Sexta 3 de Maio de 2024

Movimento Operário

Todo apoio aos companheiros metroviários

08 Aug 2007   |   comentários

Os metroviários deflagraram mais uma luta contra o Metró e o governo Serra. Mostram como têm disposição pra lutar pelas suas demandas, seja pelo ATS, pela PLR Igualitária, como também contra as PPPs, contra as demissões dos companheiros etc.

Nós, sabespianos, lutamos contra um mesmo patrão, um governo totalmente reacionário e privatista, atrelado aos interesses dos grupos económicos que querem comprar o Metró e a Sabesp.

O governo Serra com o apoio da mídia e da Justiça tenta colocar a população contra nós trabalhadores. Mentem como sempre, dizem que somos privilegiados, tudo para atacar nossos poucos direitos e conquistas, inclusive o direito de greve, que é a questão mais importante e perigosa para todos nós, tanto pros metroviários, para nós sabespianos, como para todos os trabalhadores, dado o alcance destes ataques.

Toda a mídia, o governo, a Justiça, dizem que os metroviários são culpados por deixarem a população sem transporte. Querem parecer os “amigos do povo” mas ninguém fala que todo santo dia a população já sofre com a falta de transporte em São Paulo, com metró e ónibus insuficientes, caros e superlotados. Ninguém fala, por exemplo, que milhões de residências ficarão sem água por culpa da Sabesp e do governo, que só enxuga o quadro de funcionários e precariza o trabalho, e que a falta d’água afeta principalmente os bairros da periferia e a população de baixa renda. Isto ninguém fala.

Os ataques feitos pelo governo contra os metroviários atingem diretamente nossa categoria. Neste sentido, devemos exigir da direção do Sintaema uma assembléia urgente para discutirmos e nos posicionarmos frente a este brutal ataque a nós trabalhadores, para nos defendermos e para colocarmos nossa posição de apoio desde já aos companheiros metroviários, num marco de solidariedade da nossa classe. Contra toda a truculência e as mentiras armadas pelo governo e pela imprensa burguesa, pois hoje atacam os companheiros metroviários, amanhã com certeza nos atacarão.

O governo Serra já vem atacando nós trabalhadores da Sabesp e do Metró, arrochando os salários, está terceirizando e precarizando o trabalho, privatiza a Sabesp e o Metró com as PPP”™s. Não podemos deixar passar em branco tudo isso. Neste momento é dever da direção do Sintaema, que é praticamente a mesma da direção majoritária do sindicato dos metroviários (com PCdoB e PT), e inclusive dos 10 diretores da ASS da Intersindical no Sintaema, que tentam parecer diferentes do PCdoB ’ pois que se mostrem então ’, e comecem já a chamar a categoria e apoiar a luta dos nossos companheiros metroviários.

Precisamos romper esta divisão colocada entre os trabalhadores, imposta principalmente pelas direções governistas e burocráticas dos dois sindicatos (dos Metroviários e do Sintaema), que só tem ajudado os planos e ataques do governo Serra, que é o mesmo patrão e ataca a todos nós. Por isso nossa luta tem que ser em conjunto, para darmos uma resposta à altura e nos prepararmos para uma luta realmente forte, pelas nossas demandas e contra todos estes ataques.

Escrito por integrante da Oposição Alternativa da Sabesp e do Movimento de Trabalhadores Classistas

Artigos relacionados: Movimento Operário









  • Não há comentários para este artigo