Quinta 2 de Maio de 2024

Juventude

CHAMADO A TODA JUVENTUDE DO ABC

Grande inauguração da Casa Socialista do ABC

14 Sep 2009   |   comentários

Grande inauguração da Casa Socialista do ABC

No último sábado, 12/09/2009, foi inaugurada a Casa Socialista de Cultura e Política do ABC. A inauguração contou com a presença de Brandão, trabalhador demitido da USP e diretor do Sintusp e de António Rago Filho, professor da Fundação Santo André e da PUC-SP.

Rago iniciou sua intervenção se dizendo muito orgulhoso de participar da inauguração de uma Casa Socialista como essa, que se propõe a ser um pólo de organização da juventude do ABC e de discussão do marxismo. Fez uma apresentação falando sobre a ditadura na Nicarágua e do sofrimento imposto ao povo em qualquer ditadura militar, ligando a necessidade de lutar contra o golpe em Honduras. Colocou que o povo hondurenho não deve ter nenhuma ilusão em Zelaya e que a saída para o golpe é a luta independente dos trabalhadores daquele país.

Brandão fez uma intervenção centrada no avanço da crise capitalista, mostrando que ao contrário do que dizem os especialistas burgueses, a crise apenas começou e que ainda veremos muito fortemente suas conseqüências. A partir disso, mostrou que a crise da USP está inserida no marco de uma crise mundial, onde a saída dos capitalistas será atacar os trabalhadores organizados e que o próprio golpe em Honduras é a expressão de como a burguesia joga nas costas dos trabalhadores e do povo o peso das crises do capitalismo.

A mesa também foi composta por Jenifer, estudante da Fundação Santo André e militante do grupo de mulheres Pão & Rosas, que apresentou a Casa Socialista como um espaço que deve ser ocupado pelas mulheres trabalhadoras e a juventude que deve lutar contra todo o machismo e opressão impostos por nossa sociedade.

A inauguração contou com a presença de dezenas de estudantes da Fundação Santo André e trabalhadores da região do ABC. A conclusão das apresentações foi que devemos lutar por nosso futuro e que essa luta só poderá ser travada se lutarmos contra todos aqueles que nos oprimem e que descarregam a crise nas costas da juventude e da classe trabalhadora. Nos preparamos para um momento de profundas mudanças na sociedade, a Casa Socialista do ABC deve ser um forte pólo que contribua na reorganização do movimento operário e da juventude rebelde que tem seus espaços de discussão e confraternização retirados de suas mãos. Deve ser um espaço da juventude pobre que encontra muitas dificuldades para se organizar, já que sofre com ataques da polícia, com a falta de emprego e com a carestia de vida.

Na inauguração tivemos uma importante exposição de obras da Escola Livre de Artes e Ciências Humanas da Fundação Santo André, além de exposições de fotos do golpe em Honduras e de Zanon, fábrica Argentina há 9 anos sob controle operário, expropriada recentemente. Depois do debate, tivemos uma grande festa que contou com a discotecagem da DJ Soraia, que serviu para selar esse dia importante de discussões.

Convidamos toda a juventude do ABC, os trabalhadores e estudantes a conhecer e construir esse espaço combativo, que demonstra um pequeno passo na reorganização das fileiras de todos os que querem lutar contra as mazelas do capitalismo.

Casa Socialista do ABC

Av. Príncipe de Gales, 527 ’ Santo André

Artigos relacionados: Juventude , Partido , ABC Paulista









  • Não há comentários para este artigo