Segunda 29 de Abril de 2024

Movimento Operário

Moções de solidariedade

20 Dec 2007   |   comentários

Em defesa dos estudantes, funcionários e professores da USP-SP

Nós, que assinamos este abaixo assinado, nos solidarizamos com os estudantes, professores e funcionários que estiveram envolvidos na greve e na ocupação da Reitoria da USP. Agora a Reitoria quer abrir uma série de processos e de medidas repressivas contra estudantes, trabalhadores e professores pelo simples ato de manifestação política. Achamos que os estudantes que estão sendo ameaçados de punições assim como os trabalhadores que já sofrem medidas repressivas devem ser defendidos e ter garantido sua liberdade de expressão e de manifestação política, como foi a greve e a ocupação da Reitoria da USP. Desta forma exigimos a paralisação imediata de todas as medidas repressivas que envolvem estudantes, professores e funcionários devido à greve e à ocupação da Reitoria.

Em defesa dos estudantes da PUC-SP

Após ter convocado a tropa de choque na PUC-SP, rompendo com uma das tradições mais progressivas da história desta universidade que era a negação da entrada da polícia no campus, e prestando uma triste homenagem à invasão comandada por Erasmo Dias durante a ditadura militar, a reitoria agora está sindicando seis estudantes. Além disso, abriu um processo na justiça comum contra outros três.

Nós, que firmamos esta moção nos solidarizamos com os estudantes que estão sendo alvo de tais processos e medidas repressivas pelo simples ato de manifestação política ocorrido por ocasião da mobilização estudantil que culminou na ocupação de reitoria.

Achamos que os estudantes que estão sendo ameaçados de punições devem ser defendidos e ter garantida sua liberdade de expressão e de manifestação política. Desta forma exigimos a paralisação imediata de todas as medidas repressivas.

Essas moções já receberam a adesão de importantes personalidades, como Paulo Eduardo Arantes (FFLCH-USP), Otilia B. F. Arantes (FFLCH-USP), Maria Orlanda Pinassi, professora de sociologia (Unesp-Araraquara), Emir Sader, Heloísa Fernandes, socióloga, professora aposentada (FFLCH-USP) e professora colaboradora da Escola Nacional Florestan Fernandes (do MST), Paula Regina Pereira Marcelino, socióloga, entre outras.

ASSINE e DIVULGUE

Artigos relacionados: Movimento Operário , Juventude









  • Não há comentários para este artigo