Sexta 26 de Abril de 2024

Juventude

BALANÇO DA PLENÁRIA DE ESTUDANTES DA UNESP/ FATEC

Um exemplo de como preparar os estudantes para enfrentar a crise

31 Oct 2008   |   comentários

De 17 a 19 de outubro, em São José do Rio Preto, realizou-se uma Plenária de Estudantes da UNESP/FATEC que contou com cerca de 120 estudantes. Nós da LER-QI, juntamente com independentes do Movimento A Plenos Pulmões, atuamos na perspectiva de preparar os estudantes para enfrentar os desafios que se abrirão na universidade e na sociedade com a crise económica.

A partir de nossa tese e das mesas de debate expressamos nossas elaborações coletivas que viemos desenvolvendo neste jornal que foi muito bem recebido pelos estudantes, sobre os distintos aspectos da situação nacional e internacional, assim como os desafios dos estudantes e dos revolucionários frente a essa situação.

Debatemos com os estudantes sobre como a universidade, que cumpre a papel de formar os técnicos e intelectuais da burguesia, estará frente a ataques ainda mais profundos dos que os que já estamos nos deparando como o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e o ensino à distância, que são fundamentais para a burguesia enquadrar ainda mais a universidade a serviço do capital.

Defendemos a perspectiva de responder a esses ataques para passar à ofensiva, disputando a universidade e o conhecimento nela produzido, para arrancá-la das mãos da burocracia acadêmica que quer aprofundar o seu caráter elitista e racista e colocá-la a serviço das necessidades da maioria da população: os trabalhadores e o povo pobre. Para isso, defendemos que mais que nunca é necessário compreender o caráter estratégico e cada vez mais concreto da necessidade do movimento estudantil se aliar aos trabalhadores para lutar por nossas demandas, mas também para levantar as demandas da sociedade, seguindo o exemplo do maio de 68 e dos estudantes italianos que estão em luta agora por trás da consigna “a universidade não vai pagar por sua crise” .
Partindo de um balanço dos últimos processos de luta e da necessidade de fortalecer a auto-organização dos estudantes da UNESP/ FATEC que hoje tem um DCE organizado por delegados eleitos na base, para combater num patamar superior a burocracia estudantil e acadêmica.
Para ajudar nos debates, o DCE organizou duas mesas importantes. O diretor do Sintusp e militante da LER-QI, Claudionor Brandão, participou da mesa sobre repressão na América Latina juntamente com a companheira Lara do PSTU de Araraquara. Também foi organizada uma mesa sobre a crise económica, justamente pela importância de nos prepararmos para a nova etapa que se abre, composta por Marcelo Torres da LER-QI e Júlio Mariutti do Movimento Negação da Negação. Chamamos a todos a verem no site os vídeos e intervenções dos debatedores.

Depois de discussões profundas e democráticas sobre os problemas da universidade, da sociedade e do movimento estudantil, a plenária final votou importantes diretrizes que nosso DCE deverá levar adiante junto aos estudantes combativos. Votamos realizar atividades nos campus para massificar as discussões realizadas, fortalecendo as luta por nossas demandas e também a solidariedade à luta contra a repressão na USP que votamos todo nosso apoio.

A plenária também aprovou apoio à luta dos operários de Zanon, fábrica de cerâmica na argentina que há sete anos produz sob controle dos próprios trabalhadores, que estão ameaçados de ser despejados. Mesmo após uma cansativa plenária final, 50 estudantes assistiram o filme FASINPAT (Fábrica sem patrão) sobre a luta e fizeram uma série de perguntas, demonstrando grande disposição em fortalecer a campanha internacional em defesa dessa luta, com dezenas alistando-se inclusive para a viagem que vamos realizar até a fábrica durante as férias. Escreva-nos se quiser participar da viagem!

Chamamos os estudantes a levarmos conjuntamente a luta contra a repressão, o PDI e a estreitarem laços com o Movimento A Plenos Pulmões e a LER-QI, já que para enfrentar essa crise é essencial nos organizarmos politicamente.

Rafael Borges é membro do DCE da Unesp/Fatec

Artigos relacionados: Juventude









  • Não há comentários para este artigo