Segunda 29 de Abril de 2024

Movimento Operário

Declaração de Luiz Renato Martins (depto. artes plásticas, eca-usp)

Organizemo-nos para deter essa ofensiva!

20 Dec 2007   |   comentários

A união política do movimento estudantil e de funcionários da USP, com o apoio de uma pequena, mas decidida fração de professores, possibilitou a inédita ocupação do prédio central da Reitoria da USP por 50 dias entre maio e junho deste ano. Maior do que o feito simbólico, porém, foi o fato do movimento ter conferido à luta em favor da democratização do ensino público, objetivos concretos e uma nova escala política, ressaltando o papel estratégico da convergência política entre trabalhadores e estudantes, entre o trabalho e a formação.

Os governos estadual e federal, a grande mídia e os setores da universidade e da pesquisa, associados aos interesses dos grandes capitais, acusaram o golpe e tiveram de recuar em alguns dos seus desígnios privatizantes.

Desde então, porém a situação mudou e a direita, sentindo o perigo, se rearticulou rapidamente. Nos episódios recentes de Araraquara (UNESP), Campinas (UNICAMP), Santo André (FSA), São Francisco (USP) e PUC-SP, assim como no tratamento de choque dado pelo governo federal aos controladores de vóo, pelo governo de São Paulo aos metroviários e nas invasões de favelas pela polícia carioca, fica evidente a retomada de uma ofensiva repressiva, protagonizada pelo consórcio PT-PSDB-PMDB-DEMOS sob a regência da voz do capital que controla a grande mídia.

Na USP esse processo vem multiplicando as formas de ameaça contra os membros identificados do movimento, alvejando por ora alguns funcionários e estudantes, mas estendendo as garras e visando à sua possível criminalização a fim de intimidar a todos que desejam uma universidade democrática, gratuita, transparente, universalizada e independente dos interesses privados.

Organizemo-nos para deter essa ofensiva! Preparemo-nos para conquistar como aliados os jovens estudantes que entrarão na USP neste verão, explicando para eles os nossos objetivos e difundindo as lutas de 2007!

Artigos relacionados: Movimento Operário , Juventude









  • Não há comentários para este artigo