burocracias sindicais governistas e patronais [3]. No site deste partido pode-se ler na convocatória ao Encontro o objetivo de “construir uma Coordenação institucional, sindical e popular” .O que significa uma coordenação “institucional” ? Institucionalizada pela representatividade real entre os trabalhadores ou por “reconhecimento legal” ?

O artigo de Trotsky, que os dirigentes do PSTU e da LIT utilizam, começa tratando justamente do problema da representatividade real, não meramente “institucional” . No primeiro parágrafo, falando de um Congresso organizado pelos stalinistas, já denuncia “que este congresso, preparado pelas costas das massas, foi utilizado unilateralmente com propósitos que nada tem a ver com os interesses do proletariado latino-americano” . Em sua opinião, a “[CTL ’ Confederação de Trabalhadores Latino-americanos] criada neste congresso não representa a unificação do proletariado organizado de nosso continente, mas sim uma fração política (...)” , porque a maioria do proletariado não estava representada, já que os grandes sindicatos e centrais não foram convidadas nem admitidas ao congresso. Ele faz questão de lembrar que a Casa do Povo (que reunia o sindicalismo revolucionário), a Confederação Regional de Operários Mexicanos (CROM) ’ uma central sindical “moderada e oportunista” ’, e até a CGT, a central sindical “mais poderosa do México” , além de diversas “organizações sindicais de todos os países latino-americanos (...) desde o começo foram deliberadamente alijadas dos preparativos prévios ao Congresso, para não romper sua homogeneidade política” [4]. Numa entrevista alguns dias antes, Trotsky desmascarava que “o congresso não se compõe de delegados eleitos pelas massas. As tarefas do congresso não foram discutidas pelas massas. O trabalho organizativo é realizado por trás das cortinas” , prognosticando que seria “um congresso da burocracia operaria cuidadosamente selecionada” [5].

Para Trotsky, a questão da democracia proletária, isto é, a participação ativa da massa de trabalhadores nos sindicatos, eleição de delegados entre os trabalhadores, discussão de toda a preparação, propostas, programa, objetivos e métodos, num congresso ou encontro proletário era um princípio imprescindível e não meros “pontos” organizativos, pois deveria representar a tarefa política da unificação do proletariado e não os interesses das frações, tendências ou correntes sindicais e políticas. Esta tarefa política não pode ser resolvida com medidas organizativas ou fusões de aparatos, em encontros e congressos onde as massas trabalhadoras e os setores mais avançados sejam meros “figurantes” . Por exemplo, o problema político de enfrentar a CSI, onde estão a CUT, a CGT e a CTA argentinas, entre outras, exigiria que o Encontro Latino-Americano de Trabalhadores tivesse à frente as comissões internas, corpos de delegados e oposições sindicais que avançam contra esses burocratas argentinos, para que pudéssemos discutir essa rica experiência e avançar para unir e coordenar um movimento antiburocrático continental com programa e métodos para a luta de classes contra as burguesias e o imperialismo.

[1Uma velha proposta de Trotsky. LIT-QI ’ Liga Internacional dos Trabalhadores ’ Quarta Internacional. www.pstu.org.br.

[2Entidades convocam Encontro Latino-Americano e Caribenho dos Trabalhadores. LIT-QI ’ Liga Internacional dos Trabalhadores ’ Quarta Internacional. www.pstu.org.br.

[3Em novembro de 2006 foi criada a CSI (Confederação Sindical Internacional), da qual fazem parte: CUT, Força Sindical, UGT (Brasil), CTA e CGT (Argentina), CGT, CFDT e CFTC (França), entre outras centrais social-democratas e cristãs. Em março de 2008 está previsto um congresso de “unificação do sindicalismo no continente americano” , fundindo a CSI, a CLAT (Confederação Latino-americana de Trabalhadores) e a Orit (Organização Regional Interamericana de Trabalhadores). A Federação Sindical Mundial (FSM) sempre foi o aparato dos stalinistas, tendo entre seus membros, hoje, a UNT venezuelana, a CGTB brasileira, a CTC de Cuba, entre outras organizações.

[4Leon Trotsky. “Las tareas del movimiento sindical em América Latina” publicado no livro Escritos Latinoamericanos. Leon Trotsky. CEIP Leon Trotsky. Buenos Aires, Argentina. 2000. 2ª edição, pág. 113-116. www.ceip.org.ar

[5“El congreso sindical montado por el PC” , 27/08/1938. Publicado no livro Escritos Latinoamericanos. Leon Trotsky. CEIP Leon Trotsky. Buenos Aires, Argentina. 2000. 2ª edição, pág. 85. www.ceip.org.ar

Artigos relacionados: Movimento Operário , Debates









  • Não há comentários para este artigo