Sexta 10 de Maio de 2024

Internacional

HONDURAS

Novo decreto golpista anula garantias individuais

28 Sep 2009   |   comentários

Tegucigalpa - O governo golpista lança um reacionário decreto que anula em sua totalidade as garantias constitucionais, liberdade de reunião, imprensa, associação, ir e vir, e protesto. Praticamente duas vezes ao dia se vem lançando este tipo de decretos que aparecem sem que se saiba exatamente quem os emite, nem onde, nem como.
Com este anúncio se autorizará o desalojamento das instalações do Canal 36, Radio Globo, Radio Progreso e qualquer outro meio que tenha posições divergentes com o governo golpista. Autorizando a detenção dos jornalistas que ali trabalham. Pois anuncia também que se poderá deter toda pessoa considerada suspeita em qualquer momento, a quem violar o toque de recolher, quem não leve carteira de identidade ou não explique o motivo de estar no país. Também se autoirza o desalojamento de todo local tomado por manifestantes, seja público ou privado. Os golpistas dizem que os meios "estão utilizando suas frequências para gerar ódio, chamando à intervenção popular e que portanto, decreta por 45 dias se suspende seus direitos".
Agora mesmo há uma enorme concentração de solidariedade na entrada de Cholusat Sur, por conta dos termos deste decreto.Também há milhares de pessoas que se mudam esta noite da província para apoiar o chamado que Zelaya fez ao chegar na segunda-feira a Tegucigalpa e com a consigna de tirar Micheletti do governo. Como resposta, os golpistas, também declararam que não receberão a delegação da OEA, pois "não é tempo de negociar".
Por outro lado, o governo do Brasil desconheceu o ultimato que chama a definir o status de Zelaya na embaixada e expressa sua reserva em relação às medidas que tomara como resposta, declarando que Zelaya é o presidente legítimo de Honduras e seu statis é de "hóspede da embaixada do Brasil".

Artigos relacionados: Internacional









  • Não há comentários para este artigo