Sexta 26 de Abril de 2024

SÍNTESE PROGRAMÁTICA DOS PANTERAS NEGRAS

Plataforma de 10 pontos

18 Nov 2012 | O Partido dos Panteras Negras foi a mais importante experiência de organização partidária dos negros em todo o mundo, utilizando o marxismo como ferramenta para compreender os problemas mais sentidos pelo povo negro, assim como para combater as origens desses problemas, reivindicando a revolução socialista como o fim da opressão sobre os negros. Essa plataforma é a síntese do programa defendido pelos Panteras Negras, sobre a qual é neceesária uma apropriação crítica de seu valor e suas importantes limitações, como no internacionalismo, entre outras. Publicamos a seguir seu programa, mantendo nossas críticas, como parte de resgatar a história de luta dos negros e do marxismo sobre a questão negra em tempos onde o movimento negro em nome dos Panteras e outros símbolos da luta negra limita-se a miséria do possível. Traduzido a partir do texto publicado pela Huey Newton Foundation.   |   comentários

1 – NÓS QUEREMOS LIBERDADE. NÓS QUEREMOS PODER PARA DETERMINAR O DESINO DE NOSSAS COMUNIDADES NEGRAS E OPRIMIDAS. Nós acreditamos que os negros e os povos oprimidos não serãolivres até que nós sejamos capazes de determinar nossos destinos em nossas próprias comunidades por nós mesmos, controlando totalmente todas as instituições que existirem em nossas comunidades.

2 – NÓS QUEREMOS PLENO EMPREGO PARA NOSSO POVO. Nós acreditamos que o governo federal é responsável obrigado a dar a toda pessoa emprego ou uma renda garantida. Nós acreditamos que se os empresários americanos não nos darão pleno emprego, então a tecnologia e os meios de produção deveriam ser tomados do empresários e colocados na comunidade para que as pessoas da comunidade possam organizar e empregar todos do seu povo e dar um alto padrão de vida.

3 – NÓS QUEREMOS UM FIM AO ROUBO PELOS CAPITALISTAS SOBRE NOSSAS COMUNIDADES NEGRAS E OPRIMIDAS. Nós acreditamos que esse governo racista tem nos roubado e agora nós estamos exigindo a dívida atrasada de quarenta acres e duas mulas. Quarenta acres e duas mulas foram prometidos 100 anos atrás como restituição pelo trabalho escravo e assassinato em massa do povo nero. Nós aceitaremos o pagamento em moeda, a qual nós distribuiremos para nossas muitas comunidades. O americano racista tem participado na matança de nossas cinquenta milhões de pessoas negras. Portanto, nós sentimos que essa é uma exigência bastante modesta de nossa parte.

4 – NÓS QUEREMOS MORADIA DECENTE, APTA A ABRIGAR SERES HUMANOS. Nós acreditamos que se o senhorio não der moradia decente para nossas comunidades negras e oprimidas, então a moradia e a terra deveria ser feita em cooperativas, então o povo de nossas comunidades, com auxílio governamental, pode construir e fazer moradia decente para nosso povo.

5 – NÓS QUEREMOS EDUCAÇÃO DECENTE PARA NOSSO POVO QUE EXPONHA A VERDADEIRA NATUREZA DESSA SOCIEDADE AMERICANA DECADENTE. NÓS QUEREMOS EDUCAÇÃO QUE NOS ENSINE NOSSA VERDADEIRA HISTÓRIA E NOSSO PAPEL NA SOCIEDADE ATUAL. Nós acreditamos em um sistema educacional que dará ao povo o conhecimento sobre si. Se você não tem conhecimento de você mesmo e de sua posição na sociedade e no mundo, então você terá pouquíssimas chances de saber qualquer outra coisa.

6 – NÓS QUEREMOS TRATAMENTO DE SAÚDE TOTALMENTE GRATUITO PARA TODO O POVO NEGRO E OPRIMIDO. Nós acreditamos que o governo deve prover para o povo, gratuitamente, equipamentos de saúde que não tratarão apenas nossas doenças, a maioria delas vieram à tona como um resultado de nossa opressão, mas que também desenvolverão programas de medicina preventiva para garantir nossa sobrevivência futura. Nós acreditamos que a educação de saúde de massas e programas de pesquisa devem ser desenvolvidos para dar ao povo negro e oprimido acesso a informações avançadas de ciência e medicina, para que possamos nos fornecer atendimento médico e tratamento apropriados.

7 – NÓS QUEREMOS UM FIM IMEDIATO À BRUTALIDADE POLICIAL E O ASSASSINATO DO POVO NEGRO, OUTRAS PESSOAS DE COR, TODOS OS POVOS OPRIMIDOS DENTRO DOS ESTADOS UNIDOS. Nós acreditamos que o governo fascista e racista dos Estado Unidos usa suas agências de força doméstica para levar a frente seu programa de opressão contra o povo negro, outras pessoas de cor e pessoas pobres dentro do Estados Unidos. Nós acreditamos ser de nosso direito, portanto, defender a nós mesmos contra tais forças armadas e que todo o povo negro e oprimido deveria se armar para autodefesa de nossas casas e comunidades contra essas forças policiais fascistas.

8 – NÓS QUEREMOS UM FIM IMEDIATO A TODAS AS GUERRAS DE AGRESSÃO. Nós acreditamos que os vários conflitos que existem pelo mundo resultam diretamente do desejo agressivo do círculo dirigente dos Estados Unidos e de seu governo para forçar sua dominação sobre os povos oprimidos do mundo. Nós acreditamos que se o governo dos EUA ou seus lacaios não cessarem essas guerras de agressão, é direito das pessoas se defenderem por qualquer meo necessário contra esses agressores.

9 – NÓS QUEREMOS LIBERDADE PARA TODO O POVO NEGRO E OPRIMIDO QUE SEGUE APRISIONANDO EM PRISÕES E CADEIAS FEDERAIS, ESTADUAIS, DO CONDADO, MUNICIPAIS OU MILITARES. NÓS QUEREMOS TRIBUNAIS COM JÚRI DE PARES PARA TODAS AS PESSOAS PROCESSADAS PELOS CHAMADOS CRIMES SOB AS LEIS DESSE PAÍS. Nós acreditamos que os muitos negros e povos oprimidos pobres que seguem presos nas prisões e cadeias dos EUA não receberam um julgamento justo e imparcial sob um sistema judicial racista e fascista e deveriam ser libertados de seu encarceramento. Nós acreditamos na eliminação definitiva de todas as instituições penais desumanas e miseráveis, porque as massas de homens e mulhres aprisionados dentro dos EUA ou pelo exército dos EUA são vítimas das condições opressoras, as quais são a real causa de seu aprisionamento. Nós acreditamos que quando pessoas são trazidas a julgamento elas devem ter a garantia pelos Estados Unidos de júri de seus pares, advogados de sua escolha e liberdade de encarceramento enquanto estiverem em julgamento.

10 – NÓS QUEREMOS TERRA, PÃO, MORADIA, EDUCAÇÃO, VESTUÁRIO, JUSTIÇA, PAZ E CONTROLE COMUNITÁRIO E POPULAR DA TECNOLOGIA MODERNA. Quando, no curso dos eventos humanos, torna-se necessário a um povo dissolver os vínculos políticos que os conectaram com outro, e assumir, entre os poderes da terra, o posto separado e igual para o qual as leis da natureza e o Deus da natureza os intitulou, um respeito descente às opiniões da humanidade requer que eles devam declarar as causas que os impelem à separação.









  • Não há comentários para este artigo